MST - Movimento dos sem terra

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Nazrudin
Forista
Forista
Mensagens: 7313
Registrado em: 22 Mai 2005, 19:50
---
Quantidade de TD's: 441
Ver TD's

#451 Mensagem por Nazrudin » 19 Out 2009, 08:56

Excelente colocações Leteseu, acho que vc. deveria sim, discutir mais suas ideias aqui. Tambem tenho informações de que a Cutrale ocupa aquela área legalmente, lembrando que o instituto da Posse (não sei se é o caso) também é protegido por lei, inclusive com a Ação da a Manutenção e da Reintegração de Posse.

Não tenho nenhuma ideologia transformadora no que diz respeito a mudanças politicas radicais aqui no Brasil. De tanto querer reinventar a roda criou-se um quadrado. Quero sim o aprimoramento institucional. Temos que vencer educação, saúde e segurança. Nada de empresas públicas, Estado se metendo na economia senão para regulamentar e garantir oportunidades mais ou menos iguais para todos. A violencia com discurso politico nos remete realmente a lembranças de fascismo e outras ainda piores. Essas revoluções moleculares é um caminho interessante nesse mundo de informação globalizado. Atitudes, comportamentos, situações podem ser combinadas, em que um gesto positivo pode fazer muita diferença inclusive no sentido de alterar o desejo. Fomentar atitudes pro-ativas que nao sejam destrutivas. Lembrando que violencia gera violencia, uma espiral dificil de conter. Ate aquele que age em legitima defesa (e deve faze-lo) deve contar com o Estado de Direito para que não se encaminhe para uma vendeta.

E voltando ao MST, infelizmente esta perdendo o rumo da historia, acredito que a propriedade agricula industrial e de alta tecnologia é um caminho inevitavel.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#452 Mensagem por kank » 19 Out 2009, 10:45

tricampeão
Com relação ao uso das terras improdutivas/abandonadas da União para assentamentos, é exatamente isso que o MST está defendendo no caso em discussão. O problema, não sei se você se lembra, é que a Cutrale invadiu essas terras, recusa-se a sair, devastou a mata nativa e tentou jogar a opinião pública contra o MST, utilizando-se dos serviços dos meios de comunicação avassalados.

vc é um cara inteligente e de bons argumentos mas aqui eu não entendi
vc fala que esta sendo defendido o uso de terras abandonadas e não usadas porem a cutrale estava usando esta terra o que eu sugeri é que se o objetivo deles é terra o pq não invadir aonde esta abandonado não vai gerar escanda-lo e eles poderam ficar muito tempo sem que ninguem perceba assim como a cutrale fez.
mas não eles querem um lugar que ja tem trator aonde eles vão roubar o fertilizante, aonde vai ter ********* na globo pois isto gera mais visão ao movimento e com isso mais poder pra seus lideres

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#453 Mensagem por Roy Kalifa » 19 Out 2009, 11:14

Tricampeão escreveu: A lei reconhece o direito de se usar a violência em várias situações, não existindo um limite absoluto; este depende das circunstâncias. Se alguém me ameaça numa discussão em um bar, por exemplo, posso me defender, mas caberá à autoridade judiciária determinar se eu me excedi ou não no uso da força. Dependendo da ameaça a que eu estava sujeito, posso até matar e alegar legítima defesa.

Pela mesma ótica, podemos então entender quando os fazendeiros reagem a tiros (também uma forma de violencia) quando tem suas propriedades invadidas.
Acho que neste caso não deve haver "choradeira" do MST, pois o direito ao uso da violencia é para qualquer cidadão que sinta-se ameaçado. Certo ?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#454 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:08

Roman Barak escreveu:
Roy Kalifa escreveu:Vocês que não vivem na insegurança do Rio de Janeiro talvez não entendam quando falamos do periodo da Ditadura com saudosismo, quanto a questão da violencia. Naquela epoca neguinho temia a mão pesada do governo. Hoje mata-se a vontade, cumpre-se 5 anos (1/6) da pena maxima de 30 anos e volta para as ruas para cometer mais crimes.
Roy Kalifa escreveu:Qual o regime que se quer destruir agora ? O regime democratico ?
Vocês querem voltar para as trevas novamente ?

Definitivamente, você é a incoerência em pessoa. Primeiro, elogia o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985, mais longo do que a "ditadura" de Leonid Brezhnev na URSS), como se naquele tempo vivíamos com tranquilidade e segurança... de acordo com o seu destorcido conceito de "segurança". Em seguida, vem falar com temor em "voltar para as trevas". Por isso não se entende patavina do que você fala, um post contradiz o outro.
É isso aí Barak, o kalifa está sendo totalmente incoerente. Poxa, o que mais falta, alguém que critica a ditadura brasileira e chilena mas defende a ditadura cubana e coloca aspas na ditadura soviética? Realmente, coisa de quem é incoerente. Ops, desculpaí, foi mal.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#455 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:29

Rá, só agora estão vendo isso? Que pena que eu não tinha uma camera filmadora para mostrar a destruição que o MST fez em propriedades pequenas (entre 80 e 160 hectares) quando passaram por perto de onde a minha familia produzia. Roubaram e destruiram a torto e direito, só lamento que não tenham filmado na época.
Tricampeão escreveu:Quem espera, nunca alcança
Quem trabalha alcança. Pode levar mais de uma geração, como aconteceu na minha familia, mas quem trabalha duro e se esforça para se aprimorar consegue. Claro que basta falar em trabalho e a pele da esquerda já começa apipocar de alergia, mas quem trabalha alcança, é uma verdade que tem que ser dita. Já quem rouba e destrói, esses nunca alcançam nada. Eu trabalho desde os 13 anos, antes da constituição de 1988 que proibiu o tal trabalho infantil (não faz mal para uma criança trabalhar, o que faz mal é abusarem dela no trabalho). E trabalhando desde os 13 anos só consegui ter casa própria aos 32 (e ainda estou pagando, quase quase no fim.). Nunca me passou pela cabeça que a solução fosse invadir e roubar de outros ao invés de trabalhar duro. Deve ser questão de criação.
Tricampeão escreveu:é preciso derrotar o grande inimigo da humanidade que é o agronegócio.
Trica, se não fosse o agronegócio e a produção em larga escala, centenas e centenas de milhões teriam morrido de fome. O agronegócio em larga escala e a globalizacão são as melhores coisas que já aconteceram no mundo. Fic ar no campo plantando é um porre, especialmente em grande escala. Se achas que produção agrícola em baixa escala é legal, tenta um pouco pra ver como é.

Tricampeão escreveu:Quando se fala de esquerda, normalmente se pensa nos políticos profissionais dos partidos (que se dizem) de esquerda. Esses aí realmente se enquadram na sua descrição. Geralmente, são pessoas que sempre tiveram preguiça de estudar
Peraí, "político profissional que não gosta de estudar"? Estás falando do Lula né?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#456 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:31

Tricampeão escreveu:Dessas instituições, algumas certamente já passaram da hora de ser destruídas, outras ainda aguentam uma meia-sola, outras ainda podem ser consideradas adequadas aos nossos problemas atuais.
E quem decide quais instituições devem ser destruídas? Não seria o caso de isso ser decidido pela maioria (como em uma democracia) e não por um bando qualquer de arruaceiros que acha que sabe o que é melhor para os outros?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#457 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:32

Tricampeão escreveu:A União não devia ser o maior proprietário de terras do Brasil. Devia ser o único. A terra nunca deveria ser vendida para proprietários particulares, e sim cedida para exploração comercial, quando e onde fosse do interesse do país.
Que tal começarmos pela tua casa? Ela não é mais tua, é do governo que pode te tirar de lá a hora que quiser. Que tal???
Tricampeão escreveu:Com relação ao uso das terras improdutivas/abandonadas da União para assentamentos, é exatamente isso que o MST está defendendo no caso em discussão. O problema, não sei se você se lembra, é que a Cutrale invadiu essas terras, recusa-se a sair, devastou a mata nativa e tentou jogar a opinião pública contra o MST, utilizando-se dos serviços dos meios de comunicação avassalados.
Não chegou nem perto de responder a pergunta do kank...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

Re: MST

#458 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:36

florestal escreveu:Sarney defende MST
Bah, agora sim tenho certeza que o MST não vale nada. Quem anda com o Sarney é o Lula.
florestal escreveu:O gesto do MST não leva a nada, é a destruição pura e simples de bens pertencentes a empresa do capital produtivo, deve ser condenado pois prejudica o país e nada acrescenta na luta dos excluídos pela transformação da sociedade.

Estamos diante da falsa esquerda, que não sabe como fazer um movimento que produza transformações sociais e que é base eleitoral do atual governo, que significa a simbiose da velha oligarquia com o populismo de esquerda.

O MST representa o que de mais atrasado existe no pensamento político, é a aliança entre o fundamentalismo religioso cristão criado pela Teologia da Libertação e os grupos trotskistas visionários, que possuem uma visão idílica do socialismo. Esses grupos atentam contra os símbolos da modernidade, sua visão de acabar com a miséria é a de transformar todos em miseráveis.

Como carecem de uma teoria política que norteie seu movimento, são grandes as probabilidades de passarem a se apropriar e desviar dinheiro público. Nesse sentido, a CPI do MST que o Congresso pretende instalar é importantíssima, no sentido de estancar a sangria de recursos públicos que provavelmente estão sendo desviados.
Poxa, fazia tempo que eu não dizia isso, mas esse post do florestal foi perfeito.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#459 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:43

Chinelo Havaiana escreveu:
Digo e afirmo, aqui poucos passam fome de verdade.

Aqui onde? Nosso País? Topa um andada pelo Vale Jequitinhonha?
É um Brasil com vários Brasis!
Ele não disse que ninguém morre de fome, ele disse que poucos passam fome de verdade, o que é uma grande verdade. Isso obviamente não quer dizer que não devemos nos importar com isso nem que devemos deixar de ajudar essas pessoas, mas tratar a fome como se fosse o problema numero 1 do Brasil é um erro, porque não é nosso principal problema.
Chinelo Havaiana escreveu:A existência de Senhores como Eike Batista é que gera essa colossal desigualdade social. Ele tem o patrimônio de 20 bilhões e o Raimundinho do Papelão (andarilho da região da Zona de BH) não tem nem dentes. Não venha com o papo de que o Eike trabalhou e mereceu e o Raimundinho é vagabundo.
Então, por favor me explique uma coisa: Imagine que no dia em que o Eike foi concebido, o pai dele resolveu comer o cu da mulher dele ao invés da xota. Dessa forma, Eike nunca nasceu. De que forma isso melhoraria a situação do Raimundinho? Por favor seja detalhado.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#460 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:48

Chinelo Havaiana escreveu:a famíla Lula da Silva (OI/Brasil Telecon)
Obrigado por reconhecer a gigantesca corrupção que o Lula está patrocinando na própria casa ena própria família. Tem gente tão fanática pelo PT que não enxerga isso.
Chinelo Havaiana escreveu:Volto a dizer: Falar em democracia, igualdade e justiça social sem falar em superar o capitalismo como modo de produção histórico não passa de fraseologia ôca
Sabe qual é o problema? É que nunca foi implementado o VERDADEIRO capitalismo em nenhum país. No verdadeiro capitalismo, todo mundo é rico, ninguém se explora, nenhuma buceta cheira mal e todas as crianças têm um pônei. Isso mesmo, um pônei, vejam que maravilha.

PN - Não entende de fraseologia ôca mas entende de falácia, especialmente a do escocês verdadeiro.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#461 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:51

Tricampeão escreveu:É fácil respondê-la num plano bastante geral: é legítimo usar da violência estritamente necessária, e não além disso
E quem define quanto de violência é necessária? Imagino que algum comitê de revolução ou um analfabeto com uma foice na mão.
Tricampeão escreveu:O caso Cutrale é mais fácil; estando os laranjais da Cutrale em situação irregular, e não existindo na lei nenhuma proteção à propriedade ilegal, sua destruição pelo MST não levanta nenhum problema legal ou moral.
Nenhum problema? mesmo se a terra estiver ilegalmente na mão da Cutrale (o que há imensas dúvidas no mínimo) ainda assim teríamos o problema das milhares e milhares de pessosa absoljutamente honestas que obtem seu pão treabalhando honestamente para a Cutrale, que é uma empresa uqe produz e exposta, gerando empregos e riqueza. Estamos perdendo imposto, perdendo divisas para o país, perdendo o sustento de várias famílias honestas e vens me dizer que não há nenhum problema na ação do MST? É dose...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#462 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:53

Tricampeão escreveu:
Carnage escreveu:Putz... Utilizar argumentos do Caiado é 1 milhão de vezes pior do que eu trazer aqui os textos dos "blogueiros vendidos". É de doer...
Eu também não gosto do Caiado, mas vocé mesmo diz que se o cara fala a verdade, não importa se é vendido. Nesse caso, já que o Caiado falou a verdade, não podes reclamar não é mesmo? Ou só pode postar os vendidos que concordam contigo?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4809
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#463 Mensagem por Peter_North » 19 Out 2009, 17:55

leteseu escreveu:Argumentas que a tal Cutrale estaria ilegamente desenvolvendo sua atividade econômica naquela área. Até onde eu li, e posso estar errado, a referida empresa discute judicialmente a posse (ou propriedade) da terra e a ocupa mediante decisão judicial liminar, que aguarda trânsito em jugado do mérito. Se isso for de fato verdade não me parece que a tal Cutrale exploraria de forma ilegal a terra.

Além disso, considerando que a tal Cutrale eventualmente seja praticante de uma ilegalidade quem autorizaria terceiros, neste caso o MST, à fazer justiça no lugar do Estado? Parece-me temeroso imaginar que esta conduta possa se aproximar muito das milícias fascistas.

O mundo é violento, as condutas são fascistas e qualquer força é totalitária por definição. Nada podemos fazer quanto à isso. Porém, em minha opinião, penso que são as micropolíticas que promovem mudanças efetivas. No melhor estilo de Deleuze e Guatarri, que viveram o turbilhão de 68, aposto nas revoluções moleculare muito mais do que nas ditas sociais. Parece-me mais salutar promover pequenas e intensas alterações no desejo do que sair destruindo casas. São as casas do desejo de cada um que precisam de sabotagem. Desejo aí se aproxima muito do que tu chamas de opinião pública, eu creio.

O que me causa espanto é esta lógica dualista do MST que inspirada num maniqueísmo ultrapassado coloca os operários da terra no lado dos mocinhos e os donos de terra no lado dos bandidos. Sou um total ignorante nos aspectos que envolvem a dita reforma agrária mas algo no meu íntimo diz que é tão imoral destruir lares quando explorar ilegalmente a terra.
Viram? É por isso que o chefe é o chefe. Sabe das coisas. Eu também sou muito mais das "revoluções moleculares" e ainda aprendi uma palavra nova.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chinelo Havaiana
Forista
Forista
Mensagens: 1220
Registrado em: 09 Abr 2008, 10:20
---
Quantidade de TD's: 178
Ver TD's

#464 Mensagem por Chinelo Havaiana » 19 Out 2009, 18:27

Ele não disse que ninguém morre de fome, ele disse que poucos passam fome de verdade, o que é uma grande verdade. Isso obviamente não quer dizer que não devemos nos importar com isso nem que devemos deixar de ajudar essas pessoas, mas tratar a fome como se fosse o problema numero 1 do Brasil é um erro, porque não é nosso principal problema.
Sim. A fome não é o problema número 1 do Brasil. Mas é uma consequência do problema número 1: Concentração de riqueza, rendas e terras.
Então, por favor me explique uma coisa: Imagine que no dia em que o Eike foi concebido, o pai dele resolveu comer o cu da mulher dele ao invés da xota. Dessa forma, Eike nunca nasceu. De que forma isso melhoraria a situação do Raimundinho? Por favor seja detalhado.
A situação do Raimundinho vir a melhorar independe do Eike ter nascido ou não. São fortunas, grande concentração de riqueza, como a da Família do Eike que geram a brutal desigualdade social existente no país.

A vida dos filhos do Eike sempre será farta e boa. Mesmo que eles venham a gastar grandes cifras como por exemplo em Putaria. Não precisam ou precisarão trabalhar para gozar dos caprichos da vida milionária.

A vida dos filhos do Raimundinho é uma luta. Precisam trabalhar catanto lixo com o pai desde cedo, para isso não frequentam a escola e quando frequentam é essa escola que conhecemos (a pública).

Fazer o que né? Obra do destino? Castigo Divino? A dura e pura realidade social?

Felizmente, o ser humano, através da ciência e da comprovação prática, descobriu que é possível viver em uma sociedade sem exploração e opressão, livre da mais-valia, da acumulação privada, eliminando qualquer tipo de desigualdade econômica entre os seres humanos.

E isso, querendo ou não, é o motor da História!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chinelo Havaiana
Forista
Forista
Mensagens: 1220
Registrado em: 09 Abr 2008, 10:20
---
Quantidade de TD's: 178
Ver TD's

#465 Mensagem por Chinelo Havaiana » 19 Out 2009, 18:47

Peter_North escreveu: Sabe qual é o problema? É que nunca foi implementado o VERDADEIRO capitalismo em nenhum país. No verdadeiro capitalismo, todo mundo é rico, ninguém se explora, nenhuma buceta cheira mal e todas as crianças têm um pônei. Isso mesmo, um pônei, vejam que maravilha.

O verdadeiro "capitalismo" que aprendi a conceber é que "alguns são ricos" e a grande maioria vende a sua força de trabalho em troca de um salário. Portanto, nunca serão tão ricos ou iguais a aqueles que lhe pagam.

E, não se esqueça, que esse sistema passou e passa por uma séria crise, a maior dos últimos 80 anos. E precisa dizer nas costas de quem os donos de meio de produção jogaram a conta dessa crise?

Nobre amigo, com todo o respeito, mas HUMANIZAR o Capitalismo? Torná-lo ético?
Cômico se não fosse trágico! Prefiro parar por aqui, pois essa discussão cai sobre a memória de Bilhões de seres humanos vitimados pela ganância do capital, inclusive esse mesmo capital provocador de duas grandes guerras mundiais.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”