A questão é "OU ISTO OU AQUILO!"
E, no caso, isto é muito melhor do que aquilo!
Link: | |
Esconder link da mensagem |
Caro PauloStory, se for para meter pau no Lula, não importa se foi em 2003 ou 2009. Está valendo.CAROS COLEGAS,
PECO-LHES DESCULPAS, SE POSTEI UM ARTIGO ANTIGO, MAS AO RECEBE-LO POR E-MAIL, O MESMO ME PARECEU ABSURDAMENTE ATUAL!
salsicha escreveu:No entanto, como já até concordaram... discutir política, em determinadas condições, é uma grande bobagem!
salsicha escreveu: Mais ainda quando não há ataques pessoais, quando apenas as idéias debatem.
Tiozinho50 escreveu: Caro Chinelo,
Concordo com muito do que vc escreveu, não só aqui mas em outros posts.
No entanto, a realidade está muito distante de nossa comum utopia, irrealizável pelos caminhos da suposta “democracia” tradicional. Me refiro a suposta democracia uma vez apenas o direito a voto, embora já seja um avanço, não assegura o poder ao povo, que desprovido de cultura política e manipulado por uma mídia elitista acaba muitas vezes se traindo nas urnas.
Nesse contesto, não vejo no cenário atual uma opção melhor do que as forças “populistas” a que te referes, creio que o Lula faz o governo possível, limitado por uma carta política que inviabiliza ao chefe do executivo governar sem ter que fazer concessões aos setores mais conservadores que dominam o congresso.
A outra opção seria o retorno das forças políticas que dilapidaram o Brasil em escusas negociatas, privatizando por bananas estatais lucrativas e estratégicas os ao desenvolvimento do país. Gostaria de estar errado, mas no panorama atual só vislumbro duas forças políticas capazes de ascender ao poder: a aliança PSDB-DEMO e PT-PMDB, diante desse quadro temos que tomar partido daquela opção que se não é a ideal, que ao menos seja a menos deletéria.
E meu caro, para mim tal alternativa é cristalina, de um lado a extrema direita com cleptotucanos e demos, de outro uma coalizão de centro esquerda.
Eu fico com a menos distante dos meus ideais, e embora tambem tenha minhas reservas, entendo que criticá-la inadvertidamente acaba por fortalecer as forças que representam o neoliberalismo.
Não sei se vivenciaste o período do regime militar, muita gente boa da esquerda custou a perceber que tinham de unir-se em torno do MDB para derrubar a ditadura, é bom lembrar que não foi pelas armas que ela caiu.
Abraços,
Tiozinho50
Roy Kalifa escreveu:Caro PauloStory, se for para meter pau no Lula, não importa se foi em 2003 ou 2009. Está valendo.CAROS COLEGAS,
PECO-LHES DESCULPAS, SE POSTEI UM ARTIGO ANTIGO, MAS AO RECEBE-LO POR E-MAIL, O MESMO ME PARECEU ABSURDAMENTE ATUAL!
A intenção do juiz foi, portanto, fugir deliberadamente do tema e colocar, como subterfúgio, um outro em nada relacionado a ele em discussão.Nazrudin escreveu:Juiz é bicho engraçado, eles se defendem mais que a turma da maçonaria. Mas isso não torna os argumentos dele inválidos.... Ele não arranhou o tema principal porque o tema dele era mostrar um espelho pro Lula e reafirmar a separação dos poderes.
PAULOSTORY escreveu: EXEMPLIFICANDO (SEM PARTIDARISMO):
-POLITICA SOCIAL DE PESO, SAO AS FATECS, OS CDHUS, OS AMAS...
Deve sim, mas NUNCA, nunca mesmo, deve-se usar o tal controle como forma do executivo ameaçar o judiciário só porque o judiciário está enxergando a óbvia e escancarada roubalheira do governo federal.Tricampeão escreveu:Que é a seguinte: deve-se ou não adotar o controle externo do Judiciário? E como?
Caro Peter, estás fazendo uma enorme confusão, se o Lula de fato quisesse encobrir a suposta roubalheira que mencionas, bastava nomear para o cargo de Procurador Geral da República um engavetador geral como fez o teu saudoso FHC, já que o judiciário não pode tomar a iniciativa do processo, é preciso que o MP denuncie.Peter_North escreveu:Deve sim, mas NUNCA, nunca mesmo, deve-se usar o tal controle como forma do executivo ameaçar o judiciário só porque o judiciário está enxergando a óbvia e escancarada roubalheira do governo federal.Tricampeão escreveu:Que é a seguinte: deve-se ou não adotar o controle externo do Judiciário? E como?
Isso é exatamente o que aconteceu nesse caso. O Lula não falou em controle externo porque ele acha que isso é bom para o país. Falou em "controle" porque o TCU está embargando as roubalheiras dele, e tais embargos vão custar a ele palanques eleitorais.
Ou seja, estamos fudidos, para variar.
Essa não entendi????? O que tem o TCU com o controle externo do judiciário????Peter_North escreveu: Deve sim, mas NUNCA, nunca mesmo, deve-se usar o tal controle como forma do executivo ameaçar o judiciário só porque o judiciário está enxergando a óbvia e escancarada roubalheira do governo federal.
Isso é exatamente o que aconteceu nesse caso. O Lula não falou em controle externo porque ele acha que isso é bom para o país. Falou em "controle" porque o TCU está embargando as roubalheiras dele, e tais embargos vão custar a ele palanques eleitorais.
Ou seja, estamos fudidos, para variar.
Se for possível... prático... viável.... se for na direção da simplificação e da eficiência.... sou favorável.Tricampeão escreveu:A intenção do juiz foi, portanto, fugir deliberadamente do tema e colocar, como subterfúgio, um outro em nada relacionado a ele em discussão.Nazrudin escreveu:Juiz é bicho engraçado, eles se defendem mais que a turma da maçonaria. Mas isso não torna os argumentos dele inválidos.... Ele não arranhou o tema principal porque o tema dele era mostrar um espelho pro Lula e reafirmar a separação dos poderes.
Os argumentos do juiz, portanto, não são inválidos; eles simplesmente inexistem. Podem ser levados em conta em outras discussões, mas não nesta.
Que é a seguinte: deve-se ou não adotar o controle externo do Judiciário? E como?
Com relação à separação dos poderes, eu diria que ela não é sagrada. Diria ainda que ela está obsoleta. Um produto intelectual do século XVIII, ajustado ao estágio em que se encontrava a luta de classes naquela época. É perfeitamente possível um Estado de Direito ser erigido sem o recurso a esse princípio.