Queda do Muro de Berlim foi divisor de águas, diz presidente italiano
Agência ANSA
ROMA - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, comentou que a queda do Muro de Berlim, que completa 20 anos hoje, foi um "divisor de águas na história europeia e mundial do século XX".
- A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi um divisor de águas na história europeia e mundial do século XX, como já havia sido o dia 9 de maio de 1945 - disse o mandatário, referindo-se a data da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
Durante uma cerimônia no Palácio do Quirinale (sede da presidência italiana), Napolitano ressaltou também que o acontecimento reflete ainda o caminho "para a afirmação dos direitos de liberdade que foram sancionados pelas Cartas Constitucionais aprovadas subitamente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em particular em Roma e em Bonn, países onde foram derrotados o nazismo e o fascismo".
Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, e seu homólogo alemão, Serguei Lavrov, destacaram a união da Europa após a queda do Muro de Berlim.
- Uma
nova ordem mundial, baseada na interdependência e na cooperação para a solução dos problemas comuns, não pode fazer menos que uma 'Grande Europa', do Atlântico a
Vladivostok - disseram os chanceleres, em entrevista ao jornal italiano La Stampa.
- Somente tal Europa, com uma visão global e objetivos compartilhados por todos, pode ser capaz de garantir estabilidade no nosso continente - ratificaram os dois ministros, pontuando que nos últimos 20 anos foi despertada a "consciência de que manter linhas de divisão sobre o continente europeu compromete a segurança de todos".
Segundo Frattini e Lavrov, "muito foi feito para reforçar o caráter estratégico das relações entre Rússia e União Europeia, também sobre o plano institucional. Não foi pouco, mas ainda não é o suficiente".
- A colaboração na esfera política ainda não teve um salto de qualidade, adequado aos novos desafios e ameaças. A nova ordem mundial precisa da casa comum europeia - afirmaram.
O Muro de Berlim, um dos símbolos da Guerra Fria, possuía cerca de 155 quilômetros de extensão e dividia a Alemanha Oriental da Ocidental. Após 28 anos e em meio a inúmeros protestos, o muro foi derrubado em 1989.
10:29 - 09/11/2009
http://jbonline.terra.com.br/pextra/200 ... 121862.asp