TD NEGATIVO
Título no Brasil:
Survival of the Dead
Título Original: Survival of the Dead
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Direção:
George A. Romero
Sinopse: Em uma ilha ao largo da costa da América do Norte, os moradores locais ao mesmo tempo lutam contra uma epidemia de zumbis, enquanto esperam por uma cura para seus parentes contaminados.
[ external image ]
TRAILER:
http://www.youtube.com/watch?v=wd6JhPY1 ... r_embedded
Fiquei esperando o maior tempo pra chegar esse filme, um autêntico ROMERO, mas depois descubro que é uma bomba. Coloco negativo pois estava bastante otimista e ansioso pelo filme maior decepção.
É que nem aquela puta experiente, com milhares de positivos, que vc reencontra e descobre que ela não é mais a mesma. Nem tenho saco de comentar essa bosta, leiam a crítica do pessoal da quarta macabra.
Dessa vez vou ter que burlar a clausula pétrea da Quarta Macabra “ NÂO FALARÁS MAL DE FILME DE ZUMBI” pior ainda vou falar mal de um filme do Romero... o menino Jesus vai chorar por uma semana.
O Filme é uma bomba, muito fora dos padrões que estamos acostumados a ver na franquia dos “of the dead” tá certo Romero sempre coloca uma critica social embutida nos seus filmes e nesse não foi diferente, o seres humanos sempre são a principal ameaça, e não os zumbis. No começo do filme ficamos tentando localizar o filme no tempo, como se toda a franquia fosse uma invasão só, chegamos a conclusão que Survival se passa logo após o Diary e que entre os dois está o Night... deu pra entender ? Não ? então deixa pra lá, essa é uma discussão que só geek leva a frente e que pra grande maioria não faz a menor diferença.
Bom, Survival se passa alguns dias após a invasão zumbi basicamente em uma pequena ilha no estado de Delawere dividia por duas famílias tradicionais, cada uma chefiada por um veio rabugento que brigam por pontos de vista diferentes, um quer pipocar todo e qualquer zumbi da ilha para tornar a ilha habitável, e o outro quer usar os zumbis como mão de obra e tenta fazer com que se alimentem de animais ao invés de humanos talvez esperando uma cura para eles.
Os atores não convencem, o filme é cheio de CGIs mal feitos, várias cenas beirando a comédia, como por exemplo na cena que um sinalizador é jogado no peito de um zumbi e a cabeça dele pega fogo, me fazendo lembrar o “Motoqueiro Fantasma” e o soldadinho herói aproveita pra acender o cigarro na cabeça incandescente do nosso amigo zumbi. Não teve cerco, não teve suspense, não teve clima de tensão. Até a caracterização dos zumbis eu achei ruim.
O filme foi feito “talvez” propositalmente com uma aura de filme dos anos 80, o tipo de dialogo, estilo de filmagem etc... isso não afetou, e pra dizer que o filme não teve nada de bom, gostei de algumas cenas clássicas que estavam presentes, como o banquete zumbi, a idéia de que basta morrer para virar zumbi, não precisa ser mordido.
Enfim, não recomendo... Luis não fique bravo comigo, continuo sendo muito fã do vovô Romero, desde que ele fique em casa enchendo o saco da véia dele e curtindo a aposentadoria na Florida e não se meta a fazer cagadas como Survival.
Quarta Macabra com filme de zumbis é sempre uma alegria! Ainda mais com visita surpresa e ilustre do nosso confrade caiçara Andrézão, que agora parte pros caminhos da fama!!! Brincadeiras a parte, boa sorte procê mano!
Alegria redobrada quando o filme é mais uma pérola do vovozinho George Romero, o pai de todos os zumbis!!! Depois da decepcionante safra de filmes que degustamos ultimamente, “Survival of the Dead” parecia ser a pepita de ouro que incessantente garimpamos na Serra Pelada dos filmes de terror! (Caceta... brega mas bonito isso... rs).
E não é que a tal pepita revelou-se, na verdade, ser apenas mais uma pelotona de pirita, o ouro dos tolos?
Das duas uma. Ou nosso respeitado bom velhinho (que não é o Papai Noel) está meio que se achando acima do bem e do mal, e resolveu introduzir elementos meio controversos na mitologia que ele mesmo criou, ou ele está simplesmente abilolando das idéias.
Na verdade, o que eu achei mais triste no filme, foi uma certa falta de criatividade. Ou excesso dela. Os mais fanáticos pelo gênero certamente vão me apedrejar pela afirmação, mas acho que a pipa do vovô não sobe mais, ou seja, a fonte secou. Gosto das teorias que ele agrega em cada um de seus filme, como os zumbis aprendendo tarefas simples, retonando a fazer coisas que faziam antes de morrer, ou surpreendendo todo mundo andando sob a água. Mas aqui ele viajou no xis-bacon grandão.
Fazendo um resumo bem resumido meeeesmo, “Survival of the Dead” tem como base a divergência de opiniões, algo que é tão inerente aos seres humanos quanto comer carne HUMANA é inerente aos zumbis. Povoando uma ilha estadunidense estão duas famílias e seus agregados. De uma lado a galerinha que quer manter os familiares e miguchos enzumbizados vivos até que uma possível cura seja descoberta (algém aí falou idéia de jerico?). Do outro, a tchurma que acha mais plausível passar fogo nos presuntos reanimados e manter a ilha segura. Daí o patriarca desse último grupo retorna à tal ilha, após ser banido, acompanhado de uma patota formada por uns militares dissidentes (sendo uma sapatona entre eles, aparentemente a única mulher não-zumbi da ilha... me lembrou os Smurfs) e mais um Jack “Libero!” Efron cover, um panaca com cara de mimado que por sinal se mostra quase tão macho quanto a militar sapatão (algém aí falou idéia de jerico de novo?). Adivinhem qual dos 2 clans estavam certos?
Spoilers
E por aí o filme segue, nesse jogo de gato e rato, cada um tentando provar seu ponto. Com direito a filha zumbi, que tem uma Irmã gêmea que aparece do nada e CGIs toscos e desnecessários por todo lado. Pescaria de zumbi? Me diga pra quê!!! E ainda uma tentativa de reviravolta com zumbis comendo animais em vez de seres humanos (idéia de jerico master blaster!). Agora que a dieta dos geladinhos provou ser diversificada, e o vovô provou estar lelé, quem sabe o próximo filme revele a “Waffle House of the Dead” ?
Fim dos Spoilers
Eu sou fan de filmes de zumbi até debaixo d’água. E acabei me divertindo em várias sequências, logicamente quanto tinha algum zumbi na parada. Destaco a cena do banquete, que não tem como dar errado, e as criancas zumbis. Outra coisa que achei interessante foi o imbecil que se infectou, não porque levou uma mordida, mais porque MORDEU o zumbi... olha que boa idéia! Mas na maior parte do filme me deixou com aquele gosto de “não precisava”. As cenas cômicas não me incomodaram nem um pouco, e acho que isso até faz parte do estilo Romeriano. Mas no todo, a única coisa que realmente disperta interesse no filme é o fato de tratar-se de produção do Romero. Pois se fosse qualquer outro Zé-mané, teria olhares ainda mais críticos sobre a obra e fatalmente ela iria direto pra lata de lixo.
Mas como esse “Gepeto Macabro”, em outros tempos, já encheu nossos coracõezinhos peludos de alegria, damos um descontão pelo conjunto da obra.
Recomendo que assistam e tirem suas conclusões, pois filmes de zumbi do Romero são como pregas, não recomendo perder!
Mas eu não gostei.