MST - Movimento dos sem terra

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#601 Mensagem por Carnage » 20 Jul 2010, 21:59

http://www.mst.org.br/CPMI-conclui-que- ... -ocupacoes
CPMI conclui que não foi desviado recurso público para ocupações de terra

Letra Viva MST


Depois de oito meses de boicote à CPMI contra a Reforma Agrária, os parlamentares dos setores conservadores liderados por Kátia Abreu (DEM-TO) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS) declararam ser necessária a continuidade das investigações das entidades sociais que atuam em assentamentos.

Nesse período, as entidades da Reforma Agrária e os ministérios do governo federal participaram de audiências públicas na comissão, prestaram todos os esclarecimentos e demonstraram a importância dos convênios para a execução de políticas públicas no meio rural.

Mesmo sem participar da maioria das sessões, os ruralistas insistem que a comissão está prorrogada por mais seis meses. Kátia Abreu, por exemplo, não participou de nenhuma sessão, embora tenha sido a maior defensora da sua instalação.

O relatório final do deputado Jilmar Tatto (PT-SP) aponta a improcedência das denúncias contra o MST e as entidades de apoio à Reforma Agrária. Enquanto a comissão funcionava plenamente, com dezenas de audiências, os ruralistas estavam ausentes. Dinheiro público foi gasto em uma CPMI criada como dispositivo de criminalização dos movimentos sociais e contra avanços na Reforma Agrária.

Para forçar a sobrevida dessa CPMI, os representantes do latifúndio apelaram e criaram um imbróglio jurídico, depois de levantarem assinaturas para prorrogação. Em comissões parlamentares mistas de inquérito, onde participam deputados e senadores, as decisões devem ser tomadas em sessões do Congresso Nacional. Como não conseguiram, Kátia Abreu e Onyx Lorenzoni lançaram mão de uma manobra não prevista no regimento e argumentam que basta o Senado fazer a leitura do requerimento.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questiona o método usado para prorrogar a comissão e recorreu à Comissão Constituição e Justiça do Senado. Depois, o deputado José Genoíno (PT/SP) fez o mesmo questionamento na Câmara, que resolveu encaminhar a decisão para o presidente do Congresso.

De dezembro a julho, foram feitos todos os esclarecimentos ao Congresso Nacional em relação às denúncias, com base em jornais e revistas contra a Reforma Agrária. Nesse período, as entidades sociais provaram que os objetos dos convênios foram cumpridos, o trabalho realizado melhora a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e não houve desvio de recursos públicos, de acordo com o relatório final da CPMI (clique aqui e leia o relatório final).

De acordo com o plano de trabalho, assegurado pelo regimento do Congresso Nacional, a CPMI acaba em 17 de julho. O relatório final foi apresentado, mas não foi votado porque os ruralistas impediram. Se eles conseguirem atropelar o regimento do Congresso Nacional, senadores e deputados serão coniventes com a criação de um fato político, que será utilizado pelos setores conservadores nas eleições contra a Reforma Agrária e os movimentos sociais.

Por isso, denunciamos a utilização dessa CPMI pelos ruralistas para barrar qualquer avanço da Reforma Agrária, fazer a criminalização dos movimentos sociais, ocupar espaços na mídia e montar um palanque para a campanha eleitoral.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#602 Mensagem por Carnage » 26 Jul 2010, 21:06

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br ... ta-do-dem/
Na terra de Chico Mendes, PT promove senadora ruralista do DEM
Altino Machado às 4:30 pm


A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), principal voz em defesa dos ruralistas no país, foi recepcionada pelo governador Binho Marques (PT), na noite desta segunda-feira (13), em Rio Branco, onde participaram da inauguração da sede da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac). A solenidade foi prestigiada pelo ex-governador Jorge Viana (PT), candidato ao Senado.

Na terra do seringueiro Chico Mendes e da senadora Marina Silva (PV-AC), ambos símbolos internacionais do movimento ambientalista em defesa das florestas da Amazônia, Kátia Abreu foi muito aplaudida por fazendeiros e autoridades petistas ao defender abertamente a derrubada de florestas para a expansão pecuária.

- Não se planta arroz em cima de árvores. Não se cria bois em cima de árvores. Infelizmente ou felizmente, as áreas precisam ser abertas para a produção de alimentos. Quem dera fôssemos capazes de produzir comida sem ter que desmatar uma área, sem ter que arrancar do chão nenhuma espécie de plantinha. Seria um milagre extraordinário. Infelizmente, nós não somos capazes ainda de descobrir uma tecnologia que evite a abertura de áreas.

Durante a solenidade, a senadora assistiu a um vídeo sobre o Acre, produzido pelo pecuarista Assuero Doca Veronez, presidente da Faeac. Não conteve a emoção e foi aplaudida por fazendeiros e antigos companheiros de Marina Silva e Chico Mendes.

- Imaginem o que seria do verde se todo mundo gostasse do amarelo. Eu vejo as imagens da boiada do Acre correndo pelos pastos e eu sinto o meu coração estalar. Eu sinto o peito encher de orgulho e admiração pelo meu país, pelo que nós conseguimos com essa pecuária maravilhosa, construída pelo esforço único e exclusivamente dos pecuaristas do Brasil.

De acordo com Kátia Abreu, Veronez é uma referência extraordinária em meio ambiente, tema que ela considera “importante e doloroso”.

- Pode existir alguém no país que conheça de meio ambiente igual ao Assuero. Nunca ninguém mais do que ele. Há 13 anos este homem luta incansavelmente para ver a legislação ambiental modificada. Quero declarar ao Acre a gratidão de 5 milhões de produtores rurais a um acreano de coração, que é o Assuero Doca Veronez.

A senadora também não poupou elogios ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), considerado por ela como “símbolo” que foi capaz de operar mudanças em benefício dos ruralistas.

- Um símbolo porque ele não é da direita, ele não é conservador, ele não é fazendeiro. Portanto, as pessoas puderam enxergar de alguma forma honestidade, clareza, bom senso e isenção na matéria. Se fosse um de nós, produtores rurais, relatando essa matéria, não teríamos sucesso. Precisávamos de um símbolo da esquerda, não produtor, nacionalista de bom senso e de coragem para alterar o Código Florestal Brasileiro.

A senadora ruralista disse que o Brasil jamais será o mesmo após o relatório Aldo Rebelo.

- Nós conseguimos destruir um mantra altamente negativo para este país. Às ONGs radicais e fundamentalistas, não me envergonho de dizer, elas possuem o meu desprezo total e absoluto. Elas defendem apenas os seus interesses íntimos, mas não têm amor por este país nem compaixão dos mais pobres.

Convite

O governador Binho Marques (PT) convidou Kátia Abreu para permanecer por mais tempo no Acre, no final do ano, antes dele deixar o cargo.

- Até lá, terei todo o prazer de recebê-la no nosso Estado, para mostrar que, além de hospitaleiro, é um Estado que tem muito a ensinar ao Brasil. Falo isso com toda a sinceridade. Não é porque é um político que está falando que essa fala não merece crédito. Embora os nossos políticos estejam bastante desacreditados de modo geral, no Brasil, os políticos do Acre têm se destacado por uma correção na sua atuação - afirmou.

Binho Marques disse que nunca poderia imaginar, quando organizava os “empates” -resistência pacífica dos seringueiros contra a derrubada de florestas, liderada por Chico Mendes-, que um dia estaria no meio de pecuaristas.

- Estou tão à vontade, me sentindo em casa. Talvez a senadora já não compreenda a lógica do Acre, mas o Acre é assim. Nesses anos todos de militância pelo Acre, eu e Assuero tivemos caminhos bem paralelos. Nesse caminho, mudei muito e talvez o Assuero mais ainda.

De acordo com o governador petista, o que mais aprendeu nos últimos anos foi descobrir as semelhanças. Ele assinalou que os pecuaristas têm um papel importante na economia e na sustentação do projeto político no Acre.

- Esse projeto que, de fato, não é de governo, não é de partido, é um projeto da nossa sociedade. Foi construído a muitas mãos, com muito debate, com muita dificuldade, mas não significa que a gente traduziu tudo a um consenso falso.

Binho Marques acrescentou:

- Graças a Deus depusemos as armas há muito tempo. Aqui nós nos desarmamos há muito tempo.

O governador reforçou que se sentia à vontade, acolhido e respeitado na sede da Faeac. Companheiro de Chico Mendes e considerado o melhor amigo da senadora Marina Silva, Marques, em fevereiro, enviou documento à Câmara Federal em que defendia os 80% de reserva florestal em propriedades na Amazônia.

Ele dizia concordar com ajustes e atualização do Código Florestal Brasileiro, desde que os avanços conquistados fossem mantidos. Mudou de opinião diante de Kátia Abreu.

- Custei a entender a posição do deputado Aldo Rebelo, mas hoje eu descobri que o professor Raimundo, um dos primeiros comunistas do Acre, foi fundador da Federação. Os comunistas sempre tiveram uma quedinha pelos ruralistas. O Acre não é complicado, mas é complexo. Eu sinto que tudo isso é só o começo. Sinto que o Assuero vai investir cada vez mais no plantio de florestas e quem sabe eu vou abrir uma fazendinha. Muito agradecido. Aqui está tudo muito lindo e maravilhoso.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#603 Mensagem por Tricampeão » 04 Set 2010, 22:08

O governo de Luis Inácio Lulalá da Silva começa a luta contra o agronegócio:
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... eiros.html
AGU aprova limite de venda de terras do País a estrangeiros
23 de agosto de 2010 • 18h59
O presidente da República, Luiz Inácio Lulalá da Silva, e o advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucenaná Adams, aprovaram nesta segunda-feira um parecer da Consultoria-Geral da União (CGU) que limita a venda de terras brasileiras a estrangeiros ou empresas brasileiras controladas por estrangeiros. O documento, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), levou em consideração alterações no contexto social e econômico no Brasil, assim como aspectos como a valorização das mercadorias agrícolas, a crise mundial de alimentos e o desenvolvimento do biocombustível.
:
:
Em 1994, a pedido do Ministério da Agricultura, a CGU emitiu parecer argumentando que só poderia haver restrições à compra de terras por empresas brasileiras de capital estrangeiro caso esse impedimento estivesse expresso no texto constitucional, o que não ocorria, segundo o entendimento da época, em conformidade com Constituição Federal de 1988. Mais tarde, em 1998, o parecer foi ratificado pela AGU.

Nas duas primeiras manifestações, a AGU sustentou que as restrições impostas aos estrangeiros na aquisição de imóveis rurais no Brasil não era extensível às empresas brasileiras controlas por estrangeiros.
Um começo modesto, mas firme.
Estou otimista em que, nos quatro anos que temos pela frente, será possível derrotar essa hidra.
É interessante notar que a Advocacia Geral da União, no governo FHC, era favorável a entregar o Brasil aos gringos. Essa instituição estava afinada, portanto, com a corrupção que grassava na época.
De lá pra cá, a Constituição não mudou. O que mudou foi a consciência das pessoas de que as concepções econômicas neoliberais equivalem ao suicídio.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Chinelo Havaiana
Forista
Forista
Mensagens: 1220
Registrado em: 09 Abr 2008, 10:20
---
Quantidade de TD's: 178
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#604 Mensagem por Chinelo Havaiana » 05 Set 2010, 11:08

Uai Tri,

E o 1/3 das terras da chamada "Amazônia Legal" entregues na mão de grileiros internacionais em 2009?

Medida está muito bem definida pelo geógrafo Ariovaldo Umbelino, professor da USP, como "Agrobanditismo".

A famigerada MP 458.

Passei um dia desses pela Praça 7 e uma moça berrava no mega fone que o governos demotucanos são privatistas e que existem dois projetos em disputa e coisa e tal...

Uma coisa é certa: o governo FHC foi o mais lesa-pátria, o mais criminoso da história da República.

Mas fiquei com a pulga atrás da orelha:
Um é privatizante, é neoliberal e o outro não!
Fiquei me perguntanto: qual empresa anteriormente estatal foi reestatizada de 2003 pra cá? A Petrobrás é 100% estatal? Foram quantos os leilões de privatização? E a Embraer?

Andei mais um pouco ali na Praça 7 e encontrei de surpresa um petista de carteirinha, daqueles chatos, porém um abnegado reconhecido. Éramos amigos na época de universidade.

Me pediu voto. Até aí tudo bem.

Recordei que em 97 tomamos bastante porrada naquela heróica jornada de luta cotra a Privatização da Vale do Rio Doce. De madrugada, saíamos pra pichar os muros: "VENDER A VALE É VENDER A MÃE".

Ele bateu nos meus ombros e disse que ter privatizado a Vale foi a melhor coisa que acoteceu, os lucros atuais são exorbitantes, o Brasil é reconhecido internacionalmente...

E podem acreditar! No final disse: o capitalismo é bom!

Deu vontade de comer uma puta, mas lembrei que estou apertado de grana.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#605 Mensagem por Tricampeão » 06 Set 2010, 00:45

Chinelim, com a Advocacia Geral da União, que é o órgão responsável por assessorar o executivo com respeito a assuntos legais, dizendo que proibir a entrega do Brasil aos gringos é inconstitucional, como o governo poderia fazer alguma coisa? Agora há margem para providências, por isso assinalei a data histórica como o início da derrota do agronegócio, apenas um início.

A MP 458 sem dúvida pode ser criticada por regularizar a posse de terras griladas. O raciocínio do governo é polêmico: melhor reconhecer o fato consumado e regulamentar do que tentar reverter o roubo. O que me traz à memória o paradigmático caso da Cutrale, já amplamente discutido neste espaço: a empresa, como se sabe, invadiu terras destinadas à Reforma Agrária, plantou laranjas lá e comprou o apoio da mídia, quiçá também de um ou outro magistrado, contando até mesmo com a simpatia de alguns pobres coitados cuja única fonte de informação é o Jornal Comprado Nacional, e com isso vai não só ficando impune mas também continua explorando economicamente as terras roubadas. E isso no supostamente desenvolvido estado de São Paulo. Como então retomar as áreas invadidas na Amazônia, região distante do poder central e onde grassa a pistolagem? Muito policial federal ia morrer nessa história.

O governo do PT não é neoliberal nem estatizante. É verdade que não retomou nenhuma das estatais entregue aos amigos do Roberto Marinho, mas em todo caso estancou a sangria. Reverter as privatizações dentro da legalidade burguesa seria extremamente complicado. Eu conto as perdas como favas contadas, e inclusive merecidas, pois a verdade é que o povão deixou acontecer.

A respeito da Vale, vou deixar pra falar no tópico sobre privatizações.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dr. Jalim Rabei
Forista
Forista
Mensagens: 2213
Registrado em: 06 Out 2005, 16:21
---
Quantidade de TD's: 87
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#606 Mensagem por Dr. Jalim Rabei » 06 Set 2010, 17:01

Fico aqui a me perguntar:

Porque o MST fica tão quietinho em ano de eleição???

Seria em razão do histórico vínculo e apoio mútuo, do PT com o Movimento???

Uma série de invasões e tradicionais atos de vandalismo, não seriam uma boa imagem ao atual governo???

Estranho né????

Querem apostar que no começo do ano que vem, já com a biscate da Dilma no governo, a onda de invasões começa tudo de novo??? E com total vistas grossas de nossas "autoridades".....

Saudades do Figueiredo....

::basta::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

roladoce
Forista
Forista
Mensagens: 3559
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#607 Mensagem por roladoce » 06 Set 2010, 20:36

Dr. Jalim Rabei escreveu:Fico aqui a me perguntar:

Porque o MST fica tão quietinho em ano de eleição???

::basta::
Eu tava pensando nisso, estes dias.. :|

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#608 Mensagem por Tricampeão » 06 Set 2010, 22:06

A atividade do MST não diminui em ano eleitoral. O que diminui é a manipulação da imprensa venal, que prefere inventar mentiras a respeito dos candidatos e deixa os movimentos sociais respirar um pouco.
Mas os pistoleiros, esses não descansam:
http://www.mst.org.br/Grupo-armado-de-e ... ra-no-Para
http://www.mst.org.br/node/10522
http://www.mst.org.br/node/10512

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#609 Mensagem por Carnage » 07 Set 2010, 12:28

Dr. Jalim Rabei escreveu:Saudades do Figueiredo....
Nossa...

É deprimente ler isso....

E já respondo que é mais do que ler qualquer coisa que possa vir como resposta do tipo "não é mais deprimente ler tal coisa?"

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dr. Jalim Rabei
Forista
Forista
Mensagens: 2213
Registrado em: 06 Out 2005, 16:21
---
Quantidade de TD's: 87
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#610 Mensagem por Dr. Jalim Rabei » 08 Set 2010, 08:51

Deprimente vai ser termos uma "guerrilheira" como presidente da República...

mas quem vai trocar o seu bolsa "qualquer coisa", por um governo descente???

com essa política de assistencialismo barato...este governo de sindicalistas...pseudocomunista, vai se manter no poder por muito tempo...

Estamos vivendo uma ditadura....com a conivência dos mais desfavorecidos, que hoje se vendem a troco de esmolas....

ai vão dizer; "...ahhh, mas antes eles não tinham nem isso..."

Mas poderíamos estar aproveitando este momento que o Brasil está vivendo, e de fato, alavancarmos nossa economia em direção a um verdadeiro progresso.

Resta saber, o que vai sobrar do país quando esta corja deixar o poder.....

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#611 Mensagem por Tricampeão » 08 Set 2010, 11:48

Compreendo a ira dos fãs do regime militar ao ver uma combatente pela democracia ascender ao poder.
Como sabemos, seu principal adversário nesta eleição, que também defendia idéias pseudocomunistas no passado, resolveu apenas por sebo nas canelas quando os milicos deram o golpe em 1964.
Concordo que os defensores da liberdade permanecerão no poder por muito tempo.
Divirto-me com a curiosa e provavelmente original expressão "ditadura que conta com a conivência da maioria". Até hoje, a teoria política considerou que um regime que conta com o apoio da maioria não poderia ser considerado uma ditadura.
E convido o colega a esclarecer o que entende por "verdadeiro progresso".

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dr. Jalim Rabei
Forista
Forista
Mensagens: 2213
Registrado em: 06 Out 2005, 16:21
---
Quantidade de TD's: 87
Ver TD's

Re:

#612 Mensagem por Dr. Jalim Rabei » 08 Set 2010, 13:48

Tricampeão escreveu:Compreendo a ira dos fãs do regime militar ao ver uma combatente pela democracia ascender ao poder.
Como sabemos, seu principal adversário nesta eleição, que também defendia idéias pseudocomunistas no passado, resolveu apenas por sebo nas canelas quando os milicos deram o golpe em 1964.
Concordo que os defensores da liberdade permanecerão no poder por muito tempo.
Divirto-me com a curiosa e provavelmente original expressão "ditadura que conta com a conivência da maioria". Até hoje, a teoria política considerou que um regime que conta com o apoio da maioria não poderia ser considerado uma ditadura.
E convido o colega a esclarecer o que entende por "verdadeiro progresso".

Os iraquianos idolatravam Saddam Hussem...nem por isso seu regime deixou de ser ditatorial...

Quanto ao Brasil, o povo não apoia o governo Lula, ou o seu sucessor....o povo apoia os "bolsas qualquer coisas"...é assistencialismo barato...

Verdadeiro progresso??? O Lula deu uma sorte tremenda com a atual conjuntura da economia mundial....e se estivéssemos melhoreres preparados, seria a verdadeira chance deste país se tornar um país em franco desenvolvimento.....

Cade as tão propaladas obras do PAC???
Cade os novos aeroportos???

Este governo só vive de propagandas....trouxemos Copa do Mundo...trouxemos Olimpíadas.....cadê a infraestrutura????
não mudou nada desde o último governo....

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dr. Jalim Rabei
Forista
Forista
Mensagens: 2213
Registrado em: 06 Out 2005, 16:21
---
Quantidade de TD's: 87
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#613 Mensagem por Dr. Jalim Rabei » 08 Set 2010, 13:52

em tempo:

ser conivente...não é o mesmo que concordar....

caso alguém, não saiba.....

8)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#614 Mensagem por Tiozinho50 » 08 Set 2010, 17:52

Tem razão, conivência é muito mais do que simplesmente concordar, conivência é sinônimo de co-participação, princípio básico do conceito moderno de democracia, um claro exemplo foi dado pelos governos do PT aqui no Sul, com a criação do orçamento participativo, onde a população além de eleger seus representantes, participava diretamente das decisões orçamentárias, definindo as prioridades de investimentos e obras.

Mas voltando a discussão de fundo, concordo plenamente com o Carnage é lamentável ter de ler manifestações de teor fascista em pleno sec. XXI.

Definição de fascismo:
“Doutrina que visa a substituir por um regime autoritário um regime democrático.

P. ext. Regime político da "direita" (por opos. aos da "esquerda").”
http://www.dicio.com.br/fascismo/

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
FABGRU
Forista
Forista
Mensagens: 1230
Registrado em: 06 Dez 2009, 15:04
---
Quantidade de TD's: 71
Ver TD's

Re: MST - Movimento dos sem terra

#615 Mensagem por FABGRU » 08 Set 2010, 18:09

Carnage escreveu:
Dr. Jalim Rabei escreveu:Saudades do Figueiredo....
Nossa...

É deprimente ler isso....

E já respondo que é mais do que ler qualquer coisa que possa vir como resposta do tipo "não é mais deprimente ler tal coisa?"
Felizmente hoje é só uma minoria que sente saudades daqueles tempos....

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”