Pelotas-RS

Espaço para postagem de TDs e informações de acompanhantes do interior/litoral do Rio Grande do Sul.

Regras do fórum

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 37 Positivos: 272 Negativos: 57 Pisou na bola: 12 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 100
Anal:Sim 82Não 283
Oral Sem:Sim 160Não 195
Beija:Sim 267Não 171
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Maiconloverboy
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 2
Ver TD's

Re: Pelotas-RS

#91 Mensagem por Maiconloverboy » 24 Ago 2010, 11:52

POSITIVO
Nome da Garota:

Fez Anal:NÃO
Beijou na Boca:SIM
Saí semana passada com uma gata de Pel.de uma agência chamada Fantasyclub. entrei no blog e escolhi a mônica , marcamos no motel San Rafael, quando cheguei lá ela já estava me esperando de banho tomado e bem cheirosa, eu mal entrei no quarto e ela já foi me beijando e tirando minha roupa,ganhei um boquete que quase me acabei ali mesmo, daí não aguentei e coloquei ela na minha cara, que bucetinha.... bem apertadinha e cheirosa, ela é insasiável, fez com que eu me sentisse o homem mais desejado, ela montou em mim e começou a cavavalgar, eu quase gozei quando ela começou a rebolar em cima com aquele bundão gostoso,parecia que tinha pilhas. quando coloquei ela de quatro ela ficou louca, gritava e pedia mais e mais. intercalava entre uma trepada e uma chupada. Confesso que se minha mulher fosse tão quente quanto ela eu nem saía de casa.
Rosto 9
corpo 10
oral 10
atendimento 10

http://fantasyclubpelotas.blogspot.com
25/08/10

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

the_banger
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 12
Ver TD's

Verônica ******

#92 Mensagem por the_banger » 25 Ago 2010, 20:47

POSITIVO
Nome da Garota:

Seguindo as dicas dos cumpadres, acabei saindo com a Verônica, combinamos valores por msn e la me fui para a ação. Como as descrições atuais correspondem bem a realidade, não vou entrar em detalhes da saida.

Vamos as notas:

Rosto: Misto de inocência e luxuria na flor da idade = 10
Corpo: Tudo ótimo, bem duro mas sem ser musculosa. Cheirosa e muito limpa = 10
Oral: Melhor oral que já levei, demorado, babado, forte = 10
Anal: Única aspecto que faltou para a perfeição, não faz mesmo.
Bunda: Grande, sem celulite que eu tenha visto, durissima, cheirosa = 10
Seios: Adora que chupe com força, tamanho médio, perfeito para abocanhar = 10
Bucetinha: cheirosa, deleciosa, apertada, e muito bem depilada = 10

Nota geral = 10 (corro risco de ser BOP, mas é a realidade)

Valores = 100 por 1h que certamente passou muito do horário, sem nenhuma interrupção.

Repitiria? Certamente, só questão de ter tempo. Na minha opnião, a melhor até hoje (até que a Marina).
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Essa porcaria toda aqui nesse "TD", e o último são propagandas certas.
Pedi os logs de novo, pois os de antes do cuti² deram limpos: viewtopic.php?p=1368867#p1368867
Coord-RS

Link:
🔗

johnnie1800
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

#93 Mensagem por johnnie1800 » 27 Ago 2010, 23:29

POSITIVO
Nome da Garota:

Fez Oral sem camisinha:SIM
Bem!
Resolvi sair com a Marina Ferrari.....que espetáculo de mulher!Carinhosa,cheirosa,linda,um corpo maravilhoso,gostoso,TUDO que um homem de bom gosto quer reunido numa mesma mulher!
Começamos com um beijo muito gostoso...que beijo gostoso.Depois fomos para o que ela sabe fazer de melhor.
Chupei aquela bucetinha gostosa,cheirosa,apetitosa e claro,ela chupou muitooo gostoso.A melhor chupada que eu conheço!E olha que não conheço poucas!!
Aí a gata montou em cima de mim!Que delicia!Aquela gata gostosa rebolando no meu pau e quase que acaba comigo ali mesmo.
Botei ela de quatro e meti mais um pouco,olhando pra aquela bunda muito gostosa!Que bunda maravilhosa!Durinha!Boa de agarrar!!
Vamos as notas:
-Bumbum: 10
-Seios: 10
Rosto:11,linda demais!!
Oral:1000,não tem melhor!
Bucetinha:10,muito apetitosa!
Anal:não faz

Preço:100

Contato: 53 81232904

Sabe satisfazer você que é uma beleza......Nem dá vontade de ir embora!!!
Recomendo a todos que são exigentes e primam pela qualidade!!

Link:
🔗

Paulo-pel
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 4
Ver TD's

#94 Mensagem por Paulo-pel » 05 Set 2010, 12:53

POSITIVO
Nome da Garota:

Marina Ferrari: combinei com a Marina pelo msn. Na hora marcada cheguei em seu privê: limpo, bonito e aconchegante. A Marina é muito bonita, um corpo fantástico, coxas lindas. Logo começamos a nos beijar; depois ela começou a fazer um oral maravilhoso, e olha que eu sou exigente. Ela faz muito bem; depois ela montou encima de mim e rebolou gostoso até eu gozar. Pena que eu não tive tempo pra segunda rodada, mas quero repetir, pois vale à pena.
Rosto: bonito, meigo e carinha de safada
Oral: excelente.
Cache: 100, oo no privê.

Link:
🔗

homemsafado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Marina Ferrari - 53 81232904

#95 Mensagem por homemsafado » 16 Set 2010, 02:57

POSITIVO
Nome da Garota:

Novamente postando sobre a Marininha
que não cansa de me satisfazer toda vez que vou a Pelotas
Semana passada dei uma passada no seu privê
Ela cada vez mais gostosa
Cheguei e ja foi logo me chupando
uma delicia
quase que gozo na sua boquinha
Logo peguei ela de quatro e a visão da bundinha
com marquinha de biquini é algo sensacional
So fiquei chateado porque ela nao quiz me dar o cuzinho
que é um desperdicio com uma bunda daquelas

Notas:
Rosto: 10 parece uma menininha
Seios: 9 mas sao gostosos demais
Bunda: Nota mil
Oral: Sempre perfeito
Bucetinha: Muito gostosa e depiladinha Nota 10

A Marininha mudou o endereço do blog

www.marininhaferrari.blogspot.com

Link:
🔗

GastonLeon
Forista
Forista
---
Ver TD's

#96 Mensagem por GastonLeon » 17 Set 2010, 17:46

POSITIVO
Nome da Garota:

Camaradas, outro TD com a Marina Ferrari!

Ela tem um atendimento incrível, te faz sentir a vontade mesmo, conversamos como se fossemos já conhecidos. Ambiente aconchegante, super bacana, limpo e de fácil e discreto acesso. Começamos com beijos, carícias e amassos que incendeiam qualquer um, ela beija muito e beija com vontade. Mergulhei na sua bucetinha e me deliciei naquele corpo. Na sequência, ela me desmontou com um boquete: "coisa de louco", muito bem feito, novamente com muita vontade. Daí pra frente, fomos pro fight propriamente dito. Quando a peguei de quatro, confirmei o que todos já narraram: que corpo, que bunda! Marina te faz sentir desejado, interage, rebola, mexe com maestria e está 100% ali contigo. No golpe final, acabei gozando na sua boquinha... e ela me olhando, vendo me esvair... delírio.

Notas por quesito e partes do corpo não dizem tudo do atendimento da Marina; quem procura bons momentos e satisfação garantida, vai nela que ela é 10: linda, cheirosa, carinhosa e simpática!!!
Presente de R$100 no privê, devo ter ficado lá quase duas horas, sem pressão e controle de tempo, entre sexo papo e banho juntinhos
contato: 53 81232904

Link:
🔗

Maiconloverboy
Forista
Forista
---
Ver TD's

#97 Mensagem por Maiconloverboy » 17 Set 2010, 22:51

POSITIVO
Nome da Garota:

E ai companheiros, blz?!

Esse TD aconteceu ontem.

Peguei a moreninha mais falada do momento a Veronica!
Diga´se de passagem falada e dificil pq passei a semana inteira ligando e a guria nunca entra no msn!
Mas acredite depois que ela finalmente antendeu nem consegui reclamar pq ela disse que so não atendeu o cel pq coitadinha estuda mesmo muito e tem pouco tempo pra se divertir e tambem o msn da gata mudou!
Mas vamos ao interessante:

TUDO QUE OS COMPANHEIROS JA FALARAM SOBRE ESSA GURIA É POUCO PQ ELA É TDB!

Peguei ela na frente da faculdade e isso ja deu um puta tsão pq ela de caderninho na mão e com aquela carinha de safada ja deixou ele prontinho.Chegando no motel começamos num arreto de tirar o folego (mordida nos peitos ela pedindo isso, bucetinha molhadinha enfiei o dedo,aguentei uns 15 min so nisso. Ai não deu mais quando ela começou a chupar o garoto, ja era gozei muito nos peitinhus dela !!dai outra surpresa:
Ela fez uma cara de decepção que meu Deus pareceu que era minha namorada mesmo e que não tava ali por grana.Dai não demorou muito e ai sim ele ja ficou animado de novo ,tirei a calcinha dela e alisando novamente sua bucetinha toda depilada!
quando eu ja tava quase louco de tesão peguei a guria no colo e comecei a socar.
Não demorou muito e ela gozou que deu pra sentir.So ela não é de gemer muito mas ate disso gostei pq não parece forçado o negocio. lá de vez em quando rolam um gemidinhos e quando goza ai sim fala uns palavroes que quem ve d primeira não acha que realemnte ela é tarada!.

Pra mim valeu nota dez! A guria fode muito é linda mesmo bem gostosinha cheirosa e muito gente boa!! Das gurias que sai ate hj é uma entre as 3 melhores !

Assim que der e ela atender o telefone certamente rola repeteco!

NOTAS:

Rosto: 10(linda e com pirceng no narizinho)
Peitos: 8 (tem uns peitinhos pequenos, apesar de serem duros e bons de morder e chupar)
Bunda: 10 (é o pondo forte dela)
Buceta:10(apertadinha,cheirosa boa de chupar e sem pelo nenhum)
Desempenho: 10(faz tudo com gosto)
Oral: 1000 MELHOR DE TODOS QUE JA RECEBI!
Anal: Diz que não faz por grana nenhuma!!
Presente: 100,00 por 1 hora mas realmente ela desligou o celular e passou bastante do tempo

Valeu!

o cel dela é o mesmo o msn é que mudou: ****** e o blog é http://veronicanamoradadealuguel.blogspot.com/

Link:
🔗

Ategão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 7
Ver TD's

Re: Marina Ferrari - Pelotas-RS

#98 Mensagem por Ategão » 18 Set 2010, 11:45

POSITIVO
Nome da Garota:

Prezados Confrades, ando meio longe da Perversão porquê a carga de trabalho é grande, mas indo a Pelotas, é impossível não visitar a Marina Ferrari, sendo então que esse TD não podia ser sonegado. Vamos ao embate então.

Ligo pra namorada pela 16:00 e como sempre (descilpe o trocadilho) ela me atende o celular com muita educação, simpatia e carisma, acertamos o horario, 19;00hs e a encontro no seu Prive, muito bem localizado, discreto e aconchegante.

Como sempre bem vestida, não é uma menina vulgar de maneira alguma, da vontade de ir com ela pro shopping, e se ela quizesse eu iria numa boa.

Começa com um beijo de deixar qualquer um maluco, caricias e convida pra ir pra cama.

Bom ai ja era, não tem que se segure, porque ela te envolve de tal maneira, que nem consigo descrever as etapas que se sucedera. Que posso dizer que o oral é o melhor que já vi, quando ela sobe a ferrari termina com o guri quando ela quer, sem dizer quando fica de quatro, ai é visão do paraíso.

Resumo do pleito.

Local: limpo e aconchegante
Oral: 1000 (dúvido melhor, e não conheço poucos)
Bucetinha: limpa, cheirosa e apertadinha
Anal: diz que de jeito nenhum ela faz
Beijo: o melhor 1000
Bunda: do meu gosto, grande e dura
cochas: torneadas
barriga: tanquinho
peito: médio, mas bom de abocanhar
cabelo: loiro, lindo, bem cuidado
rosto: de boneca
sorriso: perfeito e ainda vem com covinhas
simpatia: inigualavel
Presente: R$100,00, se ela cobrace o dobro não me emportaria de jeito nenhum

Resumo: a namorada de aluguel perfeita na minha opinião, por isso mesmo tendo parado com a putaria, quando venho a Pelotas sou obrigado e ve-la, senão não durmo direito.

Outra coisa, reparei no forum, que existem discussões quem é a melhor GP, quem é melhor que quem,em diante. Acho que o objetivo deste forum é informar quais são as GPs do mercado, como elas atendem e outras informações pertinentes. Mas comparações entre as meninas é muita falta de ética dos putanheiros, e por cima sitar nomes, comparando duas GP, ai é o cúmulo.

Não querendo ser BOP, mas não conheço outra namorada de aluguel melhor que essa, enquanto essa estiver no ramo em Pelotas vou continuar saindo com ela, e jamais iria compará-la com outra, por respeito as partes envolventes. Outra coisa, comparar é complicado, porque, uns gostam de magrinhas outros de gordinhas, loiras ou morenas, uns preferem as pervertidas outros as namoradinhas, então pra que comparar se não existe duas mulheres iguais, nem gemeas são iguais, cada uma tem um temperamento diferente.

Cel: 8123-2904
Blog: http://marininhaferrari.blogspot.com/
msn: namorada_de_******

Abração e apreciem a Marina Ferrari sem moderação.

Link:
🔗

zalf
Forista
Forista
---
Ver TD's

#99 Mensagem por zalf » 28 Set 2010, 08:35

POSITIVO
Nome da Garota:

DICA QUENTE conheci a Marina no msn, na primeiravez que sai com ela, ja fiquei impressionado, primeiro pela beleza do conjunto, fomos pro motel, mas a impressão que eu tinha é de que estava com namorada real, menina linda, simpatica, educada, uma princesa, como ja comentaram, chegando no quarto, acoisa esquentou, muitos amassos, beijos e trocas de caricias, que apesar de ja estar em brasa, me deixaram completamente louco, o oral dela é maravilhoso, carinhosa, com cara de perversa quando é necessario, te leva a loucura depois um banho de lingua e finalmente a penetração. Seria impossivel descrever a loucura que é esta menina, realmente uma FERRARI quando é necessario. Quem nã provou não sabe que esta perdendo.
Oculto para usuários:
"Quem não provou não sabe o que está perdendo".... Legítima frase propaganda.
Parece a própria puta postando.
Pedi os logs aqui = viewtopic.php?p=1386043#p1386043
Coord-RS - 30/09/10

Link:
🔗

elclago
Forista
Forista
---
Ver TD's

Marina Ferrari - Namoradinha de Aluguel

#100 Mensagem por elclago » 02 Out 2010, 00:12

POSITIVO
Nome da Garota:

Prezados, meu primeiro TD postado aqui só podia ser dessa pessoa inigualável.

Confesso que hesitei um pouco até marcar com ela, até porque não saí com muitas GPs na vida, mas a quantidade de relatos vistos aqui, as conversas no MSN, as visitas diárias ao seu blog me dobraram e eu acabei não resistindo.
Eis que nessa última quinta (30/09), mandei um SMS para ela na parte da tarde e marquei para as 19:30..acho que nem preciso dizer que o maldito tempo não passava e eu realmente já não conseguia me concentrar no trabalho ante a curiosidade que eu tava.
No horário combinado eu chego em seu privê e ela já me recebe com aquele sorriso cativante que só quem já esteve com ela sabe do que falo e conversamos um pouco, destaque para que a Marina, além de ser linda, te deixa completamente à vontade, sabe conversar, não é aquela coisa de PPP chata.
Eis que chegamos a ação propriamente dita, começamos com aqueles amassos de deixar o cara doido, beijos e mais beijos, um esfrega/esfrega que ela adora e faz o cara pirar e aí meus amigos, Ferrari é pouco, a visão dela fazendo boquete e te olhando com uma cara, nossa, é realmente sensacional, indescrítivel, só saindo com ela para ver.
Aí ela sobe no garoto e pra segurar um mulherão daqueles? Ela faz o que quer contigo, acelera, desacelera, pula, rebola, e aí é curtir o momento, porque quando ela começar a rebolar e de costas, com aquela bunda, nossa..
E com ela não tem esse negocio de photoshop, foto editada, negativo, a bunda dela é aquilo tudo mesmo das fotos, é coisa de outro mundo a bunda da Marina, é de enlouquecer ver ela de quatro, ou se esfregando no cara com aquele monumento.
Creio que não há mais muito o que falar, se há alguém igual a ela aqui em Pelotas eu não sei, mas, agora, melhor? Duvido.

Seguindo um padrão daqui:

Local: limpo, aconchegante, central, discreto, muito bom.
Oral: 1000 (o melhor que eu já recebi)
Bucetinha: linda, cheirosa, apertadinha e molhada.
Anal: nem falei sobre.
Beijo: bom DEMAIS, o cara já fica maluco só no beijo.
Bunda: PERFEITA
coxas: grandes e bem torneadas.
barriga: tanquinho
peito: médio, mas bom de abocanhar
cabelo: loiro, lindo, bem cuidado
rosto: lindo demais.
sorriso: perfeito, cativante, sincero.
simpatia: sem igual, insuperável.
Presente: Os R$100,00 melhores investidos na vida.

Com total certeza repetirei.

Link:
🔗

Pelloco
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 43
Ver TD's

MULHER CASADA 35 ANOS - ALTO NIVEL

#101 Mensagem por Pelloco » 30 Out 2010, 18:13

POSITIVO
Nome da Garota:

Caros Amigos. para quem pocura uma mulher diferente, charmosa, educada e CONSERVADORA ta aí a dica.

Conheci está mulher em um site de relacionamento, add a no messenger.

Bom papo, me contou um pouco sobre sua vida e mandou fotos.
Oculto para usuários:
Possui ensino superior e trabalha na area da saúde. - Coord-RS

Notei que ela é muito discreta e reservada. Seleciona os clientes!
Marquei o encontro no Banrisul, em frente.

Quando entrou no carro, pensei até que um dia conheci uma GP de classe e de nível.
Ela é uma mulher bem arrumada, com traços de pessoa de familia, educada, cabelo bem escovado, cheirosa.

Fica tarada na cama, adora transar e sabe levar muito bem tudo. Ela é um pouco timida,

contato: ******

costuma estar sempre no messenger, ou mande email.

Morena
seios grandes
bucetinha - bem lubrificada (natural)
rosto bonito
dentes bonito
mãos e pés bem feitos
Oral - sem camisinha

atende somente em hoteis e moteis.

Oculto para usuários:
Ocultei a parte do ensino superior e área da saúde. Não sei se importa. Coord-RS - 1/11/12

Link:
🔗

homemsul
Forista
Forista
---
Ver TD's

mulher incrivel

#102 Mensagem por homemsul » 03 Nov 2010, 07:52

POSITIVO
Nome da Garota:

Mulher,cheirosa,bonita,gostosa,educada,alto nivel.maravilhosa.vale a pena o valor pago.

não parece uma gp ,um geitinho puro , timida,mas depois simplesmente apaixonante .maravilhosa.

Oculto para usuários:
Achei muito estranho isso aqui. Pedi os logs = viewtopic.php?p=1401586#p1401586
Coord-RS
3/11/10

Link:
🔗

bellopel
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 4
Ver TD's

#103 Mensagem por bellopel » 08 Nov 2010, 21:11

POSITIVO
Nome da Garota:

Colegas,

Depois de muito relutar resolvi compartilhar uma das minhas experiências com a Marina Ferrari.
Conheci ela loira, com cabelo comprido, LINDA, depois de algum tempo resolvi encontrá-la novamente, pois a saudade bateu forte.
Liguei e marcamos no seu privê, muito bem localizado, local discreto, apartamento bonito, bem arrumado e limpo, mas independente disso ao entra a visão que tive dessa mulher maravilhosa já valeu por tudo que já paguei e ainda pretendo pagar para ter alguns momentos de carinho com ela.
Não está mais loira, e o cabelo tá mais curto, mas continua linda de viver, maquiada, cheirosa, gostosa, tudo de bom, num vestido preto, justinho, a garota era a visão mais deslumbrante que já tive, ela irradia algo além de sua beleza que não sei explicar bem, porque só vendo para sentir o que senti hoje.
Mas, se com o vestido já era linda, imagina sem............
Tomamos um banho e enquanto terminava de me secar ela já estava na cama, peladinha, mais linda do que das outras vezes que a vi, e tenho certeza que das próximas estará cada vez melhor, porque essa mulher foi feita para nos fazer mais felizes, e é assim que me sinto agora, depois de alguns momentos em que me senti no paraíso, enquanto enfiava meu pau naquela bucetinha linda, apertadinha, deliciosa.
Senhores, o Ministério da Saúde adverte:

Marina Ferrari faz bem,não tem contra indicações e o excesso não causa dano algum.

O unico perigo é você se apaixonar e querer ficar com ela para sempre, mas não podemos ser egoístas, o que é bom deve ser de todos.

Recomendo.

Notas?
10 EM TUDO
Preço R$ 100,00 (muito barato se considerar que não tem custo com motel e a mina vale muito, mas muito mais, não dá para pagar com Mastercard, mas não tem preço............heheheh

Link:
🔗

elclago
Forista
Forista
---
Ver TD's

#104 Mensagem por elclago » 10 Nov 2010, 00:42

POSITIVO
Nome da Garota:

Meu segundo TD com essa preciosidade.
Falar dela é chover no molhado, acho que quem tem o mínimo de respeito ao pau deve dar a ele o prazer de conhecer Marina Ferrari, que mulher!
Chegando lá já foi aquele sorriso, beijos, carícias, boquete(que não tem igual), e ver aquela monumental bunda de 4 é fora de série.
Conversa vai, conversa vem, chupada aqui, metida, infelizmente o que é bom dura pouco, mas lhes afirmo, mulheres GPs em Pel deveriam aprender com ela e os marmanjos que visitam outras, deveriam visitar a Namoradinha de Aluguel.

Preço: R$100,00 e o custo benefício nem precisa ser citado.
Como o confrade acima disse, nota 10 em tudo, quem ainda não foi, precisa desfrutar.

Link:
🔗

DRGaucho
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 19
Ver TD's

#105 Mensagem por DRGaucho » 10 Nov 2010, 15:12

POSITIVO
Nome da Garota:

TD realizado no final de setembro numa casa de massagens que fica na Santos Dumont ao lado do restaurante Mezaluna (não lembro certo o numero... acho que é 363...)
Cheguei e pedi para conhecer a casa. Fiquei numa salinha enquanto as meninas vinham se apresentando.
Gostei de uma loira chamada Dani, a gerente da casa a chamou8 novamente e acertamos 50,00 por 30 min (tava apertado no tempo!!) e subimos para o abate.
O TD em geral valeu mais pelo corpo da mina, magrinha, gostosa e com umas peitolas siliconadas muito massa! O fight em sí não foi nada de outro mundo, a menina é bem gente boa, mas me pareceu meio inexperiente no negócio... a transa ficava meio a teu critério, sei lá, um pouco sem graça...
Iniciamos com um arreto e uns selinhos - disse que não beija de língua de jeito nenhum - depois passamos pra um oral encapado e finalizei com ela cavalgando. Conversamos um pouco depois e acabei vazndo pq já tava na hora.
No geral o TD foi legal, pena que a mina é um pouco passiva!

Vamos as parciais:
Rosto: 8,0
Corpo: 8,5 - com 9,0 para os peitões
Oral: 8,0
Fight: 7,5
Anal: não perguntei
Preço: 50,00 30 min e 80,00 1 hora

Obs: voltei na casa esses dias e a mina não trabalha mais lã, a gerente não quis me dizer pra onde foi, mas ainda deve estar por aqui, pq no TD ela me disse que estava fazendo cursinho e que pretendia ficar estudando na cidade!

Abraços!!!

Link:
🔗

Responder

Voltar para “Rio Grande do Sul / Interior Estado”