PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mike Logan
Forista
Forista
Mensagens: 8200
Registrado em: 20 Jan 2008, 18:47
---
Quantidade de TD's: 91
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#46 Mensagem por Mike Logan » 23 Jan 2011, 17:32

Não que o aquecimento global seja uma farsa completa, mas que é uma bela de uma desculpa para se ignorar, estrategicamente, as desigualdades sociais e a falta de infraestrutura adequada para a vida em determinadas regiões, isso é.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sapollium Radium
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Nov 2010, 14:11
---
Quantidade de TD's: 20
Ver TD's

Re:

#47 Mensagem por Sapollium Radium » 23 Jan 2011, 20:57

Tricampeão escreveu: Muito boa a sua argumentação. Não conheço a Teoria do Dínamo em detalhes, mas acho que ela é consistente.
Imagine uma esfera de metal sólido com um líquido extremamente viscoso grudado nela. E que haja uma fonte de calor no centro. É fácil ver que a hipótese da convecção da massa líquida de dentro para fora é muito razoável. De outra forma, o calor todo teria que ser dissipado por condução na superfície, e estaríamos aqui em cima torrando a uma temperatura de, sei lá, 1500 graus, que é a temperatura de fusão do aço. A convecção faz com que o calor se transmita mais rápido, e parte dele se transforme em energia cinética do fluido metálico.
A Lei de Lenz, que você citou, diz respeito à direção da corrente induzida. A Lei de Faraday dá a intensidade da mesma. As duas são complementares. Na verdade, hoje estão unificadas na forma de uma das equações de Maxwell. Não há inconsistência aqui. Existindo um campo magnético estacionário no tempo, a massa líquida faz o papel da espira em movimento e corrente elétrica é gerada. Entre os "terminais" da espira apareceria uma tensão elétrica causada pela circulação da corrente nesse meio, que não é um condutor perfeito.
A questão da origem desse campo magnético não sei se é abordada pela Teoria do Dínamo. É possível pensar em várias causas, e sem um modelo físico-matemático fica difícil testar qual hipótese é verdadeira. Por exemplo, uma grande massa metálica poderia exibir magnetismo natural, com a orientação dos domínios magnéticos de todas as "partículas" do fluido metálico numa mesma direção, por influência mútua de umas sobre as demais. Mas, para a Teoria do Dínamo, mais do que descobrir a causa primeira do campo, o importante é montar o modelo teórico e resolver as equações resultantes, o que é complicado pra caralho.
Eu não estou contestando as equações de Maxwell (e consequentemente de Lenz e Faraday), só não concordo com o uso destas equações para explicar o fenômeno do campo magnético da Terra. Afinal eu não sou nenhum gênio da física moderna para dizer que essas equações são inconsistentes! (Salvo os filmes Hollywoodianos, mas especificamente Transformers 2 onde o Samuel James Witwicky entra em um transe numa aula de eletromag e começa a equacionar coisas do além :lol: ! Ahhhhhh... Mikaela Banes!!). Não sou nenhum expert em máquinas elétricas, mas tive que aprender isso na faculdade e tenho uma pequena noção de eletromagnetismo, porém isso não me credencia a nada.

Sobre a temperatura da crosta terrestre e o aspecto físico da mesma nos dias atuais, temos que analisar melhor o balanço energético da terra, o quanto de energia é absorvida pelo sol e quanto de energia é perdida na forma de irradiação (energia que provém do núcleo da terra).

Esse site pode dar uma pequena idéia.

http://www.iag.usp.br/siae98/geofisica/aterra.htm
http://www.iag.usp.br/siae98/geotermia/geotermia.htm

Alguns dizem que o núcleo da terra está esfriando e outros dizem que não. Dado esse antagonismo só nos resta estudar e discernir as informações.

http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/ ... otopos.htm

O que torna mais complicado os fatores que determinam a existência do campo magnético na terra é o fato de ser tudo suposições e aproximações, não há nada comprovado .

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#48 Mensagem por Tricampeão » 23 Jan 2011, 21:20

Sapollium Radium escreveu:O que torna mais complicado os fatores que determinam a existência do campo magnético na terra é o fato de ser tudo suposições e aproximações, não há nada comprovado .
Bem, os fatos que parecem comprovados são, primeiro, que existe um campo magnético e, segundo, que uma inversão dos polos acontece a cada 500000 anos.
Qualquer teoria tem que ser compatível com esses fatos. Explicá-los seria uma segunda etapa.
Apenas para completar o quadro, resta mencionar que o fluido não se move apenas no sentido radial, do centro da Terra para a superficie e dali de volta ao centro da Terra, mas também em torno do planeta, devido à rotação deste em torno do seu próprio eixo.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#49 Mensagem por Tricampeão » 23 Jan 2011, 21:55

Estava pensando nas dificuldades matemáticas envolvidas na explicação do geomagnetismo. Não admira que a teoria ainda não esteja plenamente desenvolvida. Vou listar o que eu consegui identificar.

Primeiro, como está envolvido movimento de fluido, é preciso escrever e resolver as equações básicas da dinâmica dos fluidos, que são as equações de Navier-Stokes (conservação do momento linear), mais a equação de continuidade (conservação da massa). Essas equações, expressas em coordenadas esféricas, são bastante complicadas. Podem ser vistas nesta apostila (páginas 1 e 3)
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... C3%A3o.doc
Como se sabe, ninguém conseguiu ainda encontrar uma solução analítica e geral para essas equações, devido à sua complexidade.

Temos, então, em primeiro lugar, um sistema de seis equações diferenciais parciais não-lineares para resolver, uma vez que o problema é tridimensional. Não são seis equações que podem ser resolvidas uma a uma, é preciso resolver todas de uma vez só; as equações são diferenciais, não algébricas; são diferenciais parciais, não diferenciais simples; e, ainda por cima, são não-lineares.

Mas essas equações estão escritas para um referencial inercial. No caso da Teoria do Dínamo, isso não é realístico. É preciso considerar o movimento da Terra. Um movimento complexo que pode ser considerado a soma de pelo menos cinco movimentos mais simples: translação no espaço junto com a galáxia, translação em torno do Sol, rotação em torno do próprio eixo, precessão e nutação desse eixo. Em cada uma das seis equações é preciso inserir mais meia dúzia ou mais termos para dar conta desse fato.

Além disso, como a pressão é muito grande, os efeitos de compressão do fluido devem ser levados em conta. A densidade passa a ser função da posição e do tempo, não é um coeficiente constante dos termos da equação. É provável que a viscosidade também tenha que deixar de ser considerada constante. Equações diferenciais com coeficientes variáveis são muito mais difíceis de resolver do que equações com coeficientes constantes.

Não estamos falando de água ou óleo, e sim de fluido magnético e condutor imerso em um campo magnético, por isso os efeitos do magnetismo sobre o movimento e os do movimento sobre o magnetismo devem também ser considerados. Isso implica incluir as quatro equações de Maxwell e a equação de Lorentz no modelo, que passa a ter, portanto, vinte e uma equações, uma vez que cada uma das cinco novas equações introduzidas precisa ser expressa em três dimensões.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Hammermart
Forista
Forista
Mensagens: 1582
Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Re:

#50 Mensagem por Hammermart » 23 Jan 2011, 22:55

Tricampeão escreveu:Estava pensando nas dificuldades matemáticas envolvidas na explicação do geomagnetismo. Não admira que a teoria ainda não esteja plenamente desenvolvida. Vou listar o que eu consegui identificar.

Primeiro, como está envolvido movimento de fluido, é preciso escrever e resolver as equações básicas da dinâmica dos fluidos, que são as equações de Navier-Stokes (conservação do momento linear), mais a equação de continuidade (conservação da massa). Essas equações, expressas em coordenadas esféricas, são bastante complicadas. Podem ser vistas nesta apostila (páginas 1 e 3)
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... C3%A3o.doc
Como se sabe, ninguém conseguiu ainda encontrar uma solução analítica e geral para essas equações, devido à sua complexidade.

Temos, então, em primeiro lugar, um sistema de seis equações diferenciais parciais não-lineares para resolver, uma vez que o problema é tridimensional. Não são seis equações que podem ser resolvidas uma a uma, é preciso resolver todas de uma vez só; as equações são diferenciais, não algébricas; são diferenciais parciais, não diferenciais simples; e, ainda por cima, são não-lineares.

Mas essas equações estão escritas para um referencial inercial. No caso da Teoria do Dínamo, isso não é realístico. É preciso considerar o movimento da Terra. Um movimento complexo que pode ser considerado a soma de pelo menos cinco movimentos mais simples: translação no espaço junto com a galáxia, translação em torno do Sol, rotação em torno do próprio eixo, precessão e nutação desse eixo. Em cada uma das seis equações é preciso inserir mais meia dúzia ou mais termos para dar conta desse fato.

Além disso, como a pressão é muito grande, os efeitos de compressão do fluido devem ser levados em conta. A densidade passa a ser função da posição e do tempo, não é um coeficiente constante dos termos da equação. É provável que a viscosidade também tenha que deixar de ser considerada constante. Equações diferenciais com coeficientes variáveis são muito mais difíceis de resolver do que equações com coeficientes constantes.

Não estamos falando de água ou óleo, e sim de fluido magnético e condutor imerso em um campo magnético, por isso os efeitos do magnetismo sobre o movimento e os do movimento sobre o magnetismo devem também ser considerados. Isso implica incluir as quatro equações de Maxwell e a equação de Lorentz no modelo, que passa a ter, portanto, vinte e uma equações, uma vez que cada uma das cinco novas equações introduzidas precisa ser expressa em três dimensões.
Elementar, meu caro Watson. Mas...você não está esquecendo de incluir na análise a força centrípeta no deslocamento do fluído metálico que corre dentro da Terra ? :shock: :shock: :shock:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sapollium Radium
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Nov 2010, 14:11
---
Quantidade de TD's: 20
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#51 Mensagem por Sapollium Radium » 23 Jan 2011, 23:26

Tricampeão escreveu: Bem, os fatos que parecem comprovados são, primeiro, que existe um campo magnético e, segundo, que uma inversão dos polos acontece a cada 500000 anos.
Qualquer teoria tem que ser compatível com esses fatos. Explicá-los seria uma segunda etapa.
Mas o campo magnético é conseqüência de uma causa, e o que estou questionando é a explicação desta causa.

Falar que haverá inversão do campo magnético daqui X anos é pura especulação, não há como afirmar isso com os dados coletados, é querer explicar acontecimentos passados sem nenhum histórico de dados (parece óbvio o que vou dizer, mas não tinha nenhum humano coletando dados relevantes para comprovar a inversão dos pólos desde o princípio da Terra). Confiar nos dados de escavações é analisar o tempo de forma discretizada.
Tricampeão escreveu: Apenas para completar o quadro, resta mencionar que o fluido não se move apenas no sentido radial, do centro da Terra para a superficie e dali de volta ao centro da Terra, mas também em torno do planeta, devido à rotação deste em torno do seu próprio eixo.
Não entendi essa colocação, só vejo movimento de fluído no sentido radial, e a rotação da terra pouco influencia nisto (ou será que temos a Força de Coriolis???).

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#52 Mensagem por Tricampeão » 23 Jan 2011, 23:32

Hammermart escreveu:Elementar, meu caro Watson. Mas...você não está esquecendo de incluir na análise a força centrípeta no deslocamento do fluído metálico que corre dentro da Terra ? :shock: :shock: :shock:
As equações de Navier-Stokes já levam em conta a força gravitacional, que é a responsável pela tendência centrípeta.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Hammermart
Forista
Forista
Mensagens: 1582
Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Re:

#53 Mensagem por Hammermart » 23 Jan 2011, 23:46

Tricampeão escreveu:
Hammermart escreveu:Elementar, meu caro Watson. Mas...você não está esquecendo de incluir na análise a força centrípeta no deslocamento do fluído metálico que corre dentro da Terra ? :shock: :shock: :shock:
As equações de Navier-Stokes já levam em conta a força gravitacional, que é a responsável pela tendência centrípeta.
Ahhhh...Eu sabia... :lol: :lol: :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sapollium Radium
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Nov 2010, 14:11
---
Quantidade de TD's: 20
Ver TD's

Re:

#54 Mensagem por Sapollium Radium » 24 Jan 2011, 00:17

Tricampeão escreveu: Estava pensando nas dificuldades matemáticas envolvidas na explicação do geomagnetismo. Não admira que a teoria ainda não esteja plenamente desenvolvida.
Estou até agora pensando no jeito mais simples de explicar a existência desse campo magnético, mas não é nada trivial.
Tricampeão escreveu: Primeiro, como está envolvido movimento de fluido, é preciso escrever e resolver as equações básicas da dinâmica dos fluidos, que são as equações de Navier-Stokes (conservação do momento linear), mais a equação de continuidade (conservação da massa). Essas equações, expressas em coordenadas esféricas, são bastante complicadas. Podem ser vistas nesta apostila (páginas 1 e 3)
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... C3%A3o.doc
Como se sabe, ninguém conseguiu ainda encontrar uma solução analítica e geral para essas equações, devido à sua complexidade.
Se não tem solução analítica, usamos aproximações da solução de equações não lineares usando o método de Newton-Rapshon ou algum outro método iterativo mais completo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%B5es_de_Navier-Stokes escreveu: Embora estas equações foram escritas no século 19, ainda não foi comprovado que, a três dimensões existem sempre soluções , ou que, se elas existem, então não contêm qualquer singularidade (ou infinito ou descontinuidade).[1] Existe um prêmio de 1.000.000 U$ que foi oferecido em Maio de 2000 pelo o Instituto de matemática Clay para qualquer um que fizer progressos substanciais na direção de uma matemática teórica que possa ajudar a entender este fenômeno.[2]
Mecânica dos Fluidos e Ciências Térmicas é tenso demais!!! Não quero entrar nesse mérito :( !
Tricampeão escreveu: É preciso considerar o movimento da Terra. Um movimento complexo que pode ser considerado a soma de pelo menos cinco movimentos mais simples: translação no espaço junto com a galáxia, translação em torno do Sol, rotação em torno do próprio eixo, precessão e nutação desse eixo. Em cada uma das seis equações é preciso inserir mais meia dúzia ou mais termos para dar conta desse fato.
Eu tentando pensar de uma forma simplista e você me insere mais variáveis!
Tricampeão escreveu: Além disso, como a pressão é muito grande, os efeitos de compressão do fluido devem ser levados em conta.
Nessa situação de alta temperatura e alta pressão o comportamento dos átomos deixam de ser como nós conhecemos, isso já altera todos os nossos conceitos da fisico-química.
Tricampeão escreveu: A densidade passa a ser função da posição e do tempo, não é um coeficiente constante dos termos da equação. É provável que a viscosidade também tenha que deixar de ser considerada constante. Equações diferenciais com coeficientes variáveis são muito mais difíceis de resolver do que equações com coeficientes constantes.
Creio que a densidade/viscosidade são determinadas pelas variáveis pressão e temperatura.
Tricampeão escreveu: Não estamos falando de água ou óleo, e sim de fluido magnético e condutor imerso em um campo magnético, por isso os efeitos do magnetismo sobre o movimento e os do movimento sobre o magnetismo devem também ser considerados. Isso implica incluir as quatro equações de Maxwell e a equação de Lorentz no modelo, que passa a ter, portanto, vinte e uma equações, uma vez que cada uma das cinco novas equações introduzidas precisa ser expressa em três dimensões.
Vamos colocar a engenharia em prática, vamos aproximar tudo!! Planeta Terra estática, sem rotação, sem translação e sem agentes exógenos ao sistema de controle Terra. Pronto, só com essas premissas já descartamos algumas variáveis e muitas equações :wink: .

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#55 Mensagem por Tricampeão » 24 Jan 2011, 20:24

Sapollium Radium escreveu:Mas o campo magnético é conseqüência de uma causa, e o que estou questionando é a explicação desta causa.
Eu entendi isso. O que eu estou dizendo é que há várias explicações possíveis, e não vale a pena ficar inventando novas explicações antes de ter uma modelo físico-matemático que possa testar essas várias alternativas e descobrir qual é a verdadeira.
Sapollium Radium escreveu:Falar que haverá inversão do campo magnético daqui X anos é pura especulação, não há como afirmar isso com os dados coletados, é querer explicar acontecimentos passados sem nenhum histórico de dados (parece óbvio o que vou dizer, mas não tinha nenhum humano coletando dados relevantes para comprovar a inversão dos pólos desde o princípio da Terra). Confiar nos dados de escavações é analisar o tempo de forma discretizada.
Não sei muitos detalhes, mas acho que o exame da orientação dos domínios magnéticos de rochas magmáticas de diversas épocas diferentes indica com segurança que a inversão já ocorreu várias vezes no passado, com a periodicidade de cerca de 500000 anos mencionada.
Sapollium Radium escreveu:
Tricampeão escreveu:Apenas para completar o quadro, resta mencionar que o fluido não se move apenas no sentido radial, do centro da Terra para a superficie e dali de volta ao centro da Terra, mas também em torno do planeta, devido à rotação deste em torno do seu próprio eixo.
Não entendi essa colocação, só vejo movimento de fluído no sentido radial, e a rotação da terra pouco influencia nisto (ou será que temos a Força de Coriolis???).
Trata-se de um fluido, portanto na sua rotação a Terra não o arrasta de forma uniforme. Basta pensar em um pião cheio de água para ver que o líquido no interior se agita com o movimento do recipiente.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#56 Mensagem por Tricampeão » 24 Jan 2011, 21:04

Sapollium Radium escreveu:Se não tem solução analítica, usamos aproximações da solução de equações não lineares usando o método de Newton-Rapshon ou algum outro método iterativo mais completo.
Métodos numéricos são realmente os únicos que vão funcionar. Mas não vamos nos esquecer que são 21 equações que têm que ser resolvidas todas ao mesmo tempo, não é o mesmo que resolver uma equação, depois a outra, e assim até o final.

Outras coisas que me lembrei que complicam ainda mais o problema:
. a gravidade também não é constante, pois estamos falando de uma corrente de fluido que começa a 3000 km do centro da Terra e se afasta até chegar a 6000 km dele; como a aceleração gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância, ela tem uma variação de 500% nesse trajeto; assim, g também deve ser substituído, nas equações, por uma função da posição.
. o fluido é constituído de Ferro, e deve por isso deve apresentar uma histerese magnética elevada; isso faz com que as equações de Maxwell, neste caso, também tenham pelo menos um coeficiente variável, a permeabilidade magnética.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#57 Mensagem por Roy Kalifa » 26 Jan 2011, 11:28

Caro Trica

Não seria o motivo por culpa do PSDB ?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#58 Mensagem por kank » 26 Jan 2011, 13:23

como ja disse antes não passa de maior presença de cameras e idiotas que falam bobagem para aumentar o Ibop
tudo é sempre o maior, o pior o mais catastrofico



registros da epoca mostram que em 67 a tragedia foi pior
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 4694,0.php
O pior, porém, estava à frente. Em janeiro de 1967 uma área com cerca de 30 km de diâmetro, na região da Serra das Araras, com centro na Via Dutra, foi submetida a chuvas muito fortes depois de chuvas contínuas. Dezenas de escorregamentos ocorreram nas encostas provocando muita destruição e mais de 1.200 mortes, até hoje o evento natural de maior letalidade. Dois meses depois, em março, o processo repetiu-se nas proximidades de Caraguatatuba, matando 120 pessoas e destruindo 400 casas no seu caminho para o mar, ainda hoje enlameado.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sapollium Radium
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Nov 2010, 14:11
---
Quantidade de TD's: 20
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#59 Mensagem por Sapollium Radium » 26 Jan 2011, 19:17

Tricampeão escreveu: Não sei muitos detalhes, mas acho que o exame da orientação dos domínios magnéticos de rochas magmáticas de diversas épocas diferentes indica com segurança que a inversão já ocorreu várias vezes no passado, com a periodicidade de cerca de 500000 anos mencionada.
Não acredito em análises de rochas do passado, já que esses estudos são pontuais, não tratam o planeta em tempo contínuo. Quem garante que entre uma época a outra não houve várias inversões mas por falta de amostras de rochas isso não foi possível de verificar, portanto pode ocorrer de tratarem uma série de inversões como sendo apenas uma.
Tricampeão escreveu: Trata-se de um fluido, portanto na sua rotação a Terra não o arrasta de forma uniforme. Basta pensar em um pião cheio de água para ver que o líquido no interior se agita com o movimento do recipiente.
Só há esse arrasto quando existe aceleração da rotação, ou seja, aparece um "redemoinho". Porém, a terra não está em aceleração pq nossos dias sempre são de 24h, só haverá uma tendência do fluido do núcleo externo sair pela tangente da terra, que seria mais ou menos no equador.
Tricampeão escreveu: Métodos numéricos são realmente os únicos que vão funcionar. Mas não vamos nos esquecer que são 21 equações que têm que ser resolvidas todas ao mesmo tempo, não é o mesmo que resolver uma equação, depois a outra, e assim até o final.
O Método de Newton-Rapshon resolve matrizes (de equações), e a resposta é uma solução simultânea de todas as equações. Claro que 21 equações não se resolve de um dia para outro, e é sensato eliminar variáveis que influenciam pouco no problema.

Deve-se também analisar o tamanho da matriz, 21 equações não significa uma matriz de ordem 21 ou 21 variáveis. Com algumas substituições pode-se reduzir bastante o número equações, e o fator determinante no tempo computacional é a ordem da matriz (isto é, a quantidade de variáveis).
Tricampeão escreveu: a gravidade também não é constante, pois estamos falando de uma corrente de fluido que começa a 3000 km do centro da Terra e se afasta até chegar a 6000 km dele; como a aceleração gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância, ela tem uma variação de 500% nesse trajeto; assim, g também deve ser substituído, nas equações, por uma função da posição.
Bem observado, só mais uma variável :? .
Tricampeão escreveu: o fluido é constituído de Ferro, e deve por isso deve apresentar uma histerese magnética elevada; isso faz com que as equações de Maxwell, neste caso, também tenham pelo menos um coeficiente variável, a permeabilidade magnética
A essa temperatura os domínios ferromagnéticos já se foram para o saco, ou seja, não há histerese. Só há histerese quando vc aplica um campo magnético em um corpo com domínios magnéticos definidos, a histerese é uma resistência que os domínios magnéticos do material tem de se orientar ao campo magnético aplicado.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sapollium Radium
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Nov 2010, 14:11
---
Quantidade de TD's: 20
Ver TD's

Re: PORQUE OS DESASTRES NATURAIS PARECEM ESTAR AUMENTANDO TANTO?

#60 Mensagem por Sapollium Radium » 26 Jan 2011, 19:30

kank escreveu:como ja disse antes não passa de maior presença de cameras e idiotas que falam bobagem para aumentar o Ibop
tudo é sempre o maior, o pior o mais catastrofico
Famosa "Notícia de Impacto", os jornais tentam cativar a atenção colocando números.


Vale ver outra catástrofe aqui na américa do sul, posso dizer que foi bem mais grave que a do RJ.

La Tragedia de Vargas

http://www.youtube.com/watch?v=n2u6N-8Bt-I
http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Ca ... uela1.html
http://es.wikipedia.org/wiki/Tragedia_de_Vargas_(1999)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”