acho que deveria tentar explicar o que é: materia escura, energia escura, etc.
se for pra ficar no campo das suposiçoes, prefiro acreditar na teoria das cordas, universos paralelos, etc.
http://www.youtube.com/watch?v=MqlXr8ajoXc
Link: | |
Esconder link da mensagem |
Ussama, esse cara não é um João qualquer que recebeu em um sonho "explicações" que agora ele resolveu compartilhar com o mundo dos ignorantes...ussama escreveu:esse cara fica dizendo que nao existe vida apos a morte e dai? provou isto cientificamente?
acho que deveria tentar explicar o que é: materia escura, energia escura, etc.
se for pra ficar no campo das suposiçoes, prefiro acreditar na teoria das cordas, universos paralelos, etc.
http://www.youtube.com/watch?v=MqlXr8ajoXc
É, se "livre arbítrio" for uma autodeterminação da consciência autônoma de qualquer determinação que não a sua vontade creio que são muito poucos os casos humanos em que isso é possível.leteseu escreveu:Pegunta difícil Mike. Precisaríamos antes definir o que é "consciência".
Então, acho que precisamos de uma definição mais clara de livre arbítrio... Eu já sugeri duas no post anterior.Tricampeão escreveu:Você negaria o livre arbítrio dos gatos e dos cachorros?
Eu negaria sem problemas o das pedras e até mesmo de seres vivos menos sofisticados, como cobras e sapos. Mas não podemos negar o dos mamíferos superiores.
Claro que não como uma "Marcha dos Planetas Vagabundos"... Mas como um comportamento inesperado frente ao que já se teorizou a respeito.Tricampeão escreveu: Acredita mesmo que seria possível uma rebelião planetária?
Não sei, atualmente, o direito se baseia muito mais em protocolos de avaliação psicológica de indivíduos específicos do que no debate sobre o livre arbítrio em geral...Tricampeão escreveu:De qualquer forma, o abandono do conceito não é viável, uma vez que algumas das nossas mais importantes instituições, como o Direito, por exemplo, foram construídas com base nele.
Um exemplo, um animal qualquer na savana. Ele que ir beber água, mas sabe que o leão pode estar por perto. Ele avalia o risco de ir até a margem e toma a decisão consciente, baseada em sua necessidade de beber, de se arriscar a ir até a margem. Dependendo da situação ele pode decidir não ir, pois pode achar que o risco é muito grande. Não se iluda, os animais são bem mais inteligentes do que se acha. Ao tomar esta decisão o animal está constantemente avaliando o meio ao seu redor pra ver se é viável ou não ir até a margem, e ele sabe o risco que corre fazendo isso. Mamíferos tem estados emocionais, o que demonstra consciência e auto-consciência.Mike Logan escreveu:Como seria uma decisão consciente tomada por um animal não-humano?Carnage escreveu:Eu não nego o livre arbítrio de nenhum animal.
Todos os animais tomam decisões conscientes baseadas em seu desejos, necessidades e medos.
(...)
Pois é Ussama, mas acho que sobre fé qualquer um pode emitir sua opinião. A opinião de um cientísta de renome, de um intelectual ou de um pesquisador pode até nos ajudar a comprende-la. Quando alguém dessa estirpe nos diz que não há Deus, ele tambem está dizendo que por lidar constantemente com a racionalidade esse não tem (ou tem pouco) espaço em suas crenças.ussama escreveu:caro nazrudin, nao estou dizendo que ele seja um qualquer, mas acredito que deveria se ater ao que ele sabe , ou seja fisica.
eu admiro outro cietista, evolucionista, Richard Dawkins, mas tem certos livros dele que enchem o saco, quando fala de ateismo.
eu infelizmente¨", tb sou cetico , mas acho um saco quando alguem tenta provar cientificamente o ateismo.
Compson escreveu:Mas na minha opinião, medos e outras reações "espontâneas" não se enquadram em nenhuma dessas alternativas. Nossa reação de repulsa a uma cobra (sem conotações viadísticas, por favor) é resultado de um longo processo de seleção "natural", que resultou em um mecanismo neuro-hormonal de autodefesa.
Não conhecia, anotado!leteseu escreveu:Compson escreveu:Mas na minha opinião, medos e outras reações "espontâneas" não se enquadram em nenhuma dessas alternativas. Nossa reação de repulsa a uma cobra (sem conotações viadísticas, por favor) é resultado de um longo processo de seleção "natural", que resultou em um mecanismo neuro-hormonal de autodefesa.
Lembrei de uma leitura que fiz : http://www.olivreiro.com.br/livros/1415 ... al-moral-o
Mesmo assim, você tem a opção de correr ou dar uma paulada na cobra. E se decidir correr, pode ser para a esquerda ou para a direita. Você pode também decidir se afastar lentamente de forma a não assustar o bicho, ou tocar uma flautinha e tentar amansá-la, ou lançar um raio laser ultrapotente a partir dos seus olhos, como eu faria.Compson escreveu:Mas na minha opinião, medos e outras reações "espontâneas" não se enquadram em nenhuma dessas alternativas. Nossa reação de repulsa a uma cobra (sem conotações viadísticas, por favor) é resultado de um longo processo de seleção "natural", que resultou em um mecanismo neuro-hormonal de autodefesa.
Não conheço muito de biologia, mas sei que mamíferos evoluídos, como golfinhos e baleias, também possuem linguagem. Bem como alguns hominídeos que já desapareceram, como o Homem de Neanderthal.Mike Logan escreveu:Concordo que haja decisões próprias na ação dos animais que tomou como exemplo, mas não creio que sejam conscientes da mesma maneira que as ações humanas. Nós produzimos linguagem verbal e com ela descrevemos o "que", o "porque" e o "para que" das coisas. Assim nos distanciamos do nosso comportamento e acabamos tendo uma impressão de maior controle ou autodeterminação. Uma definição para o que seja consciência começaria por aí. As emoções, os desejos, ou a inteligência, por si mesmas, não são a mesma coisa que ter consciência. Mas isso tudo, quando elevado ao nível da linguagem verbal, poderia ser descrito como comportamento consciente, na minha opinião.
Como eu disse, não aceito a primeira, pois não é apenas o ser humano que possuiria livre arbítrio, na minha opinião, e não aceito a segunda porque acho que ninguém realmente acredita que o mundo mineral também o possua.Compson escreveu:Então, acho que precisamos de uma definição mais clara de livre arbítrio... Eu já sugeri duas no post anterior.
É o que se chama, em Epistemologia, de anti-realismo científico. Uma posição bastante popular. Mas o problema do livre arbítrio não se limita à Ciência, está mais no âmbito da Filosofia. Como eu disse, sem livre arbítrio, nada de Direito, Religião, Política, etc.Compson escreveu:A ideia do deslocamento do problema da causalidade/intencionalidade seria uma atitude principalmente descritiva. O fato é que os planetas giram em torno do sol. Por que isso acontece seria um problema secundário...
A partir disso, o objetivo da ciência seria menos deduzir/induzir leis universais e mais coletar fatos e regularidades que podem ser utilizados para orientar a ação, mas não podem ser elevados à condição de certeza.
O Direito não debate o livre arbítrio simplesmente porque o toma como algo dado e indiscutível. Sem ele, não haveria como condenar alguém pelos seus atos.Compson escreveu:Não sei, atualmente, o direito se baseia muito mais em protocolos de avaliação psicológica de indivíduos específicos do que no debate sobre o livre arbítrio em geral...
Nas décadas de 1960 e 70 foram feitos experimentos de ensino e aprendizagem com gorilas e chimpanzés, em que tentaram adestrá-los a usar sistemas de linguagem semelhantes ao nosso. Esta também seria uma forma de produzir consciência em outros animais, porém bem rudimentar.Tricampeão escreveu:Não conheço muito de biologia, mas sei que mamíferos evoluídos, como golfinhos e baleias, também possuem linguagem. Bem como alguns hominídeos que já desapareceram, como o Homem de Neanderthal.Mike Logan escreveu: