Tema con variazioni

Rádio on-line, os foristas pedem e o locutor toca, com carinho e cuidado, mas toca. Ofereça a canção para sua puta amada. Discussões sobre o som que habita a cabeça do putanheiro.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

Tema con variazioni

#1 Mensagem por Tricampeão » 27 Jun 2009, 15:47

In music, variation is a formal technique where material is altered during repetition: reiteration with changes. The changes may involve harmony, melody, counterpoint, rhythm, timbre or orchestration.
http://en.wikipedia.org/wiki/Variation_(music)

Por uma questão de justiça, vamos começar pela primeira que ouvi, no final dos anos 60, e ainda se toca até hoje.
http://www.youtube.com/watch?v=TBppY779y24
Até onde sei, obra original do grupo.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

faregiador
Forista
Forista
Mensagens: 2645
Registrado em: 27 Fev 2006, 04:01
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Re: Tema con variazioni

#2 Mensagem por faregiador » 27 Jun 2009, 16:08

Tricampeão escreveu:
In music, variation is a formal technique where material is altered during repetition: reiteration with changes. The changes may involve harmony, melody, counterpoint, rhythm, timbre or orchestration.
primeira que ouvi, no final dos anos 60 http://www.youtube.com/watch?v=TBppY779y24
Maneira. Eu tinha o disco compacto dessa música na época.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#3 Mensagem por Tricampeão » 02 Jul 2009, 20:25

Variation forms include ground bass, passacaglia, chaconne, and theme and variations.
entre outras.
Theme and variations is a musical form in which the fundamental musical idea, or theme, is repeated in altered form or accompanied in a different manner.
Um exemplo fácil de assimilar:
http://www.youtube.com/watch?v=4SGlk5HO ... re=related
12 variações de cerca de 30s cada. A primeira variação é o próprio tema base.
It can be used as a solo piece or as movement of a larger piece.
Neste caso, um movimento de uma peça maior.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dr._Gori
Forista
Forista
Mensagens: 699
Registrado em: 01 Dez 2008, 14:53
---
Quantidade de TD's: 23
Ver TD's

#4 Mensagem por Dr._Gori » 04 Jul 2009, 00:46

Lembrei das épocas de cinema onde se tocava musicas como essas Aqui

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#5 Mensagem por Tricampeão » 12 Jun 2011, 23:00

Este tópico o CRENTE não desenterrou, então eu mesmo tenho que fazê-lo.
Um dos temas mais antigos da história sofreu com muita frequência o tratamento variacional, por parte de diversos compositores.
Entre eles, Jean-Baptiste Lully
http://www.youtube.com/watch?v=P1ngcsx1Drs
Henry Purcell
http://www.youtube.com/watch?v=oMCM3_4Seow
Georg Friederich Händel
http://www.youtube.com/watch?v=JSAd3NpDi6Q
Arcangelo Corelli
http://www.youtube.com/watch?v=YOTHiagFhqk
http://www.youtube.com/watch?v=DgcN7h_SLOk
Antonio Vivaldi
http://www.youtube.com/watch?v=fBlm3frdvQU
Carl Philipp Emanuel B***
http://www.youtube.com/watch?v=SMkVCM9GfO8
Antonio Salieri
http://www.youtube.com/watch?v=s0M2enfWaY8
Liszt Ferencz
http://www.youtube.com/watch?v=Flk35J_REpk
Sergei Rachmaninov
http://www.youtube.com/watch?v=sX0Gg3lmh5E

E há muitas outras, de Berlioz, de Paganini, de Grieg, que não encontrei no Youtube. Há ainda várias de compositores menores.
E mesmo as techno/trance/remix/doidera/fashion:
http://www.youtube.com/watch?v=sGC6z6sf1sU

Não é incrível como um tema curtíssimo como esse possa ter se prestado a tantas versões, cada uma não só totalmente diferente das demais, mas também carregando a marca pessoal do compositor/arranjador?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#6 Mensagem por Tricampeão » 18 Jun 2011, 16:13

Tricampeão escreveu:
Variation forms include ground bass, passacaglia, chaconne, and theme and variations.
entre outras.
As variações que listei no post anterior, com exceção das de Liszt e Purcell, podem ser consideradas como estando na forma "tema com variações".
A obra de Purcell é bem diferente. É uma chacona. Cada variação, que dura cerca de 20s, é baseada no tema, mas apresenta-o na linha de baixo, em vez de na linha melódica.
Na chacona, o compositor fica livre para modificar a linha melódica à vontade, pois só tem que ser fiel à sequência de acordes original. O resultado é mais rico, do ponto de vista artístico. Compare-se com o obtido por Vivaldi, por exemplo, que foi um compositor muito criativo. É muito mais fácil perceber as repetições neste último.
Compor chaconas deve ser muito difícil. Os grandes compositores compuseram apenas uma ou duas dada um, no máximo.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#7 Mensagem por Tricampeão » 27 Jun 2011, 19:19

Já que falamos da chaconna, falemos também da passacaglia, forma similar.
Na passacaglia, o tema também é apresentado no baixo, em vez de o ser na linha melódica principal. A diferença com a chaconna é que o tema aparece no baixo como uma linha melódica secundária. Na chaconna, o tema não aparece explicitamente; apenas de forma implícita, como uma sequência de acordes.
Infelizmente, não localizei uma passacaglia baseada no mesmo tema da chaconna de Purcell. Vamos, então, examinar uma chaconna e uma passacaglia de um mesmo compositor, para esclarecer melhor a coisa.
Esta é uma passacaglia composta por Diderich Buxtehude, organista importante no final do século XVII.
http://www.youtube.com/watch?v=Vo3887Yf280
O tema é tocado na pedaleira o tempo todo, mas não é tão claro a princípio, porque o cara põe muitas notas nos manuais. Esta interpretação menos sutil
http://www.youtube.com/watch?v=tctQcRSQA1g
deixa mais claro o desenho do baixo. As sete notas que o compõem ficam muito nítidas, e a forma da música como variação em torno desse tema torna-se evidente.
Já este arranjo torna a linha de baixo ainda mais difícil de perceber. É preciso saber o que procurar para ouvir o tema.
http://www.youtube.com/watch?v=Rz_4kwEFvKs

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#8 Mensagem por Tricampeão » 28 Jun 2011, 17:33

Para completar a análise da passacaglia de Buxtehude, notemos que ele pode ser dividida em quatro segmentos. Usando o vídeo seguinte
http://www.youtube.com/watch?v=tctQcRSQA1g
podemos identificar uma primeira parte que vai do início até 1:12, e é composta por 7 variações em cima das mesmas 7 notas; a segunda, que vai e 1:18 até 2:30, também é composta por 7 variações, mas o tema, ainda com 7 notas, aparece um pouco diferente. Uma terceira parte, também com 7 variações, vai de 2:34 a 3:44, e o tema é ligeiramente modificado de novo. Finalmente, de 3:50 até o final, temos mais 7 variações, e o tema aparece exatamente do mesmo jeito que na primeira parte. Durante as rápidas ligações entre as partes, o pedal não toca.
Durante toda a execução, não muda o andamento da música. O tema, de 7 notas, sempre dura 4 compassos, em todas as 28 variações.
Assim, vemos que Buxtehude faz variar tanto as melodias dos manuais quanto o tema no pedal, e ainda cria uma estrutura complexa para ser desvendada pelo ouvinte: 4 segmentos com 7 variações de um tema de 7 notas, que dura 4 compassos. É possível que os números 4 e 7 simbolizem alguma coisa, mas não se pode saber com certeza, pois grande parte da documentação a respeito do compositor se perdeu.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Putada Musical”