Ryuusaku Hata escreveu:Desejo sorte para esta campanha, mas tenho minhas dúvidas sobre até que ponto vai ser bem sucedida. Há evidências que a prostituição é um bem de Veblen. Em economia, bem de Veblen é um bem para qual a preferência das pessoas para comprá-lo aumenta em função do preço, ao invés de diminuir de acordo com a lei da procura. Para mais detalhes, veja o artigo (em inglês) no Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Veblen_good
Aqui mesmo em Campinas tem um exemplo. Tem uma puta que cobrava R$ 150 por 2h mais R$ 50 de taxa de entrega em outra cidade. Achou que estava trabalhando de mais e ganhando de menos e resolveu aumentar para R$ 200 e diminuir o tempo para 1h30 (78% de aumento no preço por hora), esperava fazer menos programas com clientes mais selecionados.
Para surpresa dela, a procura aumentou! Antes fazia no máximo 4 programas por dia, passou a fazer até 6 programas por dia. O negócio ficou tão bom que resolveu gastar o equivalente a 4 carros populares num carro novo. Só que o carro novo é beberrão: só faz 4 km / L de gasolina. Por conta disso, aumentou a taxa de entrega para R$ 100. Quer dizer, o cliente de outra cidade costumava pagar R$ 200, agora vai ter que morrer com R$300, para ficar menos tempo (aumento de 100% no preço por hora). E vocês acham que a procura de clientes de outras cidades diminuiu? Não, aumentou! Agora, ela atende mais clientes de fora do que de Campinas.
O mercado da putaria é muito complexo, há quem pague famosas e capas de revistas, ficha rosa, buscando status e poder econômico, gastando um carro popular num programa. Outros buscam os vintões da vida.
Cabe a cada puta definir seu patamar de faixa de preço e posicionar no mercado. Entretanto num fórum de discussão cabe ao cliente dar sua opinião e experiência sobre as acompanhantes.
Um bem Veblen good na putaria pode até caracterizar, mas na minha opinião fica restrito a um mercado restrito e fechado para o putanheiro comum. Assim com um carro superluxo é focado para clase A. Na putaria esse mercado existe, pois é uma prestação de serviço como outra qualquer. Entretanto a putaria é um mercado sigiloso onde o cliente não quer se expor, e a exibição do status acaba ficando mais reservada, muitas vezes voltado apenas para si e amigos mais confiáveis.
Outro ponto nesta campanha é mostrar a tentativa de agregar valor e cobrar mais caro do cliente, dizer que uma puta é "alto nível". Sabemos que a maioria são da periferia ou cidades modestas. Cria-se um repaginação, fotos bem produzidas, maquiagem, efeito de luzes, cenário, roupas íntimas. Sites com fotos bem produzidas, fazem as putas iniciarem cobrando 300, 400. Pois agregaram valor ao material/serviço. Mas toda essa produção, contratando a puta você certamente não vai ter todo cenário, então a frustração com o alto investimento com a a expectativa. Oferta e demanda não se aplica em qualidade.
Mas qualidade não anda existindo em Campinas. Se a puta é bonita demais de rosto é ruim de serviço, se tem bunda, falta rosto, se tem bom serviço e inteligência, carisma, falta beleza. E por aí vai... Na prática há uma enorme leva de gps iniciando cobrando 300,400. Começa no atendimento, investe em sites caros, mas começa falhando no atendimento telefônico, passa por não ser uma puta na cama, cheia de restrições. Então a puta pode cobrar quanto ela quiser, quem vai definir se paga ou não é o cliente. Nós clientes temos que questionar a qualidade do serviço, preços, atendimento suprem as nossas expectativas.
Vendo produtos nada relacionado a putaria, entendo que saber posicionar no mercado, compreender seus pontos fortes e fracos, estabelecer preços e fatias de público a serem atingidos é o segredo de qualquer negócio. Torço o nariz para desvalorizar meu produto, posiciono meu preço, mas avalio os riscos de perde clientes e sofrer críticas duras. Apesar de receber consultorias e estudar, qualquer mercado consumidor segue tendências, então sempre há necessidade de reinventar o negócio. A gp citada, sempre está se reinventando para se posicionar no mercado. Me aponte uma puta que faça o mesmo em Campinas? Nenhuma. Gps tem de montão. Empresária do sexo será que tem?
Assim como cada empresa é única com sua cultura, uma puta é uma prestadora de serviço única, com sua personalidade, técnica e modo de atendimento. A repaginação de fotos bem produzidas podem levar o cliente ao engano padronizar um preço padrão, 300, 400, produção padrão, atendimento telefônico ruim padrão e por ai vai...
abs.