Boas, amigos.
Andei lendo e vendo muita gente , nas redes sociais e na mídia exigindo a punição severa de exclusão do SCCP da Libertadores, por conta da trágica morte do torcedor boliviano que não me recordo o nome agora.
Poderia ter sido eu. Já fui muito em estádio. Já estive perto de apanhar muita da PM, por estar na hora errada e no lugar errado. Já ME VI ENTRE TORCEDORES QUE TENTAVAM SE MATAR MUTUAMENTE.
Nunca me aconteceu nada.
mas poderia ter acontecido.
A pergunta que me faço é a seguinte: se eu fosse ferido ou morto em uma dessas situações, qual seria a responsabilidade do SCCP nisso?
Eu vou num estádio de futebol para torcer pelo meu time. Mas, as minhas ações ali dentro do campo, são de minha responsabilidade. Se eu sou um cretino que entra em um estádio com a intenção de ferir ou matar alguém, sou eu quem deve ser punido. A menos que fique provado que eu cometi algum crime em conluio com alguém que detenha responsabilidade administrativa do clube, não há que se falar em responsabilizar o clube.
O que move um torcedor a se deslocar de sua casa a um campo de futebol é ver o seu time jogar, vê-lo vencer e sentir-se um vencedor também. Essa é a troca: você paga uma quantia em dinheiro para ver o seu time jogar e , de preferência, vencer. Eu não exijo nada no clube, nem ele de mim. O comparecimento ou não do torcedor a um estádio é fruto de sua vontade, de sua própria liberalidade em gastar dinheiro e tempo em troca de sensações muito raras.
A maior punição que o SCCP poderia receber pelo ocorrido já está sendo posta em prática. A imagem de sua torcida está muito arranhada. O maior ativo do Corinthians é a sua torcida e ela está sendo tratada , por muitas pessoas, como se todos fossem assassinos potenciais.
Qualquer outra punição é cafezinho perto dessa. A punição seria óbvia se, do ato criminoso, uma vantagem ao clube restasse nítida, fosse ela esportiva ou financeira. Na verdade, o que advirá deste crime, será uma punição clara nas duas esferas: haverá perda de mando, o que redundará em perda esportiva e financeira, visto que os ingressos já vendidos terão de ser restituídos aos seus torcedores.
E, se é mesmo tão claro assim que o SCCP tem responsabilidade no crime cometido em Oruro, porque a punição deveria se restringir à esfera esportiva? Se está provado que o clube contribuiu para a morte deste rapaz , a sanção deve ser também observada na esfera criminal e civil. tem que prender gente do clube por ser cúmplice em assassinato, tem que indenizar a família do rapaz que perdeu sua vida.
Tiago Leifert não hesitou em pedir a exclusão do SCCP fazendo uma analogia da punição feita a clubes ingleses na década de 80, quando foram impedidos de participar de competições européias por cinco anos devido a uma briga generalizada que resultou na morte de dezenas de torcedores. Confesso que achei a comparação um completo disparate, visto que não havia tensão alguma no ar e muito menos briga generalizada. Não morreram dezenas de pessoas em um espetáculo animalesco deprimente, mas sim apenas um torcedor e com a ressalva de que ainda não se provou que realmente não foi mesmo um acidente. Além disso, se no exemplo evocado pelo jornalista, onde todos os clubes ingleses foram punidos e não apenas aquele cuja torcida participou da briga, porque apenas o Corinthians deveria ser punido? Porra, o cara é um jornalista, o mínimo que se exige de um cara desses é que ele pense antes de falar alguma coisa, por ser um formador de opinião (mesmo sendo um idiota).
O Rizek do SportTV também acha necessária que a punição seja essa: a exclusão do Corinthians da competição. Eu assinaria embaixo desta opinião se, como disse acima, houvesse algum sinal de vantagem auferida pelo clube diante do crime. Não acho que isso tenha ocorrido. Mais que isso: será que podemos, diante de uma punição como essa, garantir que isso será suficiente para que esses animais parem de matar a si mesmos e a inocentes ? A punição ao clube, que seria exemplar, serviria de exemplo para esse tipo de gente? Se fosse o caso, eu acharia a punição justa.
Mas me parece que o caminho é outro.
O caminho é , de fato, alijar esses animais do convívio da sociedade. O caminho é apurar o que houve, punir quem deve ser punido, porque aí sim, talvez, os outros animais poderiam ficar intimidados ao ver um de seus pares enjaulados por alguns aninhos. na minha opinião, qualquer outra solução diferente destas é hipocrisia pura e simples. E inútil.