Bezerra de Menezes, 13, quase esquina Assis Brasil
R$ 60,00 - 30 Min - Telefone: (00) 0000-00 - (00) 0000-0000

Área destinada ao locais mais trashs de Porto Alegre. Locais conhecidos por todos, mas que poucos assumem que já estiveram lá.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 56 Positivos: 496 Negativos: 59 Pisou na bola: 3 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 60
Anal:Sim 155Não 559
Oral Sem:Sim 447Não 306
Beija:Sim 299Não 479
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Gigante d POA
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 2
Ver TD's

Re: Bezerra de Menezes, 13, quase esquina Assis Brasil

#151 Mensagem por Gigante d POA » 02 Ago 2013, 11:36

Bom aque vai o Relato:
Cheguei de um dos meus trampos demanha, fui para academia, da academia para casa, de casa me fui ao centro pagar umas contas, mas ai me pilhei em ir na bezerra em vez de morrer nos 20 no centro memo.
So que detalhe eu já estava trie cansado e tal, mas de saco cheio pronto para esvaziar numa daquelas boquinhas... cheguei no negogocio ia no 307 por todas recomendaçoes e tal... mas ai vinha um magrão e foi na minha frente. larguei de mão e fiquei no corredor ratiando e pensando. aonde ia. apareceu um cara saindo do 306. e me meteu uma pilha para ir no 306. mas tarde ele deixo escapar que era irmão de uma guria do 307. bom foi na pilha dele por estar sem ideia... já estava cansado e tal... bom ai entrei na sala e me atendeu a tal de rosa que era uma sequinha, que não me pilhei...e depois me arendie pois ela estava cheia de vontade de atender... mas ela tava me falando e me mostrando as gurias... ai veio uma baixinha... que nao sei pq me pilhei, tava lanchando... todas elas.. e esta baixinha estava comendo um sonho. deu o nome de rosa segundo a flor :lol: :lol: :lol:
Bom ai falei olhando nos olhos da flor ... vou esperar ela comer e vamos, a flor fez uma cara de triste e saiu ai a rosa baixinha me levou pro quarto e me cobrou 40 e 50 pila um programa bem gostosinho segundo ela... :shock: :shock: :shock:
Ai eu fui e aperte só o oral, advinha o que a GP flor..... :doubt: na cara dura a mina falou QUE NÃO FAZ ORAL ::basta:: ::basta:: ::basta:: ::basta:: ::basta:: ::basta::

Baaah tchê!!! na hora e disse ta bom valeu, to legal, passei. pora maior aviso que este. sendo que quando eu a escolhie ela já fez uma cara.
ai ela:
_ não quer falar com as outras gurias???
Eu já estava num estado de misto de raiva, com vergonha e passei disse que não e fui para casa dormir que já estava cansadão. sei la eu acredito neste papo de avisos para ficar quietinho e não fazer que vai dar merda.
Tendo como vários exemplos aque mesmo no fórum que os nego vem os aviso e incestem e da em merda.
bom é isto espero ter ajudado em algo

Só para ressaltar com certeza a bezerra é o melhor lugar trash de porto alegre provavelmente cheio de gurias lindas, só as top e com vontade de atender depende da hora e do grupo, pois, elas costumam se comportar em grupo infelizmente uma sozinha é uma santa mas em grupo é foda..tu ta metendo numa e a outra diz que o tempo acabou e tudo mais que todos já vivenciamos . eu recomendo é que as vezes da merda. gostaria que não fosse assim.
espero ter colaborado de alguma forma
valeu gurizada

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Gigante d POA
Forista
Forista
---
Ver TD's

#152 Mensagem por Gigante d POA » 02 Ago 2013, 11:49

Coffee Break escreveu:SALA 306

A VOLTA DO BEIJA-FLOR

Já de antemão, peço desculpas pela extensão deste TD, mas eu tive que relatar!

Hoje, dia do orgasmo, pensei: Vou dar uma gozada diferente.

Resolvi quase atravessar a cidade para conhecer a famosa Bezerra de Menezes, 13. Tinha em mente duas pervas que ouvira falar muito bem: a Yasmin do 204 e a Suzi do terceiro andar, não sei a sala.

Levantei pela manhã já com o plano em mente. Fiz o mapeamento e tracei a rota mais curta no GPS para chegar ao dito antro. Geralmente tenho uma hora e meia de almoço, e segundo o GPS eu levaria uns 20 minutos do bairro Menino Deus até lá.
Bate as doze badaladas e me rumo à zona norte. De repente, a maldição começou: o GPS perdeu o sinal do satélite na Av. Ipiranga. Como eu lembrava, mais ou menos, a rota do mapa, resolvi continuar o percurso. O transito estava horrível. Acabei saindo lá no hospital da conceição, até que o GPS deu sinal de vida. Voltei umas três quadras até que achei a tal rua, isso já era 12:30 min.

Ao chegar, enfrentei outro problema, não tinha lugar para estacionar naquela merda. Só de raiva, dei uma ré no auto e subi quase toda a rua abaixo de muito buzinaço dos outros motoristas. “Mandei todo mundo a merda!” E continuei subindo a rua de ré. Até que achei num estacionamentozinho que cobrava dois pila à meia hora, pensei: Meia hora é o suficiente!

23 graus marcavam os termômetros, e eu todo “entropado” de roupa. (O local é bem como os confrades descrevem, em frente ao antigo nacional com um chaveiro bem na frente da porta do prédio)

Subi as escadas e fui direto no 204. Bati, bati na porta e ninguém atendeu. Os corredores estavam cheios de cuecas, parecia a bolsa de valores em dia de pregão. Então, fui atrás da Suzi no terceiro andar, na primeira porta a direita do corredor da esquerda. (instruções conforme relato lido anteriormente). Bati, e uma louca grita lá de dentro: - Tá ocupado!

- Como assim ocupado? Aquilo era um banheiro por a acaso?

Então fiquei perdido! Que nem cego em tiroteio! Era cueca subindo e descendo as escadas e eu ali, parado, olhando aquelas portas e rezando para encontrar alguém comível. Me senti no programa do Sergio Malandro: A Porta dos Desesperados, lembram?

Até que, bem na minha frente, abre a porta 306. Uma moça bonitinha, cheia de maquiagem pediu para eu entrar. Ela, APARENTEMENTE, era gostosinha: Seu nome era Flor! Usava apenas calcinha e sutiã rendados mesclados com preto e vermelho e vestia uma meia calça preta, também toda rendada, e calçava um tamanco de salto alto e fino. Ela tinha os cabelos castanhos claros e bem lisinhos, pela branquinha, unhas vermelhas. Fui até o quarto e ela me passou os valores, 20,00 o básico, chupada com capote. Saí da sala com a promessa de retorno caso não encontrasse a Yasmim. Desci até o segundo andar e bati na 204 novamente e NADA! Olhei para o relógio e tempo se esvaía. Subi correndo até 306 na esperança de ela não ter atendido mais ninguém. Ah! Alivio! Ela atendeu a porta e deu um sorriso e exclamou: - Sabia que tu ia voltar!

A moça é simpática e tranquila. Perguntei se ele era de apressar o cara, se eu poderia curti-la e tal... Ela disse para eu não me preocupar que poderia demorar a vontade. Até que --------- Eu deveria ter prestado atenção a todos aqueles sinais: Desde a falha do Gps, falta de estacionamento, portas fechadas etc... A mina começou a tirar a roupa e foi desaparecendo. Isso mesmo! A louca tirou o tamanco e a bunda sumiu, ela diminuiu de tamanho e ficou quase anã. Tirou o sutiã e os peitos sumiram, ficaram só os biquinhos! Era puro enchimento. Ela tirou a meia calça e a anca se desfez, e a tonalidade das pernas desapareceram e deram lugar a uma perna seca cheia de estrias e varizes. De repente ela ficou com um cabeção! desproporcional ao corpo.

CARA, como é que ela fez isso? Uma das piores mágicas que eu já vi! Tipo filme de terror!!! :shock:

Assim, me senti totalmente enganado. Enganado pelo tempo, pelo acaso, pela puta, pela vida!

Me concentrei para não perder os vintão! Deitei na cama e ela começou um oral encapado e meia boca. Depois veio por cima de costas e eu tive que fechar os olhos para não contar as vertebras da louca que saltaram nos meus olhos. Segurei-a na cintura e deitei-a por cima de mim, do jeito que ela estava mesmo, ou seja, ela ficou deitada por cima de mim só que de costas. Meti afúdê assim na louca! Ela chacoalhava as perninhas! Ela era tão leve, que quando eu queria mudar de posição era só mover meu corpo que ela ia junto, eu nem precisava fazer força. Botei ela de ladinho, mas, tinha perdido toda a graça. Pensei em desistir, mas quando lembrei dos vinte pila eu tirava força do âmago! Vinte é vinte né gurizada.

A foda estava foda. Muito ruim! A mina não se mostrava participativa e o meu pau já dava sinais de desistência. Pudera né? Não é todo o dia que o cara fode o Smigol do Senhor dos Anéis. A mina só podia ser discípula do David Coperfield, aquele mágico ilusionista.

Me concentrei novamente e botei ela de quatro. Fechei os olhos e lembrei daquela mina gostosinha, que abrira a porta pra mim a pouco tempo, vestindo lingerie preta e vermelha, com meia calça bordada e espartilho e salto alto, anca larga e pernas torneadas..... Com muito esforço, enchi a borracha! Ufa!

Meu dia do orgasmo se transformou em o dia do horror!
Eu deveria ter seguido os sinais :-x
Saí de lá mais irritado do que quando entrei.
Mas sou gaúcho osso duro e volto lá para comer a tal da Yasmim!!!

Sem mais para o momento, desde já agradeço.

SÓ PARA CONTAR EU LEMBRE DE VC E QUIZ TIRAR AS PROVAS DOS NOVE QUANDO VIE A GP.... EU DEI UMA OLHADA NO FORUM ANTES DE IR PARA ACADEMIA DEMANHA. E REALMENTE ESTA FLOR NÃO ESTA COM NADA.

KKK
https://www.youtube.com/watch?v=VCPBvKYqm5U

É FODA AQUELE PESSOAL TODO NO CORREDOR MEMO.

Link:
🔗

louco_recife
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 15
Ver TD's

#153 Mensagem por louco_recife » 02 Ago 2013, 18:32

NEUTRO
Nome da Garota:Any

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Beijou na Boca:NÃO
Mais uma investida, resolvi bater na sala 305 ou 306, não lembro mas tem Duda escrito na porta. Abre uma morena clara gostosa, tinha outra morena e uma loira, as 3 lindas, realmente bonitas mesmo, preferi a loira, Any. peitinhos médios, bunda durinha, bucetinha cheirosa e raspadinha, optei pela rapidinha de 20 reais, não sei se foi por isso, mas ela chupa gostoso, mas na foda nem gemeu de mentira. Muito gostosa, bonita mas achei meio morta, não considero dinheiro perdido, mas poderia ter gasto melhor, quem quiser arriscar, pode ser que pagando mais ela se empenhe melhor..

Link:
🔗

Gigante d POA
Forista
Forista
---
Ver TD's

#154 Mensagem por Gigante d POA » 05 Ago 2013, 07:41

NEGATIVO
Nome da Garota:Loira coroa do ultimo andar segue o mapa

03/08/2013, cheio da esperança louco para encher a boca de alguma putinha de esperança. :lol:
Ta cheguei , no negocio e fique meio sem saber onde ir ... então comecei a ir em sala por sala para ver as possibilidades.
Bah, nenhuma puta que estava la quis chupar no pelo e o que dira levar leite na boca. ::basta:: eu fui em todas salas
Somente esta coroa, loira. disse que chupa mas não deixava gozar na boca, meu eu tava louco por um boquete pq buceta é mato por ai,
Resolvei ir na tia loira, pelo boquete no pelo TRINTÃO com penetração... vou fazer um mapinha para mostra a sala depois.
Agora vai o ocorrido:
Pague esperei um pouco ela chego, tirei a calça e deite como ela pediu,,,
Ela começou a tirar a roupa( meio caída mas tava pelo oral metidinha era consequência de não poder gozar na boca)...e eu já liguei o cronometro do relógio :twisted:
Veio elogio que tava no capricho a higiene... e ai começouuuuuuu...
A me enrolar :doubt: não metia a boca, fica enrolando passando os lábios e tal e não meteu a boca :( ( ou seja não cumpriu o tratado)
Deu 1min: 30 seg mais ou menos nesta cena e a loira veterana já veio com a camisinha que já tinha aberto e deixado a mão. e ai meteu a boca e bem meia boca :doubt:
Eu de pau duro ela já sentou... cavalgou (horrível o barriga) e a buca normal.
Depois foi de 4 e e la já pediu o tempo olhei para o relógio... tinha passado 8 min... e o tratado foi 20 min ....
já estava trie mordido...e não ia gozar então propus de eu bater uma punheta e gozar nos seios, a puta veia aceito na hora.
Mas ai já veio o um papel higiênico na mão e eu tocando bronha. pegando nas tetas, dela...
Ai quando vinha o leite ela vio e veio com o papel, e eu segurei a porra, pois já estava esperto na dela... e com a outra mão baixei a mão dela com o papel higiênico e gozei nas tetas da veia...
Paga pra gozar batendo punheta =\
Fui no banheiro lavar o pau depois e ela com uma papo furado....
Larguei fora...
BOM aque vai as notas com detalhes:
ORAL 0 não teve oral na verdade teve enrolação
Bunda: 3 bem caída e um pouco leitoa de quatro
Barriga: 3 pois ela realmente tem barriga e nada cintura parece um salsichão
Buça: 5 tava limpinha, não veio cheio e não era larga mas tinha uns pentelhos cultivados que eu não curto
Peito:6 tão bom para idade...
Rosto 7 bonita apesar da idade
Motivo do negativo esta em negrito
Mapa:
[ external image ]

Link:
🔗

raposadodeserto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 69
Ver TD's

#155 Mensagem por raposadodeserto » 05 Ago 2013, 14:55

POSITIVO
Nome da Garota:Dani

Fez Oral sem camisinha:SIM
Fez Anal:SIM
Beijou na Boca:SIM
Um dos melhores mapas que ja vi ahsuhaushaushaus

parabens.

Vou fazer um TD que soneguei com a DANI da sala da YASMIN..

Mto boa, não é perfeita nem super mega gostosa mas por 20 pilas ta valendo...
chupeta no pelo, metidinha sem pressa...
Lactobacilos na borracha e tchau pra casa....
A perva é "razoavel' botou silicone e estrgou os peitos....

Buceta 6,5
chupeta 9,432
rosto 7
corpo 6

nota geral , 7,5 da pra repetir

Link:
🔗

raposadodeserto
Forista
Forista
---
Ver TD's

#156 Mensagem por raposadodeserto » 20 Ago 2013, 14:59

POSITIVO
Nome da Garota:Tati

Cara toda a vez que eu entro nesse topico e vejo o mapa eu cago rindo :lol:

Hoje comi a TATI novamente pois ela faz aquela chupeta no pelo e deixa gozar na boca.... ainda vo convencer ela a engolir meus lactobacilos vivo!
Como ja sabem, puta siliconada,,, sem bunda mas chupa e fode direitinho..

nota 7,89
chupeta 9
buceta 8 ( ja ta estragadina mas.... vale os 20)
cuzinho ( ainda não comi)

vale os 20,00

Link:
🔗

raposadodeserto
Forista
Forista
---
Ver TD's

#157 Mensagem por raposadodeserto » 02 Set 2013, 15:02

POSITIVO
Nome da Garota:GABI

A pervinha nova GABI ao lado do cabelereiro na outra salinha que não é a da YASMIM.

Caras que foda bem boa, ouso dizer que foi um dos melhores TDS que ja fiz,... a pervinha chupa no pelo, beija, e tudo sem pressa nenhuma ... foi a primeira vez que GOZEI 2 x por 20 pila.... corpinho mto bom, recomendo..... nota 9

peitolas 7 pequenas
corpo 9 bem bonzinho
bunda 8

chupeta 10
xoxota 10

resumo da opera 9,33345

vale no minimo 50eheuhuehe

Link:
🔗

Kid Durango
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 26
Ver TD's

#158 Mensagem por Kid Durango » 03 Set 2013, 10:16

POSITIVO
Nome da Garota:Tati

Repeteco com a Tati...

Normal, a mina está gostosa com aqueles peitões...e ela aguenta o tranco...dá pra meter bem...posições sem reclamar, e finalizada na boquinha...

A parte engraçada era que eu estava com uma pasta, e ela falou que eu deveria ser do GP Guia, e estava com o notebook....dá próxima vez vou perguntar se ela curte umas fotos....

Abraços!

Link:
🔗

Coffee Break
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 53
Ver TD's

#159 Mensagem por Coffee Break » 09 Set 2013, 09:36

Kid Durango escreveu:Repeteco com a Tati...

Normal, a mina está gostosa com aqueles peitões...e ela aguenta o tranco...dá pra meter bem...posições sem reclamar, e finalizada na boquinha...

A parte engraçada era que eu estava com uma pasta, e ela falou que eu deveria ser do GP Guia, e estava com o notebook....dá próxima vez vou perguntar se ela curte umas fotos....

Abraços!

QUAL É A SALA DESTA TATI E DANI?

Link:
🔗

raposadodeserto
Forista
Forista
---
Ver TD's

#160 Mensagem por raposadodeserto » 09 Set 2013, 14:29

POSITIVO
Nome da Garota:Any

Buenas, TD realizado agora no almoço, bati na sala da Yasmim e tava fechado, depois bati na do lado do barbeiro e tava ocupada... subi dar uma olhada na 306 que tem a ANY ou ANE.. loirinha bem branca...
Bom fui lá acertadinho 20 pilas, fodinha boa ,,, bom custo beneficio mas a GP é meio gelada.,.. no final rolou legal mas de começo tava com a cara fechada e talz.. eheuehueh :lol:

recomendo

tetas : pequenas 7
corpo 8
xota 8
cuzinho : não sei se da

resumo da opera 7,95673

vale os 20 .

Link:
🔗

loko maluko
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 369
Ver TD's

Tatiana ,sala 204

#161 Mensagem por loko maluko » 20 Set 2013, 10:14

POSITIVO
Nome da Garota:Tatiana

Dias atrás, dei um conferes nesse antro.

No terceiro andar me interessei por uma puta do 309, se chama Vick.. mas a puta em questão não chupa no pelo. Talvez em uma próxima eu confira. Na sala oposta, do outro lado do corredor, tinha uma loira, acho que Débora, bem puta, completinha, sem frescuras.. um possível desbravamento.. Mas quando desci no 204, vi a Tati e ela disse que ia dar o rabinho eu fiquei.

A Perva: Morena peituda, estatura média, rosto bonito, pele bronzeada, seios grandes, firmes, bunda média, bem formada.

O Fight:
Era cedo, a puta perfumada, mas já só de calcinha e sutiã.. fui lavar o pau e quando voltei ela já foi punhetando ele, e eu beijando ela, chupando os peitos e mandando ela cair de boca.. Ela chupa, lambe, engole e te olha com aquela cara de puta..
Borracha no pau e mandei ela sentar em cima.. bela cavalgada, boa posição pra chupar mais aqueles melões.. depois soquei com ela de quatrilho, ela de 4 na cama e eu ferrando ela em pé.. um dedo no cuzinho, mais socadas e depois vou enfiando o pau rabo a dentro.. entrou fácil.. mas o tesão estava tanto que enchi a sacola na portinha de trás da puta sem poder encher a boca dela de esperma..

Agora preciso voltar pra dar leite pra essa vaca..

Resumo da Ópera:

Nome: Tatiane, sala 204
Rosto: 8
Seios: 8,5
Vaginal: 8
Anal: 9
Oral: 9
Bunda: 7

Investimento: R$ 70,00 com o cú e gozada na boca que não aconteceu por culpa minha hahahaa.

Link:
🔗

americanodacalifornia
Forista
Forista
---
Ver TD's

#162 Mensagem por americanodacalifornia » 30 Set 2013, 02:05

NEUTRO
Nome da Garota:Raíssa

Saudações aos colegas putanheiros,

Cliente antigo da Bezerra após muitas tentativas consegui me registrar no site.
Começo com um TD com a Raíssa, uma magrinha com cara de novinha de colégio, deve ter uns 19 anos no máximo. Fica no terçeiro andar na última sala à direita, não lembro bem o número mas na próxima vez que eu for lá irei anotar.
Como estava com o tempo apertado optei pelo oral, mulher cheirosa, boquete legal, peitinho gostoso, bunda pequena hehe mas enfim rápido pois já estavam fechando mas um relax. Fui às 18 horas tinha poucas opções mas por 20 conto tá valendo. Pretendo voltar essa semana no inicio da tarde, irei direto na Só Carrão, o qual tenho um relato que postarei aqui em breve.
Saudações ao amigo putanheiro Polegar Vermelho.

Link:
🔗

IT_GUY
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 6
Ver TD's

#163 Mensagem por IT_GUY » 01 Out 2013, 19:26

POSITIVO
Nome da Garota:GABI

Fez Anal:NÃO
Pela terceira vez na sala ao lado do cabelereiro... Promoção da Amélia...

Em uma semana fui na quarta e na quinta... e hj fui novamente na mesma garota.... a Gaby...

Loirinha, gostosinha, carinhosa...pele macia demais... cheirosa... beija bem pra caramba.... eu curti bastante....

Sem palavras....

20 reais muito bem gastos.... recomendo... tratem ela com carinho que ela retribui.... abs...

Link:
🔗

RRodrigo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 18
Ver TD's

#164 Mensagem por RRodrigo » 01 Out 2013, 19:47

POSITIVO
Nome da Garota:Sheila

Fez Oral sem camisinha:NÃO
Passei hoje para conhecer a tal da Yasmin... Droga ela não estava... =\
queria saber se é realmente como falam, pois é! mantive a curiosidade, a sala 204 estava trancada e a 201 que era o lugar, bati e quem abriu foi uma loira meio gordinha chamada (Sheila), perguntei por ela, e ela disse que não estava hoje. e acabei fazendo o progama com ela.
Me passou os valores: R$20 rapidinha de 15mins + -, R$40 com mais tempo ou R$60 com massagem...
Tava apertado no horário e peguei uma rapidinha pra não sair sem nada dali. Me levou no quartinho, paguei vintão e fui pro abraço...
Local uma desgraça! tinha uma outra GP que não parava de brigar no telefone e escutava uns roucos tbm... hahaha!
começamos o trabalho, logo quando tirou a parte de cima, caiu seus peitoes, e como era gordinha não dei muita bola pro resto do corpo...

Começou boqueteando o boneco com capuz, e ficou por uns 5 mins...
após fui pra cima dela e comecei o trabalho! onde fiquei mais uns 5 mins... e ela com uns gemidos muito falso! + tocamos em diante
depois virou a rabeta e meti de quatro e foi até a hora de cuspir na toca!
No final ela foi bem simpática, o foda foi o ambiente barulhento!
Me deixou a vontade no quarto, me limpei e fui no banheiro limpar as mãos.
Depois perguntei a idade, ela disse 29.

Na saída me deu um selinho, e mandou eu voltar... kkkk

NOTAS:
6 - BUCETA ( NÃO TAVA CHEIRANDO E TAVA COM BASTANTE LUBRIFICANTE!)
5 - BUNDA
3 - PEITO
5 - ROSTO
5 - COXAS

media = 4,8

É tirando os barulhos, até valeu os 20.
Ainda volto pra ver a Yasmin!

Link:
🔗

happy hour
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 10
Ver TD's

#165 Mensagem por happy hour » 10 Out 2013, 00:20

POSITIVO
Nome da Garota:Gaby

Boa noite gurizes! bah hoje fui na bezerra, conforme relatos fui conhecer a Gaby da sala do lado do cabeleireiro. A guria mto gostosa, atenciosa!!
Vamos Fight:oral sem camisinha bem feito, pouco tempo mais caprichado. td sem restrições de posição tudo mto bom de quatro eh uma delicia bem branquinha... tubada na borracha e ja era! Repetirei com certeza! Vale mto!!

Nota dez em tudo.

Link:
🔗

Responder