UFC 156
Na noite do último sábado (02/02/2013), em Las Vegas, tivemos uma verdadeira "noite brasileira". Tivemos 4 brasileiros lutando no card principal: Demien Maia, Antônio Pézão, Rogério Nogueira (Minotouro) e José Aldo (defendendo o título da categoria do peso pena).
1ª) Demien Maia x Jon Fitch:
Dentre as lutas que envolveram os quatro brasileiros, para mim, essa foi a que menor trouxe emoção. Foi um combate muito cauteloso, mas bem desenvolvido pelo brasileiro Demien, que procurou, durante os três rounds, ganhar a luta no chão.
[ external image ]
O brasileiro soube trabalhar muito bem em cima das costas do americano. Sua tática foi muito bem executada, tendo sido premiado vencedor dos três rounds pelos jurados.
Já foram 3 lutas na categoria dos meio-médios, sendo três vitórias. Continuando assim, certamente logo estará habilitado a enfrentar o campeão da cateragoria: Georges St-Pierre.
2ª) Antônio Pezão x Alistair Overeem
Para mim, esta foi a luta mais emocionante da noite. Antônio Pezão, antes do combate, foi intensamente provocado pelo holandês. A resposta do brasileiro veio dentro do octógono.
O primeiro round foi muito morno. Estavam se respeitando demais, porém o holandês levou a melhor por ter tomado mais iniciativa. No segundo, posso dizer que a vitória do holandês se deu pela pontuação ganhada na luta no chão, apesar de, em certos momentos, Pezão ter dado boas cotoveladas no holandês filho da puta.
Agora, o terceiro round foi lindo. Briga de pé. Pezão acertou uma bela sequência de socos, ao melhor estilo Rocky Balboa, tendo deixado Overeem totalmente apagado. Nocaute!!!
No final, o brasileiro aloprou com o adversário. Senti que ele queria que Overeem se levantasse, para continuar a dar um esporro nele.
[ external image ]
"Luta se ganha dentro do ringue, e não fora. Ele falou muita besteira, mas acredito muito em mim. Ele me desrespeitou e fiz ele me respeitar”, disse Pezão após o combate.
É isso aí! Já são duas vitórias seguidas.
3ª) Rogério Nogueira (Minotouro) x Rashad Evans
Minotouro venceu a luta por decisão unânime dos árbitros. Na minha opinião, Rashad foi melhor no primeiro assalto, porém, nos dois seguintes, o brasileiro foi muito melhor.
Utilizou muito bem suas habilidades no boxe. Seus jabs foram cruciais para sua pontuação e vitória nos 3 rounds. Ganhou a luta de pé em que pese o americano ter tentado jogá-lo para baixo.
[ external image ]
Depois de perder para Jon "Bones" Jones, Rashad viu cair por água abaixo sua intenção de baixar de categoria para tentar enfrentar Anderson Silva. Já Minotouro, ganhou mais moral ainda com esta vitória, depois de vir de outra com Tito Ortiz.
4ª) José Aldo x Frankie Edgar
A luta principal da noite, valendo o título da categoria peso pena, não chegou a me empolgar muito, até o 4º round.
Nos três primeiros assaltos, o brasileiro impôs muito bem seu estilo, ganhando principalmente por seus socos precisos no rosto do adversário e também seus chutes calibrados na perna esquerda de Frankie Edgar, que a deixou visivelmente vermelha, conforme se via na transmissão da Globo.
José Aldo, segundo os árbitros, foi melhor em todos os 5 rounds. Eu concordo! Mas no quarto o americano passou a dar sinal de vida. Conseguiu derrubar o brasileiro algumas vezes, mas nada que pudesse reverter o quadro.
No quinto round, o americano sabia que tinha que nocatear o brasileiro, porém, não conseguiu, pois embora os dois estivessem já esgotados, José Aldo ainda estava "um pouco mais inteiro" que Frankie.
Bom, parabéns a José Aldo! Mais um brasileiro representando muito bem nosso país lá fora, assim como Anderson Silva.
[ external image ]
No final da luta, José Aldo foi indagado sobre a possibilidade de subir de categoria, tendo deixado em aberto a possibilidade.
Abraço.