Estudantesp escreveu:Infelizmente somos um país colonial, preconceituoso e hipócrita!
Claro que eu gostaria de ter uma ferrari, tomar moet chandon como água, só sair com modelos top e etc, mas isso não é tudo.
!
Estudantesp, eh interessante perceber como a ferrari, por exemplo, eh quasse que um sonho coletivo de consumo. Eu nunca, disse nunca, vi uma ferrari sendo dirigidas pelas ruas, nunca. O unico lugar em que vi ferrari nessa vida foi na TV ou na loja localizada na av. cidade jardim ou rua colombia, sei lah, ali parada , completamente inerte a espera de um felizardo. Veja vc como essa situacao pode ser comparada a uma religiao fundamentalista. Tal como acontece em toda religiao fundamentalista na qual um Deus absolutamente inatingivel deve ser idolatrado e adorado por todos sem qualquer tipo de questionamento aqui a Ferrari deve ser idolatrada e, o que eh pior, a Ferrari eh quase, disse quase que inatingivel, ou seja, existe a possibilidade de que um em 1 milhao pode te-la, que um simples mortal serah o escolhido e terah acesso ao Deus Ferrari.
Ou seja, ao contra'rio das religioes assumidamente fundamentalistas, no capitalismo vende-se a ide'ia de que pode-se ter acesso ao seu Deus antes da morte. Que o Parai'so estah ai' ao alcance de quem tem $$$$
Bom, acho que o ser humano vive de sonhos pore'm existem sonhos e sonhos. Eu acho mais nobre os sonhos particulares e nao os coletivos pautados em valores que fazem parte de um contexto individual e nao de um social.
E hipocrisia eh dizer que trabalhando, apenas entao somente, alguem consegirah ter um Ferrari, sabemos que quem nasce em berco de ouro, no seio da aristocracia brasileira, teve a sorte e jah tem mais que meio caminho andado. Ou entao, participar de um esqueminha qualquer , entre tantos e tantos espalhados por esse Brasil a fora pode ajudar tambe'm. Do primeiro surge a injustica e desigualdade de oportunidades e do segundo a corrupcao, violencia, falcatruas, criminalidade...
Pois eh, como em toda religiao, o excesso e o fanatismo acaba produzindo seus efeitos colaterais, no fundamentalismo capitalista nao eh diferente.
A u'nica coisa que eu admiro numa ferrari eh a obra tecnologica que estah ali, produto da capacidade humana de criar. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas soh enxerga o status que a Ferrari produz sem nem saber ao certo o motivo.
Por isso, sinceramente e sem hipocrisia, Ferrari nao eh e nunca foi meu sonho de consumo. Nunca quis ter uma Ferrari, nao apenas por saber que eh inatingivel, mas pelo simples fato que nao faz parte de meus sonhos ou desejos.