http://i1053.photobucket.com/albums/s46 ... f15d12.gif
A charge é sem graça. Muito sem graça. Como a maioria das piadas sobre negro, feita pelos pseudo-humoristas brasileiros. Mas é a liberdade de expressão e todos, na minha opinião, tem direito a elas.
Na Minha opinião, reflete muito da ignorância honesta ou desonesta que circunda a questão racial no Brasil. Já contribui muito neste tópico e houve discussões muito bacanas aqui, inclusive sobre essa babaquice de "O Dia da Consciência Branca".
Há muitos posts racistas neste tópico, o que não é nada de errado, uma vez que este é um tópico de discussões, num Forum. A ideia é discutir com ARGUMENTOS, embora a maioria use aquela famosa estratégia de "atirar a pedra e sair correndo". Simplesmente porque não tem argumentos, baseiam-se no tal do "ouvi dizer", "eu acho que é assim" e por ai vai. Muita retórica, muito mimimi e pouca opinião que possa gerar algo concreto.
A questão racial no Brasil é séria, não é uma piada de quinta categoria feita pelo Danilo Gentilli. Não é brincadeira ser negro/ínido/pardo no Brasil. Os mais atentos estão percebendo uma multiplicação exponencial de denúncias dos casos racistas. "Ah, mas o sujeito não tem o direito de expressar sua opinião??, tudo quanto há é racismo??", dizem muitos. Claro que todos tem o direito, assim como quem recebe as "piadas" ou "opiniões contrárias", tem também o direito de retrucá-las. De questioná-las.
E é aí que mora o problema. Se eu digo que achei a charge de mau gosto e ela é RACISTA, vão contra-argumentar dizendo que eu não tenho o direito de pensar assim. Que é só uma brincadeira inocente, que é liberdade de expressão, que tudo quanto há é racismo, ditadura do politicamente correto, etc, etc, etc. O mesmo argumento usado por Rafinha Bastos, Danilo Gentilli, Alexandre Fruta e sua turma. Ou seja, a liberdade de expressão tem que ser garantida para uma só via, qualquer contra-argumentação, crítica, chamada pra discussão, é proibida. São os chatos do POLITICAMENTE CORRETO. São a ditadura (sic).
Sobre Consciência Branca x Consciência Negra. O "equívoco" é de um tremendo mau gosto. Os brancos são os grandes vitoriosos na nossa sociedade ocidentalizada. Eles controlam todos os aspectos da sociedade ocidental: política, economia, cultura, etc. Querem refletir sobre o quê?? Sobre os milhões de índios que exterminaram da face da Terra?? Sobre os milhões de negros africanos que acorrentaram como animais?? Sobre as centenas de nações que arruinaram mundo a fora, pra se perpetuarem no poder?? OK, boa reflexão!! A Consciência Negra, ou o dia da Consciência Negra tem a intenção de REFLEXÃO sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos afrodescendentes brasileiros. Fazer a sociedade refletir e quem sabe com isso, melhorarmos nosso país. Uma melhora nas condições de vida do negro, significa uma melhora no país em geral. Qualquer político pragmático de pensamento liberal, perceberia isso. Todo o sistema sairia ganhando. Além do grande ganho humano que teríamos. O "orgulho negro" aqui, é no sentido de lutar contra injustiça, se reafirmar quanto corpo, quanto indivíduo e não no sentido de dizer que se é melhor do que a ou de b.
Pra quem ainda não entende, ou finge que não entende, ou entende e quer saber mais, ou simplesmente é racista mesmo e pronto, vou postar alguns artigos e vídeos abaixo, que talvez os ajudem a entender sobre o "por quê os negros lutam":
1) Chico Buarque fala sobre racismo ( esse é especialmente revelador)
http://www.youtube.com/watch?v=sD2sjAw9mlM
2) 'Moça, você é machista' fala sobre o Dia da Consciência Negra e racismo
http://www.youtube.com/watch?v=6hvf3tBX ... e=youtu.be
3) George Carlin - Orgulho
http://www.youtube.com/watch?v=iMOdOaaYbzM
4) Nosso racismo é um crime perfeito
http://revistaforum.com.br/blog/2012/02 ... -perfeito/
5) Negros são 70% das vítimas de assassinatos no Brasil, reafirma Ipea.
http://negrobelchior.cartacapital.com.b ... irma-ipea/
6) Ipea: jovem negro corre 3,7 vezes mais risco de assassinato do que branco
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2 ... que-branco