Os sintomas mais comuns são apresentados por : falta de apetite, febre, vômitos, náuseas, diarréia, icterícia, dores articulares.
Os pacientes com hepatite causada pelo HBV poderão evoluir para estado crônico e, neste caso, deverão ser acompanhados em serviços de atendimento médico especializados.
Atualmente, o uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos entre usuários de drogas, assim como relações sexuais sem preservativo (camisinha) são as formas mais preocupantes de contaminação na população.
Adultos não vacinados e que não tiveram a doença também podem fazer a vacina, que está especialmente recomendada a pessoas do grupo de risco ou que sejam mais vulneráveis (profissionais da área da saúde, putanheiros, alcoolistas e indivíduos com outras doenças hepáticas).
Pessoas que tiveram exposição conhecida ao vírus (relação sexual com indivíduo contaminado, acidente com agulha) podem receber soro (gamaglobulina) nos primeiros dias após o contato, o que poderia diminuir a probabilidade de manifestar a doença.
*****************************************************************
Este tópico foi criado apenas como contribuição à cultura geral de putanheiro.
Portanto, o texto não visa ser um tratado médico.
Em caso de quaisquer sinais e sintomas suspeitos, procure o seu médico!
*****************************************************************