Tricampeão escreveu: ↑07 Abr 2020, 10:21
ZeitGeist escreveu: ↑06 Abr 2020, 16:31
Oliveira_BH escreveu: ↑06 Abr 2020, 15:38
Uma coisa que me irrita também é que o jornalismo adota alguns “clichês” nos textos, nas falas, que vira quase uma lavagem cerebral! Toda hora você ouve: “Em tempos de isolamento social...”; “Em tempos de corona vírus...”; “novo coronavírus” (já nem é novo mais, melhor tratar pelo “nome” oficial Sars-Cov-2, não?); e etc...
Aqui o pessoal já acostomou a chamar o virus de "novo coronavirus", mas eu acho sars-cov2 melhor.
O nome oficial era nCoV, "novel Corona virus". Agora é que é SARS-CoV-2. Mas coronavírus não é errado, é igual chamar Homo sapiens de homem.
Quanto aos chavões, concordo totalmente. Os caras são limitados.
Minha irritação com o termo “novo coronavírus” é que, para mim, sendo coronavírus um “tipo” de vírus, assim como os filovírus, arenavírus, e etc, chamar o vírus de “novo coronavírus” é como chamar um livro de “novo livro” ou um filme de “novo filme”. É inespecífico, e não informa nada. E minha crítica não é somente a imprensa brasileira, mas também à internacional, que em muitos casos vêm tratando o vírus como “novel coronavírus”. Entendo que o Organização Mundial da Saúde, a partir da identificação de um novo vírus, adotou esse nome provisório, e após o entendimento (entendimento não quer dizer cura) do que se tratava, o denominou Sars-Cov-2.
Já que citei tipos de vírus, vou explicar também o por que eu vejo essa pandemia com preocupação, mas jamais com pânico e me desculpem oa hipocondríacos: em janeiro agora de 2020 uma pessoa em São Paulo foi contaminada com um arenavírus que causou uma febre hemorrágica bizarra que mandou o cara para o saco em poucos dias. ISSO me assusta. Assim como Ebola e outras coisas desse naipe, acho que até por que uma febre hemorrágica é até mesmo visualmente mais impactante, né? Não estou dizendo que é oba oba e o coronavírus não é nada. Tem que tomar precauções, cuidado, restrições, sim. Mas não vejo com pânico, e para falar verdade me preocupo mais com o pessoal mais idoso da minha família do que comigo mesmo.