Mas também eu não escolhia, quem comprava era meu pai, ele quem decidia. E ele sempre deu bons aparelhos para mim e meus irmãos, e também trocava com bastante frequência. Era comum até ele dar aparelho melhor do que o dele próprio para os filhos por considerar que não precisava trocar o dele tão rápido.
O primeiro telefone que eu tive que era Android foi em 2009, era da Motorola, a câmera era de 5MB e estava incluso um cartão SD de 8GB, e embora eu não saiba bem o preço, pelo que eu me lembro não chegava a 2k, não. Eu ACHO que era uns R$1200, e meu pai ainda conseguiu um bom desconto por ter comprado em quantidade e por PJ.
Então talvez por não ter "passado vontade" de nada, eu nem reparava direito qual era o celular dos meus amigos, nem sei dizer quem tinha ou não iPhone, mas, me lembro, sim, de ver smartphones em 2010, isso eu tenho certeza. E mesmo sem ser smartphone, os aparelhos de praticamente todo mundo, como eu disse, já era "espertinho".
De 5 anos para cá que sou eu quem compra meus próprios aparelhos, o meu "pessoal" é o mesmo já tem uns 3 anos... hehe
Diz que eu sou menos consumista que meu pai, daí
SÓ QUE tem uma coisa, eu posso estar errada, mas a impressão que tenho é que as coisas mudaram muito mais de 2000 para 2010, do que de 2010 para cá.