Eu não diria que GPs são a válvula de escape, mas sim, uma forma de literalmente suprir as necessidades, seja uma uma simples metida ou até mesmo fantasia ou simplesmente complementar o que falta em casa. Por exemplo, sexo em casa da escasso, vou lá dar uma com a GP... quero fazer um menage e isso seria inconcebível para a esposa, então vou lá e faço uma dupla.
Agora, de fato, concordo que GP não salva casamento, pelo contrário, pode até acabar, pois o cara que não é monogâmico casado, não vai ser solteiro tbm.
No meu caso, sair com GPs não satisfazia mais as minhas vontades, faltava algo, aí começou a aparecer os apps de relacionamento, e aí comecei a me aventurar com civis e dei um tempo com GPs. Nessa hora refleti e conclui que na verdade eu não queria estar casado, só não tinha coragem de me separar. Até o dia que comecei a ser descoberto pelas civis que ainda era casado (felizmente nenhuma botou a boca no trombone), aí por respeito a ex e para evitar que a casa caísse (ia ser bem caro), decidi separar.
Mas agora estando solteiro, voltei a consumir os serviços das GPs para complementar o sexo que tenho com as civis, ou seja, solteiro ou casado não consigo ser monogâmico