Gringo Aposentado escreveu:Duas atitudes frequentemente encontradas entre os brasileiros sempre surpreendem os gringos residentes ou visitantes com uma certa vivência do país :
O orgulho exacerbado, beirando a paranóia, dos que pensam que o Brasil é uma potência cobiçada por forças ocultas, principalmente americanas diga-se de passagem. Vide post inicial do tópico ou debate recorrente sobre a exploração das riquezas da Amazônia, história do SIVAM, etc. Muito exagero ou falta de real conhecimento geopolítico, mas enfim pelo menos reflete uma certa auto-estima e vontade de se posicionar como uma potência regional, que o Brasil de fato é.
A outra atitude, representada pelo Madness, é absolutamente inversa. Mostra um lado detestável de baixa auto-estima. Considera que esse país não vale nada e é subserviente. Não me conformo com esse pensamento de looser.
Também não. Apesar das merdas de sempre este país é um tesão, em todos os sentidos. Não troco por nenhum outro lugar do mundo (apesar de não conhecê-lo totalmente).
Apesar da paranóia do tópico, acho que os EUA não teriam coragem de comprar uma briga com o povo tupiniquim, pelo menos por enquanto... Acho que este é um dos poucos pontos positivos desta "neutralidade" (pra não falar "em cima do muro") do Brasil no atual cenário mundial, no que diz respeito às questões militares.
Sei que, pelo andar da carruagem, se o governo e o povo brasileiro continuar a não preservar a enorme riqueza natural que possuí, daí sim será criada a desculpa perfeita para uma possível "intervenção". Não só pelos EUA, mas por qualquer outra potência mundial...
Quem sabe, daqui a alguns anos a paranóia não seja "Olha, os chineses estão de olho na Amazônia...". Sei lá, tô viajando na maionese... Mas tudo é possível nos dias de hoje...
Mas, afinal de contas, o que é que esta porra tem a ver com a putada? Será que eu errei de fórum???!!!
Interado