O golpe do momento:
Ficou muito comum um golpe quando enviamos uma mensagem automática de um site de anúncio (Photoacompanhantes, skokka, erosguia etc) para saber mais informações ou até marcar uma saída.
Mesmo sem uma resposta da GP, recebemos uma mensagem de outro número enviando os seus dados de endereço, nome, nome da mãe, falando que é da facção (PPC, Comando Vermelho...) falando que causou prejuízo a GP por não ir ao encontro e tals e ameaças em ir até a sua casa.
Conseguem os seus dados pelo vazamento de informações da operadora de celular. Sim, tenho certeza, em uma tentativa comigo, troquei o endereço e outra vez tentaram no dia seguinte mostrando o endereço que troquei a menos de um dia na minha operadora (Claro).
Mandaram uma lista com os 5 últimos endereços do número.
Relatos no fórum
Temos muitos relatos no fórum desses casos e infelizmente alguns colegas caíram enviando pix.
É normal, dá medo, a tática de mostrar seus dados pessoal e ameaçar que vai no local, realmente é bem intimidador.
Casos de tentativas de golpes comigo:
Neste mês de junho e maio, com um tempo sobrando e vontade de desbravar, ao enviar as mensagens em anúncios sem preço (tem relatos no fórum que com preço tbm tentam extorsão)
Recebi a mensagem de um número com DDD 31, diretamente mandando o meu nome completo, nome da minha mãe e meu endereço.
Mandou um áudio bem ameaçador, falando que marquei de sair, não fui e causei prejuízo! Agora tem que resolver se não ia mandar o comando até minha casa!
Respondi, disse que é mentira, pedi provas do que fala com prints.
Mandou o print da mensagem padrão do photoacompanhantes, mas a menina nem respondeu...
Aí já cresci no maluco, o mano, acorda pro mundo e deixa de papo torto, um print desse quer ameaçar, flw ai... (Bloqueei de imediato)
Mudou de semana
Fiquei na cabeça sobre o meu endereço do celular, resolvi trocar por segurança.
A troca direto no app é rápida.
No dia seguinte, tentei desbravar, era outro anúncio.
Agora com o DDD 14, mesmo discurso e quando mandou, estava com lista de 5 endereços e o atual com a alteração que fiz.
Tinha um outro anúncio que tinha enviado no mesmo dia outro com DDD 12 chamou...
Só bloqueei...
Olhei aqui no site, vários relatos do mesmo golpe, fiquei com pena de um colega de SJC que perdeu uma grana com isso...
Li um comentário muito bom onde o cara da uma dica que precisamos ser "fantasmas" (nunca usar pix, nunca usar o seu numero, nunca usar o seu celular e nunca levar em seu carro)
Teste aprovado número virtual de celular EUA
Pesquisando, vi um app que pode comprar um eSIM, não li e era fixo e habilitar no whatsapp precisa de aprovação...
Mas tem um app gratuito, chama textPlus (tem vários tutoriais no YouTube)
O meu celular tem a função de criar um dual app, podendo usar whatsapp em números diferentes, se o seu aparelho não tem essa função, aí precisa de um segundo aparelho mesmo.
Habilitei o número estrangeiro no celular, mandei mensagem aos números bloqueei nem responderam.
Cacei eles, mandei mais de 80 mensagens em anúncios diferentes em photoacompanhantes e skokka
E até nas regiões onde colegas no fórum caíram no golpe...
Muitas que são reais responderam, mas aquelas dos golpes, sem resposta.
Nenhum número tentou chamar tentando usar a tática falando que é dá facção!
Como o comentário, ser fantasma é a solução, a tática deles é usar uma informação pessoal para intimidar, sem essa informação, não tentam nada e tu fica em paz!
Bom, ideia mesmo é compartilhar uma solução, mas caso se encontrem em um caso semelhante, nem responda e bloqueia direto.
Acho que cabe um processo com a operadora, afinal, ela é a responsável pela proteção de dados ( se tiver algum colega advogado, será que vale um processo?)
Ou use um número virtual e se seja feliz, ninguém terá acesso aos seus dados pessoais.