Cheguei tarde na conversa e a minha opinião já foi expressada por vários colegas. Só vou repetir pra deixar claro o que eu penso.
Em primeiro lugar não entendi o intuito do tópico. Acho que é porque às vezes certas coisas parecem tão óbvias pra gente que achamos que todos perceberam. Ou então porque nós achamos que sabemos o que são essas coisas óbvias mas na verdade não sabemos de nada.
Em segundo. Pode ser que em 0,07% dos casos seja fruto de algum sentimento real.
Mas boa parte das vezes é simplesmente charminho da puta porque você saiu com outra e, consequentemente, ela não vai faturar. Como quando você vai num privê que não tem nenhuma garota legal além de uma que você descobriu lá e acaba indo lá só pra comer ela. No dia que aparece uma outra coisa legal e você resolve experimentar, ela percebe que não vai mais ser a única e que você vai dividir a grana com outra, então te trata com ares de ciúme pra ver se você se sensibiliza (afinal homem é tudo bobo e sempre acha que o charminho delas é interesse real) e resolve voltar a sair só com ela pra ela não ficar "chateada" com você.
Por outro lado rola sim territorialismo. A mina sempre tem uma grande massagem no ego se você vai num lugar pra sair apenas com ela. Ela fica achando que você a considera especial. No dia que você sai com outra a ficha cai e acaba sendo um golpe na auto-estima dela, gerando comportamento que pode ser interpretado com ciúme amoroso.
Acho que já deve ter acontecido com alguém, de ter aquela garota no trabalho ou na escola, a qual você era super afim, mas ela não dava bola, sempre te considerava um "amigo". Oras, é lógico que ela sabia que você estava caídinho por ela, mas ela não queria nada com você. Só que ela adorava a sua "amizade", pois sempre era uma grande massagem no ego dela o jeito que você a tratava. Aí no dia que você moveu sua atenção pra outra garota, que deu brecha, a garota, mesmo não sentindo atração por você, ficou bravinha e passou a te tratar de forma meio fria. Vocês já não passaram por isso?? Eu já passei. É mais ou menos a mesma coisa.