Para isso esta o Jurássic... e parece que ainda não vai para a versão 3.0... nestas pág. tem muita informação de valia...Roman Barak escreveu:Ôpa MaestroAlex,
Cara, que arquivo bárbaro!
Você poderia postar também biografias do John Coltrane e do Charles Mingus, dos quais sou devoto?
Não sei se estou certo, mas gostaria que o fórum se abrisse mais para debates outros além de GPs, privés e casas de swing. Confesso que já me enjoei de ficar lendo sobre os mesmos papos de sempre, mas como esse fórum se apresenta como voltado a esse tipo de assunto apenas, fico quieto na minha, ainda que de vez em quando eu dê umas pinceladas prá ver se a conversa fica mais interessante e abrangente.
Abraços,
Barak
John Coltrane
Biografia
Poucos artistas foram influentes no jazz como o saxofonista John Coltrane. Em cada um dos vários períodos principais da sua carreira foram produzidos trabalhos clássicos que permanecem até o dia de hoje como modelos para os jazzistas do mundo inteiro.
Nascido em Hamlet, N.C., no dia 23 de setembro de 1926, Coltrane começou a tocar como profissional em 1947, depois que deixou o serviço militar onde se apresentava com a banda da Marinha. Durante os anos seguintes Coltrane rodou em vários grupos sem se fixar, e só alcançou a fama depois que começou a refinar seu som sob a tutela de Miles Davis.
Em 1955 Coltrane se integrou ao Miles Davis Quintet como saxofonista-tenor, evoluindo rapidamente a ponto de se tornar um dos artistas mais poderosos desse grupo formidável. Infelizmente, em 1957 Coltrane foi despedido do Quintet devido ao uso da heroína. Depois de deixar as drogas, Coltrane trabalhou por um tempo com Thelonious Monk.
Em 1957 Coltrane registrou seu primeiro grande álbum(alguns dizem que é o melhor) como líder de banda, o "Blue Train". No ano ele voltou ao Miles Davis Quintet onde seu estilo de execução "sheets of sound" ganhou críticas elogiosas e um contrato para gravar um álbum na Atlantic.
Em 1959 o esforço solista de Coltrane em "Giant Steps" que teve o acompanhamento de piano-baixo-bateria, o colocou no devido lugar na história do jazz. Seguindo o sucesso de “Giant Steps”, Coltrane deixou o Miles Davis Quintet para começar um novo trabalho junto com o pianista McCoy Tyner, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones.
Em 1960 Coltrane lançou outra obra-prima "My Favorite Things", que introduziu um período novo na sua carreira, marcada por um som mais minimalista, hipnótico e solos longos, redundantes. Embora chamado por alguns críticos como "anti-jazz", o novo estilo de Coltrane gerou ondas criativas no universo musical.
Logo depois de gravar em 1964 seu trabalho seminal "A Love Supreme", John Coltrane começou a procurar uma direção mais de vanguarda com a sua banda, que agora passa contar com vários instrumentistas de sopro e um segundo baixista (e depois, um segundo baterista). Evitando se deter na melodia, sua música se tornou mais improvisatival e intensa.
Tragicamente, antes de 1966 sua saúde estava começando a falhar: alguns culparam o excesso de trabalho, pelo fato de Coltrane praticar até 12 horas por dia. Ele faleceu no dia 17 de julho de 1967 de câncer no fígado e foi enterrado em Farmingdale, New York.
Discografia
1956 John Coltrane: The Prestige Recordings Prestige
1957 Cattin' with Coltrane and Quinichette DCC
1957 Lush Life Prestige
1957 Blue Train Blue Note
1958 Soultrane Mobile
1959 Giant Steps Atlantic
1960 Coltrane Plays the Blues Rhino
1960 My Favorite Things Atlantic
1960 Coltrane Jazz Atlantic
1961 Live at the Village Vanguard Impulse!
1961 Impressions Polygram
1962 Ballads Impulse!
1963 John Coltrane and Johnny Hartman Impulse!
1963 Live at the Half Note Delta
1964 A Love Supreme Impulse!
1965 Kulu Se Mama Impulse!
1965 Ascension Impulse!
1965 Meditations Impulse!
1965 New Thing at Newport Impulse!
1998 The Classic Quartet: Complete Impulse! Impulse!
Charles Mingus
Biografia
Charles Mingus nasceu no dia 22 de abril de 1922 em Nogales, Arizona e foi criado em Watts, nos arredores de Los Angeles. Inspirado por música gospel e Duke Ellington, Mingus estudou baixo e composição antes de se integrar em New York ao jazz nos anos quarenta, tocando com Louis Armstrong e Lionel Hampton entre outros.
Sua ascensão foi em princípios de 50, trabalhando com Charlie Parker, Miles Davis e Duke Ellington, quando se tornou um do poucos baixistas a ter seu próprio conjunto de jazz. Com seus álbuns pioneiros "Pithecanthropus Erectus"(1956), "New Tijuana Moods"(1957) e "Mingus Ah Um"(1959), Mingus se estabeleceu como um dos compositores de jazz mais importantes do seu século.
Além de escrever e executar composições de jazz, ele abriu caminho para a fusão da música clássica com o jazz, escrevendo longas peças, algumas das quais ainda não foram descobertas ou só foram executadas depois da sua morte.
Desacreditado com o modo com que as gravadoras lidavam com os músicos de jazz, Mingus formou sua própria gravadora e editora, que ficou conhecida como "Jazz Workshop" voltada para músicos aspirantes e onde ele também utilizava o piano. Conhecido pelo temperamento difícil, Mingus despedia os músicos sem hesitação se eles não atendessem aos padrões exigidos, entrando em conflito com muitas figuras proeminentes do jazz.
Depois de ser rejeitado no Monterey Jazz Festival em 1965, Mingus se afastou das apresentações, só voltando em 1969. No começo de 70 Charles Mingus ensinava composição na SUNY-Buffalo e preparava uma autobiografia.
Ao longo dessa década Mingus compôs com freqüência ao passo que tocava cada vez menos. Em 1977 ele foi diagnosticado como portador de uma desordem nervosa Esclerose Lateral Amniotrópica, mais conhecida como Doença de Lou Gehrig.
Eventualmente limitado a uma cadeira de rodas e incapaz para tocar piano, Mingus continuou criando idéias novas em seu gravador até vir a falecer no dia 5 de janeiro de 1979 em Cuernavaca, México. Suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, enquanto músicos e aficionados do jazz no mundo todo lamentaram a perda desse grande compositor americano.
Discografia
1955 Mingus at the Bohemia (live) Debut/OJC
1956 Pithecanthropus Erectus WEA
1957 The Clown Atlantic
1957 Tijuana Moods Classics
1957 New Tijuana Moods Bluebird/RCA
1959 Blues and Roots Rhino
1959 Mingus Ah Um Columbia
1960 Pre-Bird Mercury
1960 Charles Mingus Presents Charles Mingus Candid
1961 Oh Yeah Rhino
1963 The Black Saint and the Sinner Lady Polydor
1963 Mingus, Mingus, Mingus, Mingus, Mingus Polydor
1970 Reincarnation of a Lovebird Prestige
1971 Let My Children Hear Music Columbia
1973 Changes One & Two Rhino
1976 Cumbia & Jazz Fusion Atlantic
1977 Three or Four Shades of Blues Atlantic
1977 His Final Work