Vamos discutir aqui o que os foristas acharam da estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo?
(Acho que não tem um tópico sobre isso ainda, ou tem?, hehehe)
A minha impressão não foi boa. Primeiro o Brasil perdeu a oportunidade de dizer a que veio e marcar um gol logo no início do jogo, quando era o momento mais propício para fazê-lo, pois a Croácia entrou em campo literalmente apavorada por estar enfrentando "os melhores do mundo". Mas logo, logo essa imagem se desfez, os croatas logo perceberam que os brasileiros eram de carne e osso, criaram uma auto-confiança que foi crescendo durante o jogo, perceberam que o ataque brasileiro, o "quadrado fantástico" era ou estava ineficiente, principalmente porque dois dos quatro fantásticos não renderam praticamente nada. Adriano, desatento, lento e desastrado, não conseguia acertar o passo, a não ser por um chute a gol mal sucedido. Agora o Ronaldo Fenômeno estava terrível. Ele definitivamente esgotou a minha paciência. Justo o sujeito que eu tanto defendi nesses anos quando diziam que não servia mais para jogar futebol, que eu tanto elogiei essa semana por ter "despachado" o Presidente Mula por causa daquela infeliz pergunta ao Parreira ("o Ronaldo está gordo?", um presidente não pode fazer isso, tem de ter compostura, não pode ir falando a sua opinião assim), esse sujeito me decepcionou. Eu já suspeitava que ele andava meio enciumado por causa da atenção dada ao Ronaldinho Gaúcho. Bolhas no pé, febre, tudo jogada de marketing pra chamar atenção da imprensa? No jogo, ele não apareceu, não se mexeu, não brigava pela bola, enfim "desistiu" do jogo desde o início. O que o Parreira deveria ter feito? Bom, ele é o técnico, então deveria saber que ele não estava em condições físicas e emocionais para jogar a primeira partida, mas...Ora, para não ficar chato, humilhante, para não ferir o amor próprio do Ronaldo, podia deixá-lo jogar o 1º tempo, mas deveria então tê-lo tirado no intervalo, porque mantê-lo mais 24 minutos do 2º tempo foi um desperdício para o resto do time. O coitado do Robinho assumiu o encargo de consertar o estrago. O Fenômeno, ao sair de campo, ficou no campo com aquela expressão de derrotado, de jogador de fim de carreira. Acho que ali não acabou só a "gasolina", mas também a vontade, a "gana" de jogar furtebol , o que é pior. Esse cara precisa de sério tratamento psicológico, talvez com o MaestroAlex. Tá certo que o Brasil não estava ruim apenas nesse departamento, faltaram jogadas preparadas, cadê o treino tático?, porque o jogo brasileiro foi absolutamente "improvisado", como os jogos do Peladão (campeonato amador amazonense), mas a apatia do Ronaldo houve por "contagiar"os demais jogadores, sobretudo o Roberto Carlos, talvez o seu melhor amigo. Felizmente o Brasil tinha Ronaldinho Gaúcho, que se não chegou a ser brilhante, foi muito eficiente, escapando dos sempre presentes 3 ou 4 croatas que o marcavam, conseguiu preparar jogadas, devidamente desperdiçadas por Adriano e Ronaldo. E graças a D'us o Brasil tinha Kaká, de longe o melhor jogador em campo, cotado para ser o melhor da Copa. Suas iniciativas, principalmente na jogada genial que culminou naquele golaço, sua "atitude" em campo foi primorosa. Emerson, apsar do cartão amarelo, Juan e Zé Roberto também foram bem, mas Dida, Cafu e Lúcio deixaram a desejar. O pior foram os croatas caçoando dos "melhores do mundo", com sua torcida festejando ter "amedrontado" o time brasileiro. Esses "iugoslavos" não são "qualquer coisa", não. A meu ver, apesar de se tratar apenas do início da Copa, para o time brasileiro falta muito, não para vencer, porque as demais seleções favoritas também decepcionaram, mas falta muito para responder com futebol à altura da dedicação e confiança que a sua torcida tem lhe prestado.
Do que vi até agora na Copa, a seleção que mais gostei foi a República Tcheca, que combinou a habilidade individual de seus jogadores com um esquema tático criativo e eficiente. A Argentina também parece estar cumprindo bem o seu papel. O resto, me pareceu resto mesmo. Inglaterra, uma enganação, Japão, nada, França, menos do que nada, o que é um desrespeito ao esforçado Zidane, o único que se dignou a jogar contra a Suiça. Portugal, uma fogueira das vaidades. Agora a Alemanha, diferentemente do que todo mundo falou, acho que foi bem, até porque marcou 4 gols na estréia...O Brasil tem moral prá dizer que a Alemanha está ruim?
"Na final contra a Tchecoslováquia, um show: Garrincha não se mexe. É de arrepiar a cena. De um lado, uns quatro ou cinco europeus, de pele rósea como a nádega de um anjo; do outro lado, feio e torto, o Mané. Por fim, o marcador do brasileiro, como uma única reação, põe as mãos nos quadris como uma briosa lavadeira. O juiz não precisava apitar. O jogo acabava ali. Garrincha arrasara a Tchecoslováquia, não deixando pedra sobre pedra."
NELSON RODRIGUES, sobre a Copa do Chile de 1962
Abraços,
ROMAN BARAK, de volta e com os culhões cheios de porra prá derramar dentro das putas!