O nome de
Curtis Mayfield evoca para mim o nome dum outro talentuoso músico:
Tim Buckley. Com efeito eu vi um show onde Tim Buckely e Curtis Mayfield fizeram (respectivamente) a primeira e a segunda parte dum espectáculo de Frank Zappa and the Mothers of Invention, em Montreal, em 1972. Hoje desejo escrever uma biografia breve, como foi breve a sua passagem pela vida: (1947-1975).
Tim Buckely naceu em 14 fevreiro 1947, em Washington, D.C. mas sua familia mudou-se para o estado de California, em Anaheim, quando ele tinha apenas 12 anos. Buckley, guitarrista e cantor tenor capaz de dominar 5 oitavas, foi influenciado por Bob Dylan, mas também por Ravi Shankar e Karlheinz Stockhausen (eclético, né?). Ele foi também um amigo pessoal de Frank Zappa (isso explica talvez o fato que eu vi ele num espectáculo de Zappa).
O seu primeiro disco, intitulado Tim Buckley, foi gravado em 1966 (Elektra Records). A música (folk) é ainda convencional mas sua voz se destaca pela sua intensidade.
Sempre viajando naquela época (1967-1969) entre Los Angeles e Nova Iorque, Buckley descobreu em Nova Iorque a música de Miles Davis e de Thelonious Monk; ele trabalhou também com Donald Fagen, leader do futuro grupo
Steely Dan.
Em 1967, deixando um pouquinho a música folk tradicional, ele incorporou elementos de música rock, jazz e experimental na sua música. Antes de morrer dum overdose (heroina/morfina), em 1975, sua música era cerca do free jazz. Nesse estilo, o albúm LORCA é um inesquecível
masterpiece.
A música de Buckley foi nunca «comercial» como a música de hoje. Ele era um artista sem compromisso.
Por ouvir amostras de sua música (ou ver clipes), clique aqui
http://www.timbuckley.com/
Tim Buckley Elektra Records 1966
Goodbye and hello Elektra Records 1967
Happy sad Elektra Records 1969
Blue Afternoon Label Straight 1970
Lorca Elektra Records 1970
Starsailor Bizarre records 1970
Greetings from L.A. Label Straight 1972
Sefronia Discreet 1973
Look at the fool Discreet 1974
.