K2 escreveu:PUNKS DE BUTIQUE
A MTV apresentou ontem à noite um hilário programa, mostrando os maiores enganadores do PUNKROCK, os chamados PUNKS DE BUTIQUE. A listagem é controversa, eu não concordo com algumas citações, mas vamos lá:
10) COLD CHARLOTTE
9) THE POLICE
BILLY IDOL
7) PRODIGY
6) KURT NOVOSELIC
5) GREEN DAY
4) THE CLASH
3) JOEY RAMONE
2) JOAN JETT
1) SID VICIOUS
O QUE VOCÊS ACHAM? PUNK......? ROVER....? ANDRÉDECODER.......?K2
K2,
Excelentes as observações que você garimpou!
Gostaria de acrescentar meus humildes comentários com relação a:
9) THE POLICE:
Aderiram à Onda Punk muito mais por uma questão comercial, vendendo-se totalmente à mídia!
Apesar disso, eles têm o mérito de serem precursores na linha do Rock com influências de SKA. Além disso, as batidas de Reggae traziam algo de inusitado em suas músicas.
Destaque para o baterista Stewart Copeland, um dos melhores do mundo, autor de diversas trilhas sonoras para filmes. Entre eles, o cult movie "O Selvagem da Motocicleta" (título original: "Rumble Fish").
8 - BILLY IDOL:
Esse pode ser considerado como o "Punk Almofadinha". Seu argumento era de que o movimento Punk era totalmente desprovido de "sensualidade" e seu intuito era o de reverter essa imagem. Para isso, fazia músicas quilométricas com tempo de duração superior a três minutos (uma heresia para os Punks ortodoxos). Além do mais, introduzia coralzinhos de fundo com vozes femininas em suas músicas para dar um tom meloso nas canções. No mínimo, ridículo, para quem se denomina de Punk!
1) SID VICIOUS:
Realmente entrou nos Pistols para substituir Glen Matlock que também não era nenhum exemplo de Punk! Entre outras coisas, Matlock foi expulso dos Sex Pistols porque curtia os Beatles!
Entretanto, segundo o escritor Antônio Bivar, ser Punk está mais relacionado com o fato de ter "atitude" e "presença de espírito" do que aderir a uma determinada forma estética visual (cabelo moicano, por exemplo).
Os Punks ortodoxos têm ideologia política anarquista e atuam de forma engajada nos movimentos sociais libertários! O Punk Rock e o visual que não obedece convenções sociais são apenas algumas formas de expressão estética! Pregam também, a antimúsica e a contracultura, combatendo a ventente POP multicolorida de Andy Warhol. Fato que explica SID VICIOUS não saber tocar baixo. Para eles, bastava tocar o foda-se!
Malcom Mclaren arroga para si a criação da estética Punk! É um grandissíssimo mentiroso filho da puta!
Outro que quer ser o pai do advento Punk é o LOU REED! Apesar de haver liderado a grande banda VELVET UNDERGROUND, o LOU REED também não merece o título de pai do Punk.
Na verdade, os Punks derivam do movimento
beatnik que impressionou o mundo ocidental com sua literatura (ou antiliteratura como diria Truman Capote) desde os anos 50.
E quem foram os ícones desse movimento???
Resposta: Jack Kerouac, William Burrougs, Allen Ginsberg e Neal Cassady que ensinaram ao mundo o que é pensar e agir com liberdade no sentido mais fidedigno da palavra!
Não há dúvida de que Malcom Mclaren "usou" os Pistols como produto de mídia para encher seus bolsos de grana! Como prova disso, podemos relembrar aquele videoclipe rídiculo no qual SID VICIOUS interpreta a música MY WAY de Paul Anka! LASTIMÁVEL!
É isso aí, irmão K2,
Acho que os comentários que você elencou são bastante felizes e descrevem muito bem o perfil desse "SUBPRODUTO" do Rock!
Entretanto, ficam as boas lembranças dos Buzzcocks, Exploited e de caras como Steve Jones e Johnny Rotten (sou suspeito pra falar)!
Valeu garoto!
Um grande abraço!