http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5678.shtml
STJ arquiva processo contra acusados de matar calouro da USP
Publicidade
TATIANA FÁVARO
da Folha Online
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) arquivou o processo contra os quatro acusados pela morte do calouro da Faculdade de Medicina da USP Edison Tsung Chi Hsueh, ocorrida em fevereiro de 1999. Ele foi encontrado morto na piscina da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, durante uma festa de trote dos estudantes.
Os veteranos Frederico Carlos Jaña Neto, Ari de Azevedo Marques Neto, Guilherme Novita Garcia e Luís Eduardo Passarelli Tirico foram denunciados (acusados formalmente) pela morte. Hsueh morreu por asfixia mecânica por afogamento.
O Ministério Público Federal afirma que entrará com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão, publicada na segunda-feira (4), no "Diário da Justiça". O subprocurador-geral da República Jair Brandão de Souza Meira retirou o processo nesta quarta-feira para análise.
O arquivamento atendeu a um pedido de habeas corpus feito pela defesa. Para a promotora Eliana Passarelli, responsável pela acusação, o resultado é "lamentável".
"É até mais que lamentável. O acórdão cita que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto. A vida de uma pessoa não pode ser levada na brincadeira", afirmou à Folha Online.
Um dos advogados de defesa e ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Roberto Batochio afirmou estar satisfeito com a decisão que, segundo ele, "não se preocupou com a pressão e decidiu de acordo com a lei". "Não ocorreu homicídio, provas demonstraram isso. Infelizmente, um jovem perdeu a vida. Mas foi um acidente", afirmou.
A promotora criticou o não-julgamento do mérito das provas. "Não podem negar que o jurado julgue o mérito. Mas tudo neste país virou brincadeira de mau gosto. Estamos vivendo um período em que a lei tornou-se uma brincadeira de mau gosto."
De acordo com ela, o Ministério Público Estadual de São Paulo não pode mais recorrer. "Agora, só se algum colega do Ministério Público Federal o fizer."
O caso
O crime ocorreu em fevereiro de 1999. A Promotoria afirma que os acusados recepcionaram os calouros e aplicaram o trote tradicional. Ainda segundo a denúncia, os calouros teriam sido amarrados pelos pulsos com barbantes, foram alvos de objetos arremessados, tiveram os corpos pintados e, depois de serem lavados com água e sabão, foram obrigados a entrar na piscina da associação atlética. Durante "brincadeiras", Hsueh morreu afogado.
A defesa dos veteranos entrou com pedido de habeas corpus no TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo pedindo o fechamento da ação. O argumento seria o de que a denúncia omite os requisitos legais, se mostra contraditória e em conflito com a lei. A Justiça paulista indeferiu o pedido, e a defesa recorreu ao STJ.
O ministro Paulo Gallotti, relator do processo, afirmou que os depoimentos prestados informam que houve calouros que não se incomodaram com o trote, bem como outros, que se consideraram humilhados e desrespeitados, "mas todos deixam certo que não há como pretender relacionar os acusados com a morte da vítima".
"Os elementos de prova não se mostram suficientes para sustentar a acusação de homicídio qualificado imputada aos réus, por não existir, como acentuado, o menor indício de que o óbito da vítima tenha resultado dessas práticas", disse o ministro em sua decisão.
Ele afirmou que o processo revela que tudo não passou de uma "brincadeira --de muito mau gosto-- em festa de estudantes". Segundo Gallotti, os autos não contêm elementos suficientes para dar prosseguimento à ação penal movida contra réus, embora a Justiça lamente a morte de Hsueh.
Para refletirmos sobre o 7 de Setembro...a vida real.
Regras do fórum
Resumo dos Test Drives
FILTRAR:
Neutros: 0
Positivos: 0
Negativos: 0
Pisada na Bola: 0
Lista por Data
Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 46
Ver TD's
Para refletirmos sobre o 7 de Setembro...a vida real.
Vale a pena refletirmos sobre nosso pais. Sei que este e um forum de putaria, mas isso me enoja. Essas sao as pessoas que nos governam. Os que inocentam bastardos como esses, eles que serao as pessoas que cuidarao da vida alheia. O unico que posso fazer e anotar os nomes desses bastardos e recusar ser atendido por eles, e memorizar o nome desse juiz. Espero que facam o mesmo com um filho ou neto dele, e quero ver qual a reaçao. E o que posso fazer tambem e torcer por alguma revolucao neste pais, para eu poder pegar um rifle e fuzilar esses merdas, e 90% do Congresso e Senado. Mas vai faltar bala no pais.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
Re: Para refletirmos sobre o 7 de Setembro...a vida real.
Queria ver se fose o filho ou familiar deste filho da p*** que tivese morto em uma "brincadeira" de mal gosto como esta ele continuaria pensando desta forma...el barto escreveu:Um dos advogados de defesa e ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Roberto Batochio afirmou estar satisfeito com a decisão que, segundo ele, "não se preocupou com a pressão e decidiu de acordo com a lei". "Não ocorreu homicídio, provas demonstraram isso. Infelizmente, um jovem perdeu a vida. Mas foi um acidente", afirmou.
Como ja foi discutido em outro topico se supoe que a USP seria faculdade publica para pessoas que nao conseguem pagar uma particular... entao como uma pessoa "pobre" consegue pagar um ex-presidente da OAB??
-
- Forista
- ---
Ver TD's
Somente quem rouba um pote de manteiga vai para a prisao neste pais. Ah, mas nosso judiciario foi rapido em banir o The Crims da internet, so que esqueceram de banir o The Crime da vida real.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 139
Ver TD's
Mudando um pouco do tema, mas ainda dentro dele, imaginem os veteranos de medicina da USP, acusados pelo crime de homicídio ( culposo ou doloso ), imaginem que agora eles já devem ter concluído o curso e talvez até a residência em um hospital de renome e em uma equipe de peso. Agora, pensemos, eles prestaram o juramento de Hipócrates para que mesmo? Foram responsáveis por uma vida e a perderam de forma infâme, e agora, com seus belos diplomas da FMUSP, terão o mérito de definir qual é o melhor tratamento para um paciente que procura auxílio. Vocês, conhecendo a história, aceitariam ser diagnosticados por tais profissionais?
A sistema judicial pode ter falhado, mas a sociedade tem o dever de não falhar e expressar a indignação pela infâmia cometida.
A sistema judicial pode ter falhado, mas a sociedade tem o dever de não falhar e expressar a indignação pela infâmia cometida.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 63
Ver TD's
Poderia colocar um link p/ ilustrar melhor o ocorrido?panzer escreveu:Mudando um pouco do tema, mas ainda dentro dele, imaginem os veteranos de medicina da USP, acusados pelo crime de homicídio ( culposo ou doloso ), imaginem que agora eles já devem ter concluído o curso e talvez até a residência em um hospital de renome e em uma equipe de peso. Agora, pensemos, eles prestaram o juramento de Hipócrates para que mesmo? Foram responsáveis por uma vida e a perderam de forma infâme, e agora, com seus belos diplomas da FMUSP, terão o mérito de definir qual é o melhor tratamento para um paciente que procura auxílio. Vocês, conhecendo a história, aceitariam ser diagnosticados por tais profissionais?
[]s.
DBZ.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 319
Ver TD's
Rola na internet um e-mail com o perfil dos cretinos, pena que não o tenho agora para retransmitir.
Se alguém recebeu e ainda tem, manda bala. Temos que divulgar isso e fugir destes assassinos.
Abraços,
FDR

Se alguém recebeu e ainda tem, manda bala. Temos que divulgar isso e fugir destes assassinos.
Abraços,
FDR

-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 191
Ver TD's
Hoje tive tempo para ver o horário político nacional, dei muita risada e tbém fiquei muito preocupado com o rumo do Brasil, cada figura que se candidata. Meu Deus ajude o Brasil depois que eu vi um candidato vestido de Papai Noel tudo pode acontecer aqui, mas parece um bando de humoristas do que pessoas de bem intencionas dispostas a mudar uma nação.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 158
Ver TD's
O site que posto, a seguir, apresenta o nome dos candidatos a reeleição, clicando-se nestes, temos vários dados dos mesmos, tais como, patrimônio declarado, eventuais processos, envolvimento com escandalos, projetos apresentados etc. Vale a pena dar uma conferida.
Abraço!
http://perfil.transparencia.org.br
Abraço!
http://perfil.transparencia.org.br
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 139
Ver TD's
Link eu infelizmente não tenho, apenas acompanhei o caso em 1999 pelo noticiário da época,DragonballZ escreveu:Poderia colocar um link p/ ilustrar melhor o ocorrido?panzer escreveu:Mudando um pouco do tema, mas ainda dentro dele, imaginem os veteranos de medicina da USP, acusados pelo crime de homicídio ( culposo ou doloso ), imaginem que agora eles já devem ter concluído o curso e talvez até a residência em um hospital de renome e em uma equipe de peso. Agora, pensemos, eles prestaram o juramento de Hipócrates para que mesmo? Foram responsáveis por uma vida e a perderam de forma infâme, e agora, com seus belos diplomas da FMUSP, terão o mérito de definir qual é o melhor tratamento para um paciente que procura auxílio. Vocês, conhecendo a história, aceitariam ser diagnosticados por tais profissionais?
[]s.
DBZ.
mas, resumidamente, os veteranos da FMUSP fizeram uma festinha de recepção para os calouros na Atlética deles, com direito a trote e bebidas, tudo muito bom, porém, no dia seguinte, um calouro foi encontrado morto dentro da piscina da Atlética. Algo que provocou indignação, afinal, como alguém se afoga numa piscina dentro de um centro acadêmico lotado de estudantes de medicina? A questão é que ninguém viu nada e ninguém falou nada, pois bem, o resultado saiu agora com a decisão do STJ.
Abraços!
Panzer.
OBS
AMIGOS,
Tenho diversos parentes em cargos no judiciário.
3 juízes em primeira instância.
1 juiz federal
2 desembargadores.
1 Na procuradoria
1 na Promotoria
Todos dizem as mesmas coisas!!
Muitas vezes, a decisão pessoal é uma, porém aquela que tem respaudo na lei, e que não coloca em risco a profissão e nem o crédito perante o judiciário é quase sempre a escolhida.
Já esquecemos, mas lembrem-se do CASO DA RUA CUBA. Sr. J.... está trabalhando e é advogado!!!
Sra. Suzane, se vcs querem saber...
Já correu uma anulatória de sentença por haver dúvida com relação a morte do pai de 2 dos jurados e a mocinha vai a julgamento novamente. Se querem saber, o juiz tem que aceitar.. Tem que aceitar pois será decisão de Tribunal e ordem é pra cumprir e não discutir.
Quem deu esta brecha para anular a sentença??!! Jurados meus irmãos... pessoas do povo como nós , estúpidas, deixaram esta chance para O advogado de defesa dela fazer fama..
Eu não condeno o cara.. ele faz o papel dele e o STJ tem obrigação de decidir coretamente e fazer obedecer..
Quem não estiver satisfeito com decisões judiciais existem meios capazes para serem combatidos..
1) Reclamação formal,
2) Representação no Judiciário,
3) Mandado de Segurança,
4) Pedir troca de de juiz no processo
Apesar de sermos seres humanos, a lei se bem usada deve ser obedecida...
Resta , quando tivermos chance, não deixar escapar a correta condenação dos culpados!!!
DUK7
Tenho diversos parentes em cargos no judiciário.
3 juízes em primeira instância.
1 juiz federal
2 desembargadores.
1 Na procuradoria
1 na Promotoria
Todos dizem as mesmas coisas!!
Muitas vezes, a decisão pessoal é uma, porém aquela que tem respaudo na lei, e que não coloca em risco a profissão e nem o crédito perante o judiciário é quase sempre a escolhida.
Já esquecemos, mas lembrem-se do CASO DA RUA CUBA. Sr. J.... está trabalhando e é advogado!!!
Sra. Suzane, se vcs querem saber...
Já correu uma anulatória de sentença por haver dúvida com relação a morte do pai de 2 dos jurados e a mocinha vai a julgamento novamente. Se querem saber, o juiz tem que aceitar.. Tem que aceitar pois será decisão de Tribunal e ordem é pra cumprir e não discutir.
Quem deu esta brecha para anular a sentença??!! Jurados meus irmãos... pessoas do povo como nós , estúpidas, deixaram esta chance para O advogado de defesa dela fazer fama..
Eu não condeno o cara.. ele faz o papel dele e o STJ tem obrigação de decidir coretamente e fazer obedecer..
Quem não estiver satisfeito com decisões judiciais existem meios capazes para serem combatidos..
1) Reclamação formal,
2) Representação no Judiciário,
3) Mandado de Segurança,
4) Pedir troca de de juiz no processo
Apesar de sermos seres humanos, a lei se bem usada deve ser obedecida...
Resta , quando tivermos chance, não deixar escapar a correta condenação dos culpados!!!
DUK7
-
- Forista
- ---
Ver TD's
A questão real é que se vc tem dinheiro para um bom advogado, vc não vai preso neste país. Ou alguém já esqueceu que aquele jornalista matou a ex-namorada pelas costas, com um tiro, na frente de testemunhas, e continua solto? E o pobre do Lalau está sofrendo tanto numa prisão "domiciliar". Ninguém com carteira é punido neste país, e nosso Judiciário é sujo, comprado e arcaico, incapaz de punir alguém. Reclamar em instâncias superiores é inútil aqui, pois o sistema foi montado para proteger a elite. Eu sou bem pessimista quanto ao futuro de nossa sociedade, e são coisas como essas que permitiram o aparecimento do PCC. P.s. mataram hoje o Ubiratan, e embora seja um crime, não lamento. Foi acerto de contas entre criminosos.
Concordo,el barto escreveu:A questão real é que se vc tem dinheiro para um bom advogado, vc não vai preso neste país. Ou alguém já esqueceu que aquele jornalista matou a ex-namorada pelas costas, com um tiro, na frente de testemunhas, e continua solto? E o pobre do Lalau está sofrendo tanto numa prisão "domiciliar". Ninguém com carteira é punido neste país, e nosso Judiciário é sujo, comprado e arcaico, incapaz de punir alguém. Reclamar em instâncias superiores é inútil aqui, pois o sistema foi montado para proteger a elite. Eu sou bem pessimista quanto ao futuro de nossa sociedade, e são coisas como essas que permitiram o aparecimento do PCC. P.s. mataram hoje o Ubiratan, e embora seja um crime, não lamento. Foi acerto de contas entre criminosos.
Penso igual... Não vejo futuro em um país que nada faz pra garantir um futuro suportável!!
Como tive oportunidade de estudar e por esforço próprio consegui até demais, procuro fazer a minha parte..
O Governo não faz e não fará nada... Não consigo mais manter minha empresa somente para enriquecer, tenho já em mim toda a parte social e toda responsabilidade da coisa.. Continuo todos os dias com a mesma garra por manter o nome, por ser a referência e por ver alguns que aqui trabalham dizer .. Eu trabalho lá!!!
Mesmo exausto e cheio de problemas não consigo deixar de ir lá na puta que o pariu dar carinho para um monte de crianças jogadas no mundo e fruto deste " sistema podre" .
Não sei se vou ver as crianças por gostar demais da minha filha, ou se por me sentir culpado, ou pelo desespero de ver o descaso do governo frente a isso.. Sei que vou lá.. e dou o que tenho de melhor para aqueles que precisam... MEU TEMPO.. MINHA CRIATIVIDADE, MINHA DEDICAÇÃO!!!
Ontem pela primeira vez escutei RACIONAIS.. Pode parecer idiota, mas nunca tinha escutado..
Não gostei do que ouvi, mas achei DUK7 a música, a melodia e a questão social envolvida..
Isso faz a gente olhar pra fora e acordar!!! Nossa realidade é triste... Fácil é dizer e não sentir o quanto estamos fudidos!!!
DUK7
-