Dia desses, vendo o alvoroço causado por um forista lusitano ao criar um tópico em que empregava a palavra "tusa" no sentido nós, brasileiros, empregamos "tesão" (ele estava com medo de perder a "tusa" pela namorada depois de fazer um TD com uma garota de programa), achei que podíamos fazer um levantamento das gírias mais empregadas aqui no fórum, seja para evitar nova situação de perplexidade como aquela, seja para matar o tempo com lazer, mesmo, o que é muito sadio.
O importante, também, é destacar como o GPGuia é bastante divulgado não só no Brasil. E não falo apenas dos companheiros de Portugal. Muitos são os putanheiros de Angola, Moçambique, EUA e Canadá (como o Xana-Town) que estão ligados nos bate-papos do fórum. Quem daqui do Brasil que acesse os posts dos camaradas portugueses, por exemplo, decerto vai sentir alguma dificuldade em entender ou, no mínimo, vai achar curioso o linguajar de lá.
Para colocar um pouco de pimenta na conversa, gostaria de lembrar que, não obstante o argentino seja, de longe, o povo mais detestado pelos brasileiros, uma grande parte das gírias, ao menos as empregadas aqui em São Paulo, tem origem no linguajar empregado pelos "hermanos" nas primeiras décadas do século XX, principalmente na zona portuária, nos cabarés, botecos e prostíbulos de Buenos Aires. As letras de tango são repletas delas. Uma boa parte dessas gírias não se usa mais por lá, mas aqui ainda são atuais. A quantidade é tamanha que surpreende. Não sei dizer a origem disso e se alguém souber, arrisque um post:
AFANAR: roubar
BACÁN: homem que mantém uma amante, bem situado economicamente, o nosso "bacana"
BIFE: bofetada, tapa na cara
BOBO: relógio
CANA: prisão ou policial
CAPO: chefe
CARCAMÁN: italiano de má aparência
CASCAR: bater, castigar
CHINA: mulher da vida
ENGRUPIR: enganar
FAYUTA: falsa, "fajuta"
FULERA: feia
GAITA: dinheiro
GAVIÓN: homem hábil em enganar as mulheres
GRUPO: mentira
GUITA: dinheiro
HACER SAPO: o nosso "pagar um sapo"
LABURO: trabalho, esforço
MAMAO: bêbado, embriagado, "mamado"
MATRERO: fugitivo ou ardiloso
METERSE: sentir carinho por alguém
MINA: garota
MISHE: homem que paga generosamente favores de mulheres (!!!)
OTARIO: tonto
PARRERA: punheta, masturbação masculina (!!!)
PIBE: menino, "pivete"
PINTA: tipo, jeito, aparência
POR UNA CABEZA: expressão equivalente a "faltou muito pouco"
PRONTUARIO: arquivo, relatório
QUILOMBO: prostíbulo
e por aí vai...
Contribuam com gírias da língua portuguesa, inclusive com aquelas utilizadas aqui no GPGuia. Por incrível que pareça, tem muita gente pergunta o que significa BOP, PPP, TD...
Abraços,
Barak