As gírias da língua portuguesa

Espaço para postagem de assuntos de teor cultural (TV, Rádio, Leitura, Eventos/Exposições e afins).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Dom Braz
Forista
Forista
Mensagens: 4594
Registrado em: 10 Mar 2006, 12:58
---
Quantidade de TD's: 118
Ver TD's

#16 Mensagem por Dom Braz » 06 Nov 2006, 17:00

Tem um cara que eu conheço acho que é baiano mas não do litoral, do sertão.
Ela às vezes na zueira fala, "Vai tomar nos quartos" (VTNC).
"Vou pra casa lavar meu orobó porque hoje a noite vou molhar o quiabo com a mulher"
(Vou pra casa lavar me cu pois porque hoje a noite farei sexo com minha amante.)

Ah, eu acho muito engraçado essas peculiaridades de cada lugar do Brasil. :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Pedrassi
Forista
Forista
Mensagens: 122
Registrado em: 11 Mai 2006, 15:05
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

#17 Mensagem por Pedrassi » 04 Dez 2006, 16:32

Eu sei que isto não tem muito a ver com putaria e afins, mas só queria esclarecer uma dúvida:

Reparei n vezes em frases como "minhas GPs" ou "A GP viu meu carro".

No pt-br já não se usa os artigos definidos com os pronomes pessoais? Ou seja "As minhas GPs e "A GP viu o meu carro".

Grato desde já por qualquer esclarecimento

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Pedrassi
Forista
Forista
Mensagens: 122
Registrado em: 11 Mai 2006, 15:05
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

#18 Mensagem por Pedrassi » 04 Dez 2006, 16:36

Já agora, o umlaut (ou trema) usa-se muito aí no Brasil ou é uma idiosincrasia da língua que a maioria já nem usa regularmente?
Li algures que alguns meios de comunicação brasileiros tinham inclusive banido o trema dos seus textos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roman Barak
Forista
Forista
Mensagens: 2170
Registrado em: 12 Mar 2006, 20:42
---
Quantidade de TD's: 207
Ver TD's

#19 Mensagem por Roman Barak » 04 Dez 2006, 19:21

Caro Pedrassi,

Aqui no Brasil, até por ser um país muito grande, o uso da língua portuguesa é muito diversificado. O uso de "a minha GP" ou "minha GP" depende da região. Paulistas costumam falar "você viu o Carlos?", enquanto os nordestinos dizem "você viu Carlos?".

Mesmo na cidade de São Paulo, há muita diferença no modo de falar e de escrever. Quem é da Zona Sul da cidade se expressa de forma totalmente diferente de quem é da Zona Leste, e assim por diante. Tem ainda as diferenças decorrentes da ascendência do sujeito (nordestino, do interior de São Paulo, japonês, italiano, português, judeu, etc.).

Quanto ao trema, ainda é muito usado aqui, sobretudo nos textos mais formais, como escrituras de imóveis e decisões judiciais. Eu particularmente tenho o costume de usá-lo, mas por vezes não uso aqui no fórum por uma questão de rapidez no digitar, sei lá.

Abs.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#20 Mensagem por Tricampeão » 09 Dez 2006, 20:29

Pedrassi escreveu:Já agora, o umlaut (ou trema) usa-se muito aí no Brasil ou é uma idiosincrasia da língua que a maioria já nem usa regularmente?
Li algures que alguns meios de comunicação brasileiros tinham inclusive banido o trema dos seus textos.
Oficialmente, o trema ainda existe. Mas não há coerência no seu uso. A porra do meu Word em Português do Brasil aponta erro se eu escrever "frequentemente", mas não quando escrevo "quatro".

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roman Barak
Forista
Forista
Mensagens: 2170
Registrado em: 12 Mar 2006, 20:42
---
Quantidade de TD's: 207
Ver TD's

#21 Mensagem por Roman Barak » 10 Dez 2006, 22:22

Tricampeão escreveu: A porra do meu Word em Português do Brasil aponta erro se eu escrever "frequentemente", mas não quando escrevo "quatro".
Não será porque a palavra "freqüentemente" tem trema e a palavra "quatro" não? :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

PapacuRosa
Forista
Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Nov 2005, 09:19
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#22 Mensagem por PapacuRosa » 04 Jan 2007, 18:47

tb ocorre o termo "rapariga" x "garota", no brasil rapariga em geral é dito em referencia a GPs e em portugal é dito para "adolescentes" enquanto garota é o termo para GP.

nem sempre no brasil o termo garota é para GP...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Coronel Capeta
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Abr 2010, 16:59
---
Quantidade de TD's: 32
Ver TD's

Re: As gírias da língua portuguesa

#23 Mensagem por Coronel Capeta » 23 Abr 2010, 21:21

Tema útil, este.
Roman Barak escreveu: (...)
Dia desses, vendo o alvoroço causado por um forista lusitano ao criar um tópico em que empregava a palavra "tusa" no sentido nós, brasileiros, empregamos "tesão" (ele estava com medo de perder a "tusa" pela namorada depois de fazer um TD com uma garota de programa), achei que podíamos fazer um levantamento das gírias mais empregadas aqui no fórum, seja para evitar nova situação de perplexidade como aquela, seja para matar o tempo com lazer, mesmo, o que é muito sadio.

Não tem mistério. Tusa ou tesão em Portugal = tesão no Brasil...

(...) Quem daqui do Brasil que acesse os posts dos camaradas portugueses, por exemplo, decerto vai sentir alguma dificuldade em entender ou, no mínimo, vai achar curioso o linguajar de lá.

Não é o caso para os leitores lusitanos, pois já há décadas que mantemos contacto estreito com a vossa cultura musical, literária e televisiva (além da considerável comunidade brasileira em Portugal). Somos consumidores ávidos

Para colocar um pouco de pimenta na conversa, gostaria de lembrar que, não obstante o argentino seja, de longe, o povo mais detestado pelos brasileiros, uma grande parte das gírias, ao menos as empregadas aqui em São Paulo, tem origem no linguajar empregado pelos "hermanos" nas primeiras décadas do século XX, principalmente na zona portuária, nos cabarés, botecos e prostíbulos de Buenos Aires. As letras de tango são repletas delas. Uma boa parte dessas gírias não se usa mais por lá, mas aqui ainda são atuais. A quantidade é tamanha que surpreende. Não sei dizer a origem disso e se alguém souber, arrisque um post:

Na lista abaixo destaquei expressões idênticas que ocorrem em Portugal:

AFANAR: roubar (= Afanar ou Fanar)
(...)
CANA: prisão ou policial (= apenas prisão, em Portugal)
(...)
CASCAR: bater, castigar (igual)
(...)
ENGRUPIR: enganar (igual)
FAYUTA: falsa, "fajuta" (= Fajuta, termo importado do Brasil)
FULERA: feia (= Foleiro, i.e., brega, cafona)
(...)
GRUPO: mentira (igual)
GUITA: dinheiro (igual)
(...)
MATRERO: fugitivo ou ardiloso (= Matreiro)
(...)
OTARIO: tonto (igual)
(...)
PINTA: tipo, jeito, aparência (igual)
(...)
8)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Coronel Capeta
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 10 Abr 2010, 16:59
---
Quantidade de TD's: 32
Ver TD's

Re: As gírias da língua portuguesa

#24 Mensagem por Coronel Capeta » 23 Abr 2010, 21:40

Já agora...

Só para completar mais um pouco as gírias da Língua Portuguesa.

Comparando algumas das expressões mais comuns em TDs (Brasil / Portugal):

Buceta, mexerica, patareca, perereca, periquita, racha, xoxota = cona, paxaxa, rata
Gozar = vir-se
Boquete, bola-gato, chupeta = broche, bico, bóbó
Cair de boca, linguete = minete

É sempre valioso para evitar confusões. E nunca se sabe quando poderão ser precisos :mrgreen:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

cobra veia
Forista
Forista
Mensagens: 856
Registrado em: 26 Set 2008, 22:03
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

Re: As gírias da língua portuguesa

#25 Mensagem por cobra veia » 19 Jun 2010, 22:30

Um colega em Salvador me contando uma trepada que ele deu em uma esquina da capital e com medo de vir alguem pediu assim para vadia Mae olha ai se nao esta vindo ninguem tomei um susto e perguntei sua mae estava la e ele deu risada aqui a gente chama qualquer mulher de mae afff :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Lazer & Cultura”