Roman Barak escreveu:1. Por que Vivaldi não é considerado música clássica? (ouvi isso de várias pessoas, dentre elas Arnaldo Cohen)
Não é clássico porque é barroco. O período clássico abrange o final do século XVIII, e Vivaldi morreu em 1741, se não me falha a memória. Compositores clássicos: Haydn, Mozart, Gluck, Bocherini (acho que não escrevi certo, tá faltando letra), Johann Christian B***.
Dividir os compositores por estilos de época é complicado, porque a divisão nunca fica perfeita. Mozart, que é o mais recente dos que citei, chegou a escrever obras que se encaixam no estilo pré-romântico.
Roman Barak escreveu:2. Qual a diferença entre orquestra Sinfônica e orquestra Filarmônica?
Eu acho que uma Filarmônica é como uma cooperativa de músicos, e numa Sinfônica eles são funcionários assalariados. Mas não estou absolutamente certo de que a diferença seja essa.
Roman Barak escreveu:3. Mozart foi quem primeiro escreveu obras em alemão, quando antes só o eram em italiano?
Acho que te falaram da história da ópera e você meio que generalizou demais as coisas. Na Alemanha se representavam obras que se chamavam Singspielen. Contavam histórias por meio da música e da encenação teatral, mas não eram consideradas óperas de verdade, porque não tinham a grandiosidade das italianas. Já assisti um Singspiel, do próprio Mozart, chamada "O Empresário de Teatro", é mesmo bem modesto diante de uma ópera italiana da mesma época. Mozart escreveu a primeira ópera de verdade em alemão, "A Flauta Mágica" (Die Zauberflöte). Além de não ser cantada em italiano, o estilo da música é bem diferente do tradicional. O desafio não era propriamente musical, mas organizacional. Händel, que tinha um patrocínio forte do próprio rei da Inglaterra, quebrou a cara quando tentou encenar obras em estilo diferente do italiano em Londres. Mozart quebrou a cara do mesmo jeito, mas sua realização abriu as portas para Wagner.