Mitos e lendas urbanas

Espaço para postagem de assuntos de teor cultural (TV, Rádio, Leitura, Eventos/Exposições e afins).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Mitos e lendas urbanas

#1 Mensagem por Carnage » 26 Fev 2007, 11:15

Mesmo numa sociedade moderna e informatizada, onde notícias correm o mundo em segundos, ainda persistem várias lendas e mitos, gerados da ignorância de assuntos e da credulidade das pessoas.
Talvez até mesmo pela informatização do mundo essas lendas ganharam força, onde a internet é um meio em que qualquer um escreve qualquer bobagem e as pessoas acreditam simplesmente porque é palavra escrita, e "se está escrito em algum lugar, deve ser verdade!"
Então vem aquelas avalanches de e-mails contando histórias fabulosas que todos acreditam e repassam aos amigos, propagando mentiras como verdades!

Existem vários mitos, acho legal abrir um tópico pra mostrar e discutir alguns deles.

Pra começar, vou falar de um que é antigo, mas me veio a mente hoje, quando recebi um e-mail a respeito.
O mito de juntar anéis de latinhas de alumínio.
Alguém conhece alguém que junta esses anéis? Eu conheço!
Algumas pessoas dizem que juntanto não sei quantos, se ganha cadeiras de rodas ou cachorros pra cegos! É uma reedição do mito da etiqueta de preço de cigarro, que antigamente eu também via várias pessoas juntando na esperaça de ganhar alguma coisa.
Alguém já viu em algum lugar uma empresa ou entidade declarando oficialmente que faz isso?? Pois é, não tem nenhuma.
Outros pensam que o anel é mais valioso que a latinha e que vão ganhar mais dinheiro do que simplesmente reciclando a latinha.

Bem aqui está a verdade:

http://www.compam.com.br/lacres.htm
A verdade sobre os Lacres de Latinhas

Não são apenas as embalagens de alumínio que convivem com lendas à sua volta. As latinhas de alumínio também possuem seus mitos. Os mais freqüentes dizem respeito ao anel da latinha, ou o lacre.
Há boatos de que uma determinada quantidade de anéis de alumínio pode ser trocada por diversos equipamentos como cadeiras de roda ou sessões de hemodiálise, entre outras coisas. Isso não passa de um mito, pois até hoje não houve nenhuma comprovação da campanha, instituição ou movimento em todo o Brasil que promova tal troca.
No passado, houve promoções das empresas envasadoras, como a Coca-Cola, que promovia trocas de brindes pelos anéis. Estes anéis tinham o objetivo unicamente de promover a marca, não tendo utilidade para a reciclagem de
latas de alumínio.
Alguns artistas plásticos, também as utilizam para produzir suas peças.
O lacre propriamente dito não tem valor comercial para a reciclagem, somente em conjunto com a lata é que há o valor. Por este motivo, foi inventado o sistema "stay-on-tab", para que o lacre não se solte da lata.
Mas nem só de mitos vivem os anéis da latinha de alumínio. É verdade, por exemplo, que eles são recicláveis, no entanto, não podem ser reciclados separadamente das latinhas. Por isso, recicle a lata inteira, não somente o
anel.
http://www.compam.com.br/mitoanel.htm
Crônica do Anel da Latinha

Tudo começa num bosque escuro, tenebroso, enfrento dragões e serpentes, luto contra selvagens, salto por cima de precipícios e nado contra a correnteza de rios violentos. Finalmente, depois de incontáveis aventuras, chego a uma caverna, driblo aranhas gigantescas e alcanço o tão sonhado e suado tesouro. Lá está ele, aquele baú enorme, daqueles de filme. Vou até lá correndo, ali dentro pode estar toda a solução para minha vida (pelo menos financeira). Abro o baú e lá estão eles: os anéis das latinhas! Milhares, milhões! “Estou rica! Estou rica!”

Toca o despertador, acordo com a sensação de que essa questão me persegue. Sim, amigos, um sonho. Os primeiros sintomas de paranóia em alguém que recebe centenas de e-mails de pessoas que já juntaram “uma garrafa cheia de lacres” e querem “trocá-la” por RS 250,00. Na minha função de Coordenadora de Comunicação, respondo os e-mails da forma mais esclarecedora possível: “Caro Fulano, os anéis são fabricados com o mesmo alumínio das latas e por isso não têm valor diferenciado, etc, etc...”, já sabendo que, ao ler a mensagem, a pessoa, desconfiada, pensará: “Sei...” Mas, curiosa, começo a querer entender o “fascínio” que essa pequena peça provoca.

Você, como bom brasileiro que é, dirá: “coisa de país do Terceiro Mundo.” Errado. Numa rápida pesquisa na internet, descubro que o “mal” é mundial. Em todos os lugares do planeta há pessoas pensando que os lacres valem um bom dinheiro! Mas, é claro, que em cada país há uma contextualização do mito. Na Noruega, por exemplo, dizem que os lacres são trocados por cachorro para cego. É óbvio que aqui, nessa terra “cheia de palmeiras onde canta o sabiá”, as chances de o cego não ser cego e do cachorro virar churrasco são enormes! Mas voltemos aos anéis...

Continuo minha pesquisa na internet e descubro que o problema é mais grave do que imagino: vejo se formando diante de meus olhos uma verdadeira rede de intrigas e acusações. Ray Parson, de Ontário, diz que a culpa é do McDonald´s, que, dizem, estaria recebendo doações de lacres para sua instituição de caridade. Suzanne Mills , de Washington D.C., se apressa em afirmar que viu (e tocou!) na caixa onde os lacres são colocados. Rick Myers, de Kansas City, reclama: os alunos da escola onde trabalha juntaram milhões de lacres que valeriam sessões de hemodiálise para pessoas carentes e todo o esforço foi em vão. Caroline Cromer, indignada, responde: “Como, em vão?” E garante que ela, toda sua família, amigos e alguns vizinhos fizeram (sim, todos eles!) sessões de hemodiálise grátis, graças aos anéis! (Será que entendi direito? Será que a Sra. Cromer sabe o que é hemodiálise?). John Baumer, canadense, quer “expandir” o assunto e diz que em seu trabalho, as pessoas estão juntando o papel de uma certa marca de bala: “Sabemos que é para algum tipo de tratamento médico, mas não exatamente qual...” (ai, ai, ai...). Bob Hiebert, intelectual (?!) de Nova York, se diz decepcionado com a humanidade. “Num momento em que todos os esforços deveriam estar voltados para a recuperação do pensamento humanista numa sociedade massacrada pelo consumo desenfreado...” Chega! Não dá mais! Paro e penso: “Devo prosseguir? Estarei me envolvendo em algo do tipo “pague para entrar e reze para sair”?

Como minha pesquisa na internet traz mais dúvidas do que esclarecimentos, decido ligar para o Galdeano. “Fera” no assunto, quem sabe ele possa me fornecer alguma informação técnica e preciosa sobre o tal anelzinho. Galdeano rapidamente me envia as informações necessárias. Eis o que ele me passou:

“Quando você retira o anel da lata, está dificultando a sua reciclagem porque...

1 - Devido ao tamanho reduzido, muitos deles podem se perder antes de chegar ao local onde serão reciclados.

2 - No processo de reciclagem da lata, elas são peneiradas e a chance de anéis soltos acabarem indo junto com a areia/terra da limpeza é muito grande.

3 - Aumentamos a chance de reduzir o rendimento da reciclagem nos fornos, isso porque como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio e o magnésio tem maior potencial de oxidação que o alumínio, se ele (o anel) não estiver junto com a lata, isso torna mais fácil sua oxidação no forno.

4 - Pelo fato de a liga de alumínio que reciclamos ser utilizada apenas para fazer o corpo da lata e ter teor de magnésio menor que a dos anéis, o uso apenas do anel no processo de reciclagem pode contaminar o alumínio reciclado, pois o teor de magnésio fica acima do desejado, assim o material fica contaminado ou “fora das especificações”.

5 - Pelas razões acima, o alumínio dos anéis, quando vendido separado, tem menor valor comercial do que as latas inteiras, ou seja, vale menos! (Pasmem)

6 - Pior ainda que as razões acima, é a frustração de ter tido o trabalho para ter a latinha na mão, arrancar o anel, guardá-lo e depois descobrir que ele não vale mais que a lata, ao contrário, com muito menos latas você consegue a mesma coisa. Se a intenção é ajudar alguém a ter uma cadeira de rodas, saibam que juntando as latinhas com anéis você precisará de 6.020 latas, mas para conseguir a mesma cadeira de rodas só com anéis, você vai precisar de 286.667 deles! Com 70 latas você tem 1kg, para ter 1kg em anéis são necessários 3.333 anéis!!!”

Agora sim! São palavras de quem sabe! Com essa aula, meus e-mails de resposta ganharão mais credibilidade.

Depois de escrever essa “crônica”, me sinto mais leve, parece que exorcizei o anelzinho e aceito o fato de que as “lendas urbanas” fazem parte de qualquer sociedade onde as pessoas precisem acreditar em algo que de alguma forma melhorará suas vidas, nem que seja apenas para sonhar. Nosso papel é informar, esclarecer, deixar que as pessoas sonhem, sim, mas com coisas que possam realizar. Assim, peço a todos (agora que temos todas as informações necessárias) que ajudem a divulgar “a verdade” sobre os anéis das latas.

Chega a noite e meu sonho se repete. Enfrento os mesmos dragões e serpentes, tudo acontece da mesma forma que no sonho anterior, mas desta vez sei que o tesouro é real, nada de anéis de latas, essa paranóia está resolvida. Avisto de novo o tal baú. Corro em direção a ele: feliz, leve, solta... Abro o dito cujo e... nada, apenas um bilhete lá no fundo. Pego o papelzinho e leio: “Vai trabalhar, Patricia! Giosa.”

Tá bom, chefe...

Pensamento do dia: “Vão-se os anéis, mas ficam... as latas.”

Desejo a todos uma boa tarde e uma ótima semana.

FONTE: Patricia Lattavo - www.latasa.com.br

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Gringo Aposentado
Forista
Forista
Mensagens: 12837
Registrado em: 26 Jul 2005, 15:51
---
Quantidade de TD's: 422
Ver TD's

#2 Mensagem por Gringo Aposentado » 26 Fev 2007, 11:44

Prezado forista,

Favor observar este tópico :
Antes de abrir um tópico, pesquise se já não existe algo igual
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... hp?t=40391

Sobre lendas urbanas

Cerveja&saúde e coisas afins
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... hp?t=40232

Golpes e fraudes
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... hp?t=24441


Breve vala. :mrgreen:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

negaodamochila
Forista
Forista
Mensagens: 9689
Registrado em: 28 Out 2005, 21:12
---
Quantidade de TD's: 191
Ver TD's

#3 Mensagem por negaodamochila » 26 Fev 2007, 12:38

::estudando:: :shock: :lol:

Muito boa, Gringo. :D Acho que ele não sabia disto. :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#4 Mensagem por Carnage » 26 Fev 2007, 17:23

Discordo da avaliação do colega moderador

O tópico Golpes e fraudes, embora englobe algumas lendas, é mais direcionado a falcatruas e estelionatos.
Já o tópico Cerveja&saúde e coisas afins, como o próprio nome diz, e direcionado somente a cerveja!

O presente tópico tem por finalidade uma abordagem mais ampla das lendas urbanas, analizando seus aspectos culturais e sociológicos, bem como sua influência no comportamento da sociedade moderna!

Ou seja, o assunto daqueles tópicos se enquadra no deste, mas o assunto deste não se enquadra naqueles!

:mrgreen:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Renton
Forista
Forista
Mensagens: 3184
Registrado em: 10 Set 2003, 23:17
---
Quantidade de TD's: 328
Ver TD's

#5 Mensagem por Renton » 01 Mar 2007, 10:20

eu fiquei impressionado quando li aquela sobre não aceitar bebidas de uma desconhecida na balada pra não acabar na banheira sem um rim...

tá certo que tem umas gps que cobram o olho da cara, mas não um rim... :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

Re: Mitos e lendas urbanas

#6 Mensagem por srmadruga » 02 Mar 2007, 10:50

Carnage escreveu:O mito de juntar anéis de latinhas de alumínio.
Alguém conhece alguém que junta esses anéis? Eu conheço!
[/quote]
UM COMPANHEIRO DE TRABALHO, SEMPRE PEGA ESSES ANEIS DE LATINHAS E ENCHE UMA GARRAFA PET E VENDE.....SEGUNDO ELE....VALE SOMENTE 400 PAU

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: Mitos e lendas urbanas

#7 Mensagem por Carnage » 02 Mar 2007, 16:52

srmadruga escreveu:
Carnage escreveu:O mito de juntar anéis de latinhas de alumínio.
Alguém conhece alguém que junta esses anéis? Eu conheço!
UM COMPANHEIRO DE TRABALHO, SEMPRE PEGA ESSES ANEIS DE LATINHAS E ENCHE UMA GARRAFA PET E VENDE.....SEGUNDO ELE....VALE SOMENTE 400 PAU
400 reais??? :shock: :shock: :shock:

Cê escreveu certo??

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

Re: Mitos e lendas urbanas

#8 Mensagem por srmadruga » 02 Mar 2007, 20:15

Carnage escreveu:
srmadruga escreveu:
Carnage escreveu:O mito de juntar anéis de latinhas de alumínio.
Alguém conhece alguém que junta esses anéis? Eu conheço!
UM COMPANHEIRO DE TRABALHO, SEMPRE PEGA ESSES ANEIS DE LATINHAS E ENCHE UMA GARRAFA PET E VENDE.....SEGUNDO ELE....VALE SOMENTE 400 PAU
400 reais??? :shock: :shock: :shock:

Cê escreveu certo??
:roll: :roll: :roll: :roll: ??????????????????????? é pouco ou é muito????????????????
segunda f. vou perguntar pra ele........ nao me lembro direito....se é 400 ou 700 reais...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#9 Mensagem por General » 04 Mar 2007, 10:09

Enquanto você confirma, já mandei minha sogra andar por aí juntando.
Por 400 ou 700, vale a pena. Depois dou uns 10 reais para ela.
Pensando bem, até por 200tão...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: Mitos e lendas urbanas

#10 Mensagem por Carnage » 04 Mar 2007, 22:57

srmadruga escreveu:
Carnage escreveu:
srmadruga escreveu:
Carnage escreveu:O mito de juntar anéis de latinhas de alumínio.
Alguém conhece alguém que junta esses anéis? Eu conheço!
UM COMPANHEIRO DE TRABALHO, SEMPRE PEGA ESSES ANEIS DE LATINHAS E ENCHE UMA GARRAFA PET E VENDE.....SEGUNDO ELE....VALE SOMENTE 400 PAU
400 reais??? :shock: :shock: :shock:

Cê escreveu certo??
:roll: :roll: :roll: :roll: ??????????????????????? é pouco ou é muito????????????????
segunda f. vou perguntar pra ele........ nao me lembro direito....se é 400 ou 700 reais...
Colega, me dê uma justificativa pra uma pet com aneizinhos valer 400 reais!

Vamos ver

Uma garrafa pet tem mais ou menos 0.0025m3
Um anelzinho tem 0.00000049m3

Então dentro duma pet, numa situação ideal, cabem uns 5100 aneizinhos.
Isso dá R$400 / 5100anéis = 7.8 centavos

Segundo uma rápida olhada que dei,
http://www.abal.org.br/noticias/lista_n ... asp?id=157
praça São Paulo, o preço da sucata de alumínio é de US$ 820/t, enquanto a sucata de papel é de US$ 98/t e do PET é de US$ 140/t).
Ou seja, a um dólar de R$2.15, US$820 dá R$1763 por tonelada, ou R$1.76 por quilo.

Vejam isso no site da Associação Brasileira do Alumínio:
http://www.abal.org.br/reciclagem/faq.asp
5 - Como a lata deve ser preparada para a reciclagem?
A lata é 100% reciclável, ou seja, não é necessário retirar nenhuma parte dela para a reciclagem, nem mesmo o anel. Para facilitar o processo de reciclagem, a lata deve estar vazia e livre de impurezas (tais como restos de comida, de papel, pontas de cigarros, dentre outros resíduos).

7 - O lacre da lata é mais valioso que lata?
Não. A sucata é paga de acordo com o peso, não importando se é o corpo ou o lacre da lata.
Segundo o site, o anel não vale mais, mas se um quilo de alumínio custa R1$1.76, isso dividido pelo hipotético preço de 7.8 centavos que seu amigo alega receber, dá que 1 kg alumínio vale o mesmo que 22 anéis.
Sinceramente você acha que 22 anéis valem o mesmo que 1kg de sucata de alumínio?? qual o motivo??

Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem ... m%C3%ADnio
O anel da lata

Existe uma lenda urbana que fala sobre a troca de anéis de lata de alumínio por cadeiras de roda, computadores, sessões de hemodiálise e outras versões. Não existe qualquer comprovação sobre alguma empresa ou instituição que tenha promovido essa troca em qualquer país do mundo. Embora o anel também seja reciclável, ele deve ser inserido nos fornos, juntamente com as latas, pois seu tamanho reduzido faz com que o material se perca durante o transporte e peneiragem do material e além disso, sua liga contém alto teor de magnésio, que tem alto teor de oxidação durante a refusão, inviabilizando sua reciclagem isolada. Algumas versões da lenda, falam sobre a existência de materiais como ouro, prata ou platina na composição da lata, o que também é falso. Outra lenda é a de que uma garrafa de refrigerante cheia de anéis teria um grande valor de mercado, centenas de reais por garrafa. Esta, na verdade, é uma lenda criada por causa de um golpe apelidado de "Golpe do Violino" onde falsos vendedor e comprador iludem o intermediário (no caso não um Luthier, mas um comerciante de sucatas) e aplicam o golpe vendendo um material por um preço maior do que ele paga.

Curiosidades

* O alumínio líquido (700°C), demora cerca de duas horas e meia para atingir o estado sólido.
* Um quilo de alumínio reciclado, evita a extração de cinco quilos de bauxita.
* O ciclo médio de vida de uma lata de alumínio é de 30 dias, desde sua colocação na prateleira do supermercado, até seu retorno reciclada.
* A reciclagem de uma única lata de alumínio, pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado durante 3 horas ou uma lâmpada de 100 watts por 20 horas.
* Em média um quilo equivale a 74 latas.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#11 Mensagem por General » 05 Mar 2007, 11:46

:shock:

=D>

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#12 Mensagem por Carnage » 08 Mar 2007, 16:37

Esta também é legal, é de circulação recente:
EM CASO DE SEQÜESTRO RELÂMPAGO:
SENHA DO CARTAO DO BANCO DEVE SER INVERTIDA


Se voce for alguma vez, forcado por um ladrao a retirar dinheiro do caixa eletronico, voce pode avisar a policia imediatamente, digitando a senha ao contrario.
Por exemplo, se sua senha for 1234, entao voce digita 4321. A maquina reconhece que sua senha esta invertida, de acordo com o cartao que voce acabou de inserir. A maquina, de qualquer maneira, lhe dara o dinheiro, mas para o desconhecimento do ladrao, a policia sera imediatamente
acionada/ enviada para lhe ajudar.
Esta informacao foi recentemente ao ar via TV, e declara que isso raramente e usado, porque as pessoas nao sabem da existencia desse mecanismo de defesa. Por favor, passem isso adiante a todos que voce
conhecem.
É uma informacao extremamente útil e talvez um dia necessária...
Como é que alguém pode acreditar nisso? Como eles fariam tal coisa e não divulgariam ao cliente??
E ainda, se fizessem, imaginem o total de alarmes falsos que iriam existir??

E, é claro, o desmentido:
Senha invertida não protege cliente, alerta Febraban

RIO - Digitar a senha de modo invertido, durante um saque eletrônico exigido por um assaltante,
não representa nenhum tipo de proteção para a vítima.
A única conseqüência é que o saque não será realizado.

A explicação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que considerou improcedente a
informação que circula pela internet, segundo a qual a digitação
da senha invertida avisaria a polícia que chegaria a tempo de prender o criminoso.

Segundo a Febraban, sempre que for efetuar um saque eletrônico, o correntista deve adotar
todas as precauções necessárias para evitar ataques de surpresa de assaltantes nas agências ou
postos bancários. Observar se está sendo seguido e verificar se há movimentação suspeita
no interior do posto são algumas das providências a serem adotadas.

Digitar a senha ao contrário, não garante nenhum tipo de socorro ao cliente, ressalta a entidade.



Fonte : http://oglobo.globo.com/economia/seubol ... 815083.asp

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roman Barak
Forista
Forista
Mensagens: 2170
Registrado em: 12 Mar 2006, 20:42
---
Quantidade de TD's: 207
Ver TD's

#13 Mensagem por Roman Barak » 08 Mar 2007, 19:12

Sorte sua que acabou mudando de assunto, pra algo mais útil, porque se continuasse com aquela papagaiada sobre o peso do anel de latinha de cerveja e o preço do alumínio no mercado mundial eu ia mandá-lo tomar...


...uma coca-cola com rodela de limão e ir procurar uma puta :badgrin:.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#14 Mensagem por Carnage » 09 Mar 2007, 17:23

:mrgreen:

Arruma uma lenda aê!!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roman Barak
Forista
Forista
Mensagens: 2170
Registrado em: 12 Mar 2006, 20:42
---
Quantidade de TD's: 207
Ver TD's

#15 Mensagem por Roman Barak » 12 Mar 2007, 13:06

Forista que vai no swing e depois posta que comeu mais de 5 putas, gozando com todas! :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Lazer & Cultura”