Boas...
Achei o regulamento do Paulista desse ano muito ruim.
Dezenove rodadas de pontos corridos, para ficarem quatro jogando em semi final e final. Acho que é muito tempo. Querer aliar pontos corridos, todos contra todos, com final é arriscado:pode acabar acontecendo o que aconteceu, o que , esportivamente falando, não traduz quem foram os melhores no campeonato ( o São Paulo e o Santos, no caso ) e sim quem pode, eventualmente, ser melhor em 180 minutos. Mesmo jogando por resultados iguais. Essa vantagem mais parece uma esmola.
Concordo com o que foi dito sobre o campeonato carioca. É mais atrativo, sim. O regulamento consegue ajustar o calendário (curto), quantidade de clubes (12) e emoção. Esse campeoanto, nessas modorrentas dezenove rodadas, indicava uma final eletrizante entre São paulo e Santos, que afinal de contas, acabará não acontecendo. E era esse jogo que todos estavam querendo ver, eu acho, na final: o embate entre Santos e São paulo, Muricy contra Luxa, ainda mais depois do jogo polêmico que os dois disputaram na fase de classificação.
O problema aqui é ajustar a quantidade incompatível de times a um calendário curto, aliado ao início de temporada e tudo mais.
Não tem muito o que fazer para o ano que vem, já que nada deve mudar, nem o calendário ou a quantidade exagerada de clubes.
Para evitar os problemas desse ano, eu sugiriria, na minha modesta opinião: dezenove rodadas, líder e vice líder jogariam entre si, cento e oitanta minutos, vantagem do empate ao líder.
Na parte de baixo da tabela, para dar emoção, descem cinco e sobem cinco.
Esse negócio de mando da federação também deveria acabar. Se os finalistas não chegarem a um acordo sobre os locais das finais, dois jogos em campo neutro, no interior do estado, com tv aberta para a capital.
Mas, se quisessem valorizar mesmo os estaduais, eles deveriam ser a porta de entrada dos clubes para a Copa do Brasil. E a Copa do Brasil deveria ser disputada no segundo semestre, com os classificados dos estaduais que saem no primeiro semestre. Se não for assim, campeão e vice dos regionais seriam expostos a uma maratona de jogos no primeiro semestre do outro ano, caso um deles também disputar a Libertadores.
E a Sul Americana? Se o clube que disputar a Copa do Brasil quiser jogar essa coisa, o problema vai ser dele...
O que vocês acham?
Seria uma forma de valorizar, de uma vez só, o Estadual e a Copa do Brasil, que anda pra lá de derrubada.
Se a CBF quiser dar lugar aos convidados dela, que o faça em forma de pré qualificatório: quem for convidado e aceitar disputar algo assim, que o faça. Esses clubes teriam que brigar entre si para jogar a chave pricipal, com os campeões e os vices dos estaduais.
É issa aê.