Ontem saiu matéria no Estadão. O presidente boliviano Evo Morales não gostou nem um pouco da decisão da Fifa, em resposta organizou um torneio na altitude boliviana a 3.500m na intenção de mostrar que qualquer ser humano mesmo não atletas podem jogar sem comprometer a saúde em lugares tão altos. Minha opinião é a seguinte, como a matéria mesmo diz sabemos que a Fifa sempre foi mafiosa, países como Brasil, Argentina e os campeões europeus sempre tem mãozinha da Fifa. Não sei se jogos a altitudes de 3.600m podem realmente comprometer a saúde de um atleta ou é simplesmente o organismo dos jogadores que não tem tempo suficiente para se adaptar ao local.
Do meu lado de mero espectador não gostei. Os jogos nos Andes fazem parte da história do futebol sul-americano, as Libertadores são empolgantes por conta justamente desses fatores geográficos, joga-se no calor tropical, joga-se no deserto, nas montanhas. Na altitude tem toda uma tensão nas vésperas da partida, o Brasil ganhou a Copa América na Bolívia derrotando a seleção da casa em La Paz por 3 x 1 há 3.600m acima do nível do mar. E tantas outras vezes já ganhou-se deles lá. Por isso acho que não é justo privá-los de jogar em suas cidades e estádios por conta da altitude.
E os países andinos podem boicotar a Copa América... se Perú, Bolívia, Equador e Colômbia não partciparem do torneio vai perder muito, seria um grupo a menos na competição que já tem poucos time se comparado aos torneios europeus. E quem vai se dar bem nessa é o México... lá tb tem altitudes de quase 2.500m o que já modifica as condições de jogo. O Flamengo esse ano jogou com o Real Potosí da Bolívia pela Liberatdores a mais de 3.000m e voltou reclamando muito, disseram que não jogariam mais em altitudes desse nível, alguém do Potosí não me lembro quem acho que o presidente do clube disse que não gosta de jogar no Rio de Janeiro devido o calor e os mosquitos... daqui a pouco será de tal forma que europeus reclamarão jogar no calor tropical, africanos se negarão a jogar em temperaturas negativas, e só se joga em estádio coberto, pra não pegar chuva nem sol, se a grama não for a mais adequada tb não pode, vai prejudicar a performance dos atletas... bahhhhhhhh achei isso palhaçada.
E como finaliza a reportagem, o ruim vai ser se o amiguinho de Evo Hugo Chavez se meter no meio da questão e começar a declarar que tudo é conspiração da Fifa com os americanos... mas acho que Chavez prefere o beisebol ao futebol, ainda bem.