Fifa proibe jogos internacionais em altitudes acima de 2.500m

Tópicos para postagem de modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, automobilismo, boxe, olimpíadas e outras).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Dom Braz
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 118
Ver TD's

Fifa proibe jogos internacionais em altitudes acima de 2.500m

#1 Mensagem por Dom Braz » 04 Jun 2007, 08:57

O que acharam sobre a decisão da Fifa?

Ontem saiu matéria no Estadão. O presidente boliviano Evo Morales não gostou nem um pouco da decisão da Fifa, em resposta organizou um torneio na altitude boliviana a 3.500m na intenção de mostrar que qualquer ser humano mesmo não atletas podem jogar sem comprometer a saúde em lugares tão altos. Minha opinião é a seguinte, como a matéria mesmo diz sabemos que a Fifa sempre foi mafiosa, países como Brasil, Argentina e os campeões europeus sempre tem mãozinha da Fifa. Não sei se jogos a altitudes de 3.600m podem realmente comprometer a saúde de um atleta ou é simplesmente o organismo dos jogadores que não tem tempo suficiente para se adaptar ao local.

Do meu lado de mero espectador não gostei. Os jogos nos Andes fazem parte da história do futebol sul-americano, as Libertadores são empolgantes por conta justamente desses fatores geográficos, joga-se no calor tropical, joga-se no deserto, nas montanhas. Na altitude tem toda uma tensão nas vésperas da partida, o Brasil ganhou a Copa América na Bolívia derrotando a seleção da casa em La Paz por 3 x 1 há 3.600m acima do nível do mar. E tantas outras vezes já ganhou-se deles lá. Por isso acho que não é justo privá-los de jogar em suas cidades e estádios por conta da altitude.

E os países andinos podem boicotar a Copa América... se Perú, Bolívia, Equador e Colômbia não partciparem do torneio vai perder muito, seria um grupo a menos na competição que já tem poucos time se comparado aos torneios europeus. E quem vai se dar bem nessa é o México... lá tb tem altitudes de quase 2.500m o que já modifica as condições de jogo. O Flamengo esse ano jogou com o Real Potosí da Bolívia pela Liberatdores a mais de 3.000m e voltou reclamando muito, disseram que não jogariam mais em altitudes desse nível, alguém do Potosí não me lembro quem acho que o presidente do clube disse que não gosta de jogar no Rio de Janeiro devido o calor e os mosquitos... daqui a pouco será de tal forma que europeus reclamarão jogar no calor tropical, africanos se negarão a jogar em temperaturas negativas, e só se joga em estádio coberto, pra não pegar chuva nem sol, se a grama não for a mais adequada tb não pode, vai prejudicar a performance dos atletas... bahhhhhhhh achei isso palhaçada.

E como finaliza a reportagem, o ruim vai ser se o amiguinho de Evo Hugo Chavez se meter no meio da questão e começar a declarar que tudo é conspiração da Fifa com os americanos... mas acho que Chavez prefere o beisebol ao futebol, ainda bem.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Caifás
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 120
Ver TD's

#2 Mensagem por Caifás » 04 Jun 2007, 09:36

Também não gostei dessa decisão não!

Mérito para o time que mora no alto, o jogador tem que se habituar com essa diferença de relevo.

É difícil? É muito difícil, masssss, não mandamos a natureza, portanto acho injusto essa decisão.

Link:
🔗

gwkull
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 113
Ver TD's

#3 Mensagem por gwkull » 05 Jun 2007, 00:00

Respeito a decisão dos colegas, mas parto do princípio que o esporte se baseia em uma competição onde tem a vantagem o mais bem preparado fisicamente e o mais déxtil. Em um jogo efetivamente competitivo (boa parte não é, pois vários times lá tem deficiências técnicas notáveis) a desvantagem de quem mora em altitudes baixas é significativa. Não há como um atleta, ao nível do mar, se superar em seu treinamento para ignorar a diferença de altitude.

Concordo que é uma desvantagem para os andinos, que estão acostumados com uma velocidade da bola maior. Agora forçar a barra para o jogo ficar corrido e depois jogar contra um adversário impossibilitado de dar o máximo me parece uma estratégia pouco louvável. Não depende nem do empenho nos treinos nem da dextreza.

Link:
🔗

Caifás
Forista
Forista
---
Ver TD's

#4 Mensagem por Caifás » 05 Jun 2007, 10:46

Interessante seria se todo jogo que acontecesse em altitudes super elevadas, fosse em 180 minutos, pois assim teríamos 90m "em desvantagem" e 90m em nosso território habitual.

Link:
🔗

Hot Sereno
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 65
Ver TD's

#5 Mensagem por Hot Sereno » 05 Jun 2007, 10:53

TriploXXX escreveu:Também não gostei dessa decisão não!

Mérito para o time que mora no alto, o jogador tem que se habituar com essa diferença de relevo.

É difícil? É muito difícil, masssss, não mandamos a natureza, portanto acho injusto essa decisão.
Caríssimo TriploXXX,

Na verdade, não depende do jogador "se habituar" com essa diferença de altitude. Isso é fisiologia humana. O corpo humana, seu funcionamento, sua oxigenação e tudo mais está adaptado para o meio em que vive. No caso, existe uma molécula no sangue chamada hemoglobina responsável por carregar oxigênio aos tecidos. A quantidade dessa molécula depende, entre outras coisas, da pressão atmosférica. Quanto maior a altitude, menor essa pressão, menos oxigenação e o corpo humano não tem uma resposta tão rápida a essa mudança, ou seja, o cara tem que se virar com o número de hemoglobina que possui quando deveria ter muito mais pra poder levar mais oxigênio aos tecidos, principalmente cérebro e pulmões. Daí as tonturas, mal-estares e tudo mais que ocorre em altas altitudes quando não se tem um período de adaptação.

Desculpem a explicação eventualmente chata, mas só queria dizer que é mesmo uma questão médico-fisiológica, e não uma questão política. É impossível, no nosso calendário futebolístico, um time ir com tempo suficiente pra a adaptação necessária. O prejuizo orgânico é inevitável e quase desumano, é um questão de preservação de saúde mesmo. Pra vcs terem uma idéia, mesmo pra quem vai apenas a passeio os efeitos físicos são bem desagradáveis.

De modos que, concordo com a decisão da FIFA. Infelizmente, para os Bolivianos, a realidade é esta e é bem justificável. Da mesma forma está certo quando um juiz suspende uma partida por excesso de chuva, preservando a integridade física dos atletas, o raciocínio é mais ou menos o mesmo.

Abraços, gurizada.

Sereno, metido a fisiologista.

Link:
🔗

Caifás
Forista
Forista
---
Ver TD's

#6 Mensagem por Caifás » 05 Jun 2007, 11:20

Colega Hot,

segundo sua explicação quer dizer que, por exemplo, os boliviamos jogando em La Paz, sofrem com a altitude do mesmo jeito que os brasileiros?
Tu falou que é questão fisiológica.

Até concordo em partes com seu post acima, massssss.......

Valeu pela contribuição informando a fisiologia humana.

Link:
🔗

Fortimbrás
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 33
Ver TD's

#7 Mensagem por Fortimbrás » 05 Jun 2007, 14:50

Boas.

Os bolivianos, equatorianos e afins já possuem o organismo adaptado à altitude. Por isso, para a adaptação em relação a fisiologia que o Sereno mencionou, que algumas equipes, quando podem , chegam uns dias antes do jogo. Em 70, isso foi feito, antes da copa do Mexico. Hoje em dia é inviável, pelo aperto do calendário.

Portanto, concordo com o veto.

Bolivianos , peruans e equatorianos devem mandar seus jogos dentro de uma altitude que não os beneficie.

Link:
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
---
Ver TD's

#8 Mensagem por Dom Braz » 05 Jun 2007, 18:01

E os campeonatos os times bolivianos, equatorianos e colombianos que já não são essa maravilha toda vão piorar! Pois só jogaram os torneios locais... já pensou um time de La Paz ter que cruzar o país pra jogar num estádio neutro uma Libertadores... podemos pensar, melhor para o Brasil... eu não penso assim, prefiro ver meu time ganhando pq mereceu, pq bateu os melhores...

Acho que isso vai excluir de vez os países andinos do futebol sul-americano, eles já são excluidos socialmente, geograficamente e agora "futebolmente".

Link:
🔗

Hot Sereno
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 65
Ver TD's

#9 Mensagem por Hot Sereno » 05 Jun 2007, 20:41

TriploXXX escreveu:Colega Hot,

segundo sua explicação quer dizer que, por exemplo, os boliviamos jogando em La Paz, sofrem com a altitude do mesmo jeito que os brasileiros?
Tu falou que é questão fisiológica.

Até concordo em partes com seu post acima, massssss.......

Valeu pela contribuição informando a fisiologia humana.
Cara,

É como :shock: o irmão Fortimbrás sabiamente ensinou: os Bolivianos já estão adaptados à alta altitude pela complexa razão de que nasceram e vivem lá!
A dúvida que poderia ficar é se eles não são prejudicados jogando a níveis normais de altitude. Bom, nesse caso não há prejuizo, pois quem está preparado para grandes altitudes tem um número maior daquela molécula que falei, a hemoglobina (não tentem achar uma puta com esse nome....) e não há alteração fisiológica que necessite de adaptação do organismo.

E, caro Dom Braz, cara, te entendo perfeitamente, talvez pela minha formação marxista-leninista na juventude no interior dos pampas, eu sinto também essa perda sócio-política-futebolista daqueles países, além do mais, gosto da língua espanhola (e da espanhola
propriamente dita :D ), mas, pensando mais com a razão do que com a emoção, a medida é justa do ponto de vista estritamente médico e de saúde do indíviduo, embora, paradoxalmente, vá causar prejuizo a saúde coletiva dos países prejudicados, ou vocês acham que futebol não é importante pra saúde?
Amanhã, por exemplo, eu posso ir da euforia e do nirvana às mais profundas chamas do inferno, tudo depende do Saja, Patrício, Teco, Willian, Lúcio, Gavillan, Sandro Goiano, Tcheco, Diego Sousa, Carlos Eduardo e Tuta (ou Douglas)...

Sereno, e que eu volte ao paraíso amanhã ::anjo::

Link:
🔗

Caifás
Forista
Forista
---
Ver TD's

#10 Mensagem por Caifás » 06 Jun 2007, 15:42

Correto,

Diante dos posts acima, sabiamente digo que não concordo e ponto.

Vlw.

Link:
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#11 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 06 Jun 2007, 16:34

Sou a Favor,

Mas penso se hoje ainda haveria jogos de copa do mundo nos EUA com 38º ou como ficaria o campeonato russo de futebol jogando a -15º.

Existe o revés dos bolivianos jogarem ao nível do mar ou as 15:00hs com sol de queimar mamona no Rio de Janeiro.

Att.

Link:
🔗

gwkull
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 113
Ver TD's

#12 Mensagem por gwkull » 07 Jun 2007, 00:39

Já joguei futebol a 38°C. Já a temperatura mais baixa foi apenas 3°C. Achei o frio pior, com as narinas sofrendo para puxar aquele ar gelado. Em temperaturas mais amenas, porém com sol a pino, foi pior que os dois casos. Senti tonturas diversas vezes jogando ao meio-dia, inclusive no inverno. Jogar com 38°C e ainda por cima de meio-dia não lembro se fiz. Hoje sou um feliz aposentado do futebol.

Pela impressão que tenho, nenhum dos casos seria pior que jogar na altitude. Jogar em um ambiente em que se sinta tonturas e cansaço ao caminhar é algo que não poderia suportar, pois sempre compensei deficiências com empenho. Correndo como um alucinado me levariam pro hospital no primeiro lance. Possivelmente é por isso que sinto pelos que jogam na altitude: eu mesmo nunca funcionei bem no futebol sem me emprenhar ao extremo.

Link:
🔗

Zebedeu81
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#13 Mensagem por Zebedeu81 » 07 Jun 2007, 11:50

Já tava mais que na hora de tomar essa atitude.

Bolivia e equador ? pau no cu de voces, agora sem a altitude a favor, nunca mais vão levar vantagem e se classificar em Copa alguma

Link:
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
---
Ver TD's

#14 Mensagem por Dom Braz » 08 Jun 2007, 09:20

Zebedeu81 escreveu:Já tava mais que na hora de tomar essa atitude.

Bolivia e equador ? pau no cu de voces, agora sem a altitude a favor, nunca mais vão levar vantagem e se classificar em Copa alguma
Respeitando a opinião contrária do camarada putanheiro mas veja, na América do Sul existem 10 países que tem seleções de futebol... Excluindo esses caras jogaremos contra quem? Ai nem precisaremos mais disputar eliminatórias para Copa do Mundo, seriam 4 vagas + 1 em potencial na repescagem totalizando 5 vagas para 6 países. :?
Asssim não ficaria fácil demais? Eu gosto de ver competição, desafios... falo como expectador, não sou jogador de futebol.

Os torneios de clubes ficariam centrados entre Brasil e Argentina pois o futebol uruguaio está nas trevas e o paraguaio não compete em igualdade... aí substituiriam a Libertadores da América por uma Recopa entre o campeão argentino e brasileiro pra ver quem é o melhor e pronto, os outros campeões nacionais que se danem! :?

Não estamos sozinhos nessa terra... o vizinho pobre tb quer brincar.

Link:
🔗

Fortimbrás
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 33
Ver TD's

#15 Mensagem por Fortimbrás » 08 Jun 2007, 09:53

Boas...

Eles não deixarão de participar de nenhuma competição, Dom.

Basta observar o mando do jogo, que deve ocorrer em altitude de até 2.500 metro.

Basta , para que se classifiquem para uma Copa do Mundo, que consigam montar um time que chegue em quarto ou quinto lugar (para disptar a repescagem). Não acho que isso os prejudica, acho que essa proibição vai deixar de prejudicar os seus rivais...

Não acho que haverá tanta diferença assim, em termos de competitividade. Pelo menos por parte dos equatorianos.

Já os bolivianos devem sofrer mais, já, que mandando seus jogos em Santa Cruz de la Sierra, por exemplo, vão encontrar mais dificuldade para vencer seus jogos. Porque a altitude de la paz sempre foi o seu melhor jogador...

Link:
🔗

Responder

Voltar para “Esportes”