Som azul
Blue Man Group traz para o Rio e São Paulo o espetáculo How To Be a Megastar 2.0. Saiba mais sobre os enigmáticos homens azuis!
Altos, carecas e azuis: sucesso nos EUA e Europa, BMG chega ao Brasil
Foto: Divulgação
Os anos 80 estavam terminando quando os amigos Chris Wink, Phil Stanton e Matt Goldman resolveram sair pelas ruas de Nova Iorque pintados de azul para fazerem performances recheadas de humor e que fugiam da mesmice.
A idéia, que provocava um misto de curiosidade e fascinação nos nova-iorquinos, deu origem a um dos grupos performáticos de maior sucesso de crítica e público, o Blue Man Group, que se apresenta pela primeira vez no Brasil.
De lá para cá, muita coisa mudou. Os ensaios na garagem de casa deram lugar a uma estrutura profissional, com apresentações em vários países. Misto de teatro, música, vídeo, animação, pintura e circo, o Blue Man Group mantém atualmente espetáculos fixos em Nova Iorque, Boston, Chicago, Las Vegas, Berlim, Toronto e Londres.
Apesar de ser um espetáculo multimídia, as apresentações não deixam de lado a marca dos primeiros tempos: o Blue Man Group sempre se apresenta em trio, com as cabeças e os rostos dos artistas totalmente pintados de azul. Hoje em dia, porém, para dar conta de tantas apresentações, existem sessenta Blue Man Group. Para a turnê brasileira foram escalados quatro deles - um fica na reserva.
Além do visual irreverente e curioso, o que costuma impressionar o público que lota as apresentações da trupe são as performances com instrumentos musicais totalmente inusitados, como a que utiliza sons extraídos de tubos de PVC. O sucesso da iniciativa foi tão grande que um fabricante de brinquedos desenvolveu um instrumento que imita os sons.
No Brasil, o grupo apresenta o espetáculo How To Be a Megastar 2.0, que desconstrói as características principais de um grande concerto de rock e a atitudes de grandes astros roqueiros. Um narrador explica, passo a passo, o que se deve fazer para conquistar o estrelato, enquanto os Blue Man obedecem. As apresentações são interativas: as pessoas da platéia são frequentemente convidadas a fazerem parte de números do grupo.
Curiosidades
A cor da maquiagem do Blue Man Group foi criada especialmente para eles pelo francês Yves Klein.
Os artistas levam cerca de uma hora para se caracterizarem. A tinta utilizada nunca seca, o que dá a impressão de que eles estão molhados durante toda a apresentação.
Os lugares mais próximos do palco são chamados de área do poncho, pois a produção do espetáculo fornece uma espécie de capa para que o público não se suje com a tinta e outros materiais usados no espetáculo.
Os três Blue Man que se apresentam no Brasil têm cabelos, que ficam encobertos por uma espécie de touca.
Segundo o diretor artístico do Blue Man Group, Puck Quin, a escolha das músicas que fazem parte do espetáculo procura privilegiar grupos clássicos de rock, como The Who, Led Zeppelin e Pink Floyd. As apresentações no Brasil, porém, devem trazer algumas surpresas. Além de Garota de Ipanema, pretendemos incluir outras canções brasileiras nas apresentações. Não posso contar quais são, mas adianto que sou fã de Sérgio Mendes , comenta.
E o que é preciso para se tornar um Blue Man? Na seleção, procuro trabalhar com atores e músicos. Se a pessoa tem uma das duas formações, é possível desenvolver a outra , afirma o diretor. Outro pré-requisito é que o candidato seja bastante alto, já que todos os artistas têm quase o mesmo tamanho. Por este motivo, o grupo é formado quase exclusivamente por homens.
Blue Man Group: das ruas de Nova Yorque para o mundo
Entre os sessenta Blue Man há um integrante brasileiro, que atua principalmente nas apresentações que acontecem na Alemanha. Mas estamos sempre à procura de gente. Se vocês conhecerem algum bom percursionista e quiserem me apresentar, estou à disposição , brinca Quin.
O experimentalismo que marca a trajetória do grupo desde o início também está presente na turnê brasileira. A idéia de fazer uma turnê pela América do Sul faz parte de nosso projeto de pesquisa, que busca descobrir se o que funciona com o público dos EUA e Europa também encantará os brasileiros , conta o diretor. A resposta poderá ser conferida até 19 de julho, última data de apresentação dos homens azuis no Brasil.