Boas, Toko
Até onde eu saiba, os sócios do clube tem direito a voto: elegem os conselheiros, que formam o conselho deliberativo, que, entre outras coisas, elegem o Presidente do clube.
Se eu estiver errado, por favor , fiquem a vontade para as eventuias correções.
O Conselho é a chave, já que elege ou não o Presidente. O Dualib é presidente do clube há mais de dez anos, me parece... Acho que desde , sei lá, 1994, 1995... se alguém souber, por favor, fique a vontade...
O grande problema é que, em um determinado momento, o Dualib conseguiu aprovar uma prerrogativa para o presidente do clube ter o direito de indicar 100 conselheiros... Esse fator simplesmente acabou com a oposição do clube, que nunca mais conseguiu barrar as ações do Dualib, inclusive, a parceria com a MSI, que, como todo mundo sabia, iria funcionar por pouco tempo e depois colocaria o clube em uma situação falimentar.
Permitiram, os conselheiros do clube, permitiram o arrendamento do Coritnhians pelo clã Dualib: cada um dos comparsas tem um feudo, e mandam e desmandam como bem entendem.
O Coritnhians, internamente, em termos políticos é a maior piada do futebol nacional: só que nós, os corintianos, não achamos a menor graça nela.
O clube necessita de um novo regimento, que coiba os excessos do eventual gestor e garanta uma alternância de poder dentro do clube, com várias correntes políticas participando diretamente da administração.
O clube poderia , também, depois disso, se espelhar no exemplo dos times aí do Sul, com a implantação muito bem sucedida de projetos de sócio torcedor, por exemplo: só o Inter, me parece , já tem mais de trinta mil sócios torcedores, o Grêmio possui um número também bastante significativo. Esse tipo de iniciativa permite uma nova renda ao clube, possibilita também uma maior afluência de torcedores aos jogos do clube.
Creio que, com pessoas confiáveis e regras claras , o Coritnhians poderia também capitalizar esse que é o seu maior patrimônio: a sua torcida.
Nesse momento, porém, a luta é outra: primeiro, derrubar o clã Dualib, depois mandar a MSI de volta pra Rússia ( ou seria Irã?), abrir a caixa preta do clube e aí sanear o caos financeiro que esta corja transmitirá aos seus sucessores , através de medidas como essa a do sócio torcedor.
Amanhã será um dia interessante porque o Conselho também sera avaliado, não apenas as contas do clube.
Se aprovarem... se aprovarem vai ser foda, mas será um indício que o câncer tomou conta do organismo.
Se aprovarem, é porque o Corinthians está desenganado.