Veja conclui: acidente foi provocado por falha do piloto

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Veja conclui: acidente foi provocado por falha do piloto

#1 Mensagem por ElPatrio » 28 Jul 2007, 22:12

A revista Veja (que está longe de ser simpática ao Lula) conclui em reportagem investigativa que a culpa foi do piloto.
ElPatrio escreveu:
Peter_North escreveu:
ElPatrio escreveu:Não estou defendendo o Lula, talvez se analisarmos mais profundamente ele tenho culpa no cartório, não sei, e acho que no fundo no fundo ninguém sabe.
Talvez? TALVEZ? Esse cara é culpado, nem que seja no mínimo dos mínimos de completa omissão. E tu falando em "não sei e ninguém sabe" tá igualzinho ao Lula!
Ele é culpado??

Então se a perícia técnica concluir que houve falha do piloto então Lula é culpado??!!


Incrível.
Bem, surgiram rumores que havia falha mecânica no avião, estranhamente, numa investigação extremamente técnica que leva em média leva 10 meses, a Veja, como num passe de mágica, se antecipou aos fatos chegando ao verdadeiro "culpado" pelo acidente. Não leio Veja mas será que alguém poderia me dizer se a TAM é uma de suas patrocinadoras?

Não sei, não confio na revista mas ela traz uma série de detalhes. Fato é que o "culpado" pela Veja morreu e os peritos nem sequer se pronunciaram e a investigação está apenas no seu início.

http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml

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#2 Mensagem por Troubled » 28 Jul 2007, 22:21

EU SEI QUE PODE PARECER BRINCADEIRA , MAS TAVA FRIO NO DIA , O PILOTO PODE TER TOMADO UMAS SEILA , ACHO QUE DEVERIAM FAZER UMA PERICIA PARA VER SE ELE TINHA TOMADO UMA CERVEJA NAO SEI . AFINAL DE CONTAS O CARA TAMBEM EH UM SER HUMANO .

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#3 Mensagem por playbh » 28 Jul 2007, 22:30

Sim, vão fazer um exame de sangue no corpo carbonizado e provavelmente mutilado do comandante pra saber se ele bebeu , UHEAUAHEUHEAUHEAUhuhUEHuhAUEHUhAEUHEU

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#4 Mensagem por xman3 » 28 Jul 2007, 22:50

:? A Airbus fabricante do A320 já foi alertada sobre os acidentes ocorridos anteriormente, felizmente não houve a tragédia como em Congonhas... agora é necessário o fabricante também tomar providências, pois no caso dos acidentes um dos reversos estava travado, enquanto uma turbina desacelerava a outra acelerava a aeronave... não tem alarme??? alguma providência precisa ser tomado pelo fabricante para ajudar e evitar que tragédias continuem a acontecer, seja aonde for...

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#5 Mensagem por panzer » 28 Jul 2007, 22:55

Sei, a Veja é uma revista séria ::piada::
A Veja também tem poucos interesses comerciais :mrgreen:
Em suma, acreditemos na Veja, tanto quanto acreditamos no coelhinho da Páscoa, na mula-sem-cabeça, no ET de Varginha...
E não ficaria surpreso se a culpa recair nos pilotos de uma forma ou outra.

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FAB CRITICA VEJA

#6 Mensagem por ElPatrio » 28 Jul 2007, 22:58

FAB critica conclusão da Veja sobre acidente da TAM

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/ ... u8344.jhtm

São Paulo - O Comando da Aeronáutica considera prematura e inoportuna qualquer conclusão a respeito do acidente com o Airbus A 320 da TAM antes do término das investigações. Essa foi a resposta da Aeronáutica à reportagem publicada na edição 2019 da revista Veja, que apontou um erro humano como a origem do desastre.

Segundo o comunicado, publicado, neste sábado, no site da Força Aérea Brasileira (FAB), as hipóteses apresentadas pela revista estão entre várias outras que a comissão está investigando com a mesma profundidade, conforme o explicado pelo chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho, em entrevista à imprensa concedida na sexta-feira.

O texto diz, ainda, que a comissão que apura as razões do acidente "não repassou, em nenhum momento, dados ou informações para pessoas estranhas à investigação".

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#7 Mensagem por Estudantesp » 28 Jul 2007, 23:52

claro que o piloto é o culpado, mortos não se defendem.

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#8 Mensagem por VmL » 29 Jul 2007, 00:00

Não a que se analisar culpados...a caixa preta deve ser analisada mais detalhadamente para ter uma investigação mais conclusiva, com toda certeza a Aeronáutica está trabalhando nisso, esperamos todavia que a análise seja feita de forma correta e justa.

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Coronel
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#9 Mensagem por Coronel » 29 Jul 2007, 01:13

Pessoal,

Deixem-me meter o bedelho nessa conversa, já fui piloto de avião e insvestigador de acidentes aeronáuticos, acho que posso contribuir com essa conversa.

Vou começar contando uma estória. Não sei se os amigos se lembram de que no caso do outro acidente com a TAM, onde o Fokker 100 decolava de Congonhas e caiu logo após. Nesta ocasião, a Globo divulgou acho antes de uma semana após o acidente uma gravação da caixa preta que mostrava o piloto dizendo "estou livrando a escola".

GRANDE MENTIRA

Fiz o curso de investigador com o chefe da comissão de investigação e pude ouvir a gravação inteira e o piloto não disse nada disso. Não hove tempo de nada. Quando a Rede Globo divulgou essa gravação forjada, a caixa preta nem tinha chegado aos Estados Unidos ainda.

Baseado no que disse, afirmo: vamos aguardar o término das investigações. Quem é a Veja para dar algum parecer técnico e conclusivo sobre o caso? Pode ser que ela esteja certa, mas ela está chutando. Existem probabilidades maiores, mas um detalhe com probabilidade mínima pode ter grande influência no resultado final. Se a Veja é tão competente assim, devia prestar assessoria técnica ao Cenipa (órgão que cuida dos fatores contribuintes e emite recomendações de segurança) e à Polícia Federal (órgão que apura responsabilidades dos envolvidos e promove o seu indiciamento).

Sei que a comoção nacional é grande. Mas, não devemos tão ansiosos com o resultado da investigação. Vamos dar tempo ao tempo. Imagina os familiares e amigos mais próximos todo dia vendo a mesma ladainha na telinha e sofrendo a cada nova notícia. Eu mesmo conhecia um piloto que estava no vôo.

Enquanto isso, Renan Calheiros e Joaquim Roriz saem da vidraça e ganham fôlego para armar o contra-ataque. Uma salva de palmas à mídia brasileira. =D>

ENFIM, DEVEMOS AGUARDAR COM CALMA O RESULTADO DAS INVESTIGAÇÕES. O RESULTADO FINAL NÃO TRARÁ DE VOLTA AS CENTENAS DE VIDAS QUE SE FORAM, MUITO MENOS PARECERES PRECOCES EMITIDOS POR PSEUDO-AUTORIDADES.

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Ramoncinho
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Culpa de quem ??

#10 Mensagem por Ramoncinho » 29 Jul 2007, 12:12

Geralmente quando ten um accidente de aviao, sempre tento me informar de um jeito formal e serio.

Aparte do ser comandante de aviao ao igual que o meu irmao o Coronel, tambem to usando continuamente junto a minha familia, avioes comerciais.....por enquanto, a seguranca e uma coisa com prioridade enorme para mim.....

Geralmente a culpa dos accidentes recae em nois, os pilotos...en veces compartida com os controladores, como no caso das Islas Canarias, Linate (Milao), e no infeliz caso do o vo da Gol Brasilia,Manaos ...Boa Vista, do o qual comprei tickete para voltar a Venezuela via Santa Elena.

Tive que mudar a data, ao meu filho ( que tambem voa ), nao poder ir no tecotequinho da gente a mi pegar em Santa Elena......este fato confirma aun mais o meu interes por este quesito....

O Airbus 319-320, e um aviao de ultima tenologia, pero e tambem um aviao enrolado....seu comando nao e igual, a os dos avioes convencionais.....consiste num controle, com sensores, que envian sinhais a os motores eletricos, que a sua vez, dan movimento as superficies movis, que fazen dirigir ao aviao, e os controles tudos, incluso os dos motores, reversa inclusa, van conetados a um computador central, quem e realmente quem ta em control do o aviao......

Este aviao pousa em 1400 mts, e decola a maximo peso, em 2300 mts....Congonhas ten 3.000 mts disponiveis.......por esso nao ta incluso naquela lista famosa onde ficarom fora o Focker que nao ten revessivel, e os 737 que realmente pegan mais velocidade a hora de pousar e baijar a nariz... Pero com o reversivel poderoso que eles ten, ......o controle e total por o piloto.... em qualquer condivao ...

Quando a gente vai poussar um aviao, ta procurando a menor velocidade possivel, ...onde o aviao continua voando,.... no caso do Airbus...100 kts, o seja 180 km/h....e ainda sem reversiveis nos motores, este modelo do aviao tia que poussar com algum sofoco, pero do um jeito seguro.....

Olhando o filme do Youtube, lembrei o accidente do um aviao dos mares do o sur, que tentou possar na agua, desintegrandose ao bater nela, a uma velocidade maior as dos 300 kms hora ,
e que tudo o mundo olho na TV, .... O computador de vo do o aviao...um Airbus 319-320 igualzinho ao do Sampa...nao permeteu ao piloto desacelerar as turbinas, acelerandolas na hora ......o seja, o computador pensou outra coisa diferente ao piloto, o seja ..... poussar..!!

Quando eu vo a voar, e tenho que fazer lo num Airbus,..... e so porque nao tenho opcao nenhuma, e rezo sempre, para a computadora do o aviao te em boas condicoes...sempre vo preferir voar em outros.

O 319-320 e um aviao que ainda ta sendo testado com a gente dentro....os accidentes saon muitos...fatais tudos.. ...e de arrepiar...este do agora, infelizmente o confirma ..!!

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Ramoncinho
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Culpa de quem ??

#11 Mensagem por Ramoncinho » 29 Jul 2007, 12:27

Geralmente quando ten um accidente de aviao, sempre tento me informar de um jeito formal e serio.

Aparte do ser comandante de aviao ao igual que o meu irmao o Coronel, tambem to usando continuamente junto a minha familia, avioes comerciais.....por enquanto, a seguranca e uma coisa com prioridade enorme para mim.....

Geralmente a culpa dos accidentes recae em nois, os pilotos...en veces compartida com os controladores, como no caso das Islas Canarias, Linate (Milao), e no infeliz caso do o vo da Gol Brasilia,Manaos ...Boa Vista, do o qual comprei tickete para voltar a Venezuela via Santa Elena.

Tive que mudar a data, ao meu filho ( que tambem voa ), nao poder ir no tecotequinho da gente a mi pegar em Santa Elena......este fato confirma aun mais o meu interes por este quesito....

O Airbus 319-320, e um aviao de ultima tenologia, pero e tambem um aviao enrolado....seu comando nao e igual, a os dos avioes convencionais.....consiste num controle, com sensores, que envian sinhais a os motores eletricos, que a sua vez, dan movimento as superficies movis, que fazen dirigir ao aviao, e os controles tudos, incluso os dos motores, reversa inclusa, van conetados a um computador central, quem e realmente quem ta em control do o aviao......

Este aviao pousa em 1200 mts, e decola a maximo peso, em 1600 mts....Congonhas ten 3.000 mts disponiveis.......por esso nao ta incluso naquela lista famosa onde ficarom fora o Focker que nao ten revessivel, e os 737 que realmente pegan mais velocidade a hora de pousar e baijar a nariz... Pero com o reversivel poderoso que eles ten, ......o controle e total por o piloto.... em qualquer condivao ...

Quando a gente vai poussar um aviao, ta procurando a menor velocidade possivel, ...onde o aviao continua voando,.... no caso do Airbus...110 kts, o seja 235 km/h....e ainda sem reversiveis nos motores, este modelo do aviao tia que poussar com algum sofoco, pero do um jeito seguro.....

Olhando o filme do Youtube, lembrei o accidente do um aviao dos mares do o sur, que tentou possar na agua, desintegrandose ao bater nela, a uma velocidade maior as dos 300 kms hora ,
e que tudo o mundo olho na TV, .... O computador de vo do o aviao...um Airbus 319-320 igualzinho ao do Sampa...nao permeteu ao piloto desacelerar as turbinas, acelerandolas na hora ......o seja, o computador pensou outra coisa diferente ao piloto, o seja ..... poussar..!!

Quando eu vo a voar, e tenho que fazer lo num Airbus,..... e so porque nao tenho opcao nenhuma, e rezo sempre, para a computadora do o aviao te em boas condicoes...sempre vo preferir voar em outros.

O 319-320 e um aviao que ainda ta sendo testado com a gente dentro....os accidentes saon muitos...fatais tudos.. ...e de arrepiar...este do agora, infelizmente o confirma ..!!

E quando a culpa e do aviao, geralmente o fabricante vai fazer tudo o possivel , por tirar o cavalo da chuva !!

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Re: Culpa de quem ??

#12 Mensagem por Coronel » 29 Jul 2007, 13:05

Ramoncinho escreveu:Geralmente quando ten um accidente de aviao, sempre tento me informar de um jeito formal e serio.

Aparte do ser comandante de aviao ao igual que o meu irmao o Coronel, tambem to usando continuamente junto a minha familia, avioes comerciais.....por enquanto, a seguranca e uma coisa com prioridade enorme para mim.....

Geralmente a culpa dos accidentes recae em nois, os pilotos...en veces compartida com os controladores, como no caso das Islas Canarias, Linate (Milao), e no infeliz caso do o vo da Gol Brasilia,Manaos ...Boa Vista, do o qual comprei tickete para voltar a Venezuela via Santa Elena.

Tive que mudar a data, ao meu filho ( que tambem voa ), nao poder ir no tecotequinho da gente a mi pegar em Santa Elena......este fato confirma aun mais o meu interes por este quesito....

O Airbus 319-320, e um aviao de ultima tenologia, pero e tambem um aviao enrolado....seu comando nao e igual, a os dos avioes convencionais.....consiste num controle, com sensores, que envian sinhais a os motores eletricos, que a sua vez, dan movimento as superficies movis, que fazen dirigir ao aviao, e os controles tudos, incluso os dos motores, reversa inclusa, van conetados a um computador central, quem e realmente quem ta em control do o aviao......


Este aviao pousa em 1200 mts, e decola a maximo peso, em 1600 mts....Congonhas ten 3.000 mts disponiveis.......por esso nao ta incluso naquela lista famosa onde ficarom fora o Focker que nao ten revessivel, e os 737 que realmente pegan mais velocidade a hora de pousar e baijar a nariz... Pero com o reversivel poderoso que eles ten, ......o controle e total por o piloto.... em qualquer condivao ...

Quando a gente vai poussar um aviao, ta procurando a menor velocidade possivel, ...onde o aviao continua voando,.... no caso do Airbus...110 kts, o seja 235 km/h....e ainda sem reversiveis nos motores, este modelo do aviao tia que poussar com algum sofoco, pero do um jeito seguro.....

Olhando o filme do Youtube, lembrei o accidente do um aviao dos mares do o sur, que tentou possar na agua, desintegrandose ao bater nela, a uma velocidade maior as dos 300 kms hora ,
e que tudo o mundo olho na TV, .... O computador de vo do o aviao...um Airbus 319-320 igualzinho ao do Sampa...nao permeteu ao piloto desacelerar as turbinas, acelerandolas na hora ......o seja, o computador pensou outra coisa diferente ao piloto, o seja ..... poussar..!!

Quando eu vo a voar, e tenho que fazer lo num Airbus,..... e so porque nao tenho opcao nenhuma, e rezo sempre, para a computadora do o aviao te em boas condicoes...sempre vo preferir voar em outros.

O 319-320 e um aviao que ainda ta sendo testado com a gente dentro....os accidentes saon muitos...fatais tudos.. ...e de arrepiar...este do agora, infelizmente o confirma ..!!

E quando a culpa e do aviao, geralmente o fabricante vai fazer tudo o possivel , por tirar o cavalo da chuva !!
Grande Ramoncinho,

Sua presença está fazendo falta no Centro-oeste, apareça brow!!!

Por isso, gosto do Mr. Boeing. Não tem esses problemas. O piloto comanda o avião diretamente e não indiretamente via computador. Tenho um amigo que voava um A330 para Paris e no meio do oceano o computador entrou em pana. Efetuou vários procedimentos de emergência e não deu certo. Entrou em contato com a manutenção no Brasil, que entrou em contato com a Airbus e eis a solução: Descer até o E&E Bay e dar um "boot" manual no sistema. VTNC Além de ter um computador controlando essa merda, o sistema operacional deve ser o Windows.

Se for pra chutar, aposto em algum problema com o computador que comanda os motores. Considerando verdadeiras as informações noticiadas a seguir: se o avião tocou na velocidade correta, dentro da zona de toque, por mais escorregadia que a pista estivesse, o avião não teria varado a pista a 175 km/h. A própria trajetória do avião no solo com leve curva a esquerda indica uma assimetria de potência (empuxo diferente entre os motores).

Esperemos pacientemente os resultados.

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#13 Mensagem por ElPatrio » 29 Jul 2007, 13:55

A Veja mente mais uma vez. E, de forma covarde, faz questão de citar que o comandante fora demitido da Gol, denegrindo a imagem de um morto que nao pode se defender e induzindo o leitor a
pensar que o comandante é um incompetente.

Quando não está o nome do Lula na jogada surgem opiniões interessantes de abalizadas, como as do Ramoncinho e do Coronel, quando está o nome do Lula as pessoas agem por impulso e ódio.

Achei um absurdo sairem culpando o governo pelo acidente tão logo ele aconteceu assim como acho um absurdo, em tão pouco tempo, uma revista vir dizer que a culpa é do comandante, sem citar fontes. Numa investigação complexa que leva em média 10 meses.

Está na cara que a Veja mente e a reportagem é uma FARSA.

Talvez aqui esteja o motivo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5961.shtml


Em reportagem publicada neste domingo na Folha, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), disse que o acidente com o vôo 3054 da TAM vai provocar uma "guerra dos grandes", pois esse é o terceiro acidente com jatos Airbus que tiveram origem na mesma falha mecânica: o reverso pinado, ou seja, bloqueado. Confira a reportagem completa (só para assinantes) de Eliane Cantanhêde.

Nos dois acidentes com o modelo A320, nas Filipinas, em 1998, e em Taiwan, em 2004, um dos reversos estava travado --mesma situação da aeronave da TAM, que saiu da pista e atingiu o prédio da TAM Express no dia 17 matando cerca de 200 pessoas.

Para a FAB, a Airbus já deveria ter feito mudanças nos manuais da aeronave.

A FAB suspeita que o pior acidente aéreo da história do país tenha sido provocado por vários fatores: a falha no manete, um erro cometido por quem pilotava o avião e problemas relacionados à pista estão sob análise.

A revista "Veja" desta semana afirma que o acidente começou com um erro do comandante do vôo 3054, Kleyber Lima. De acordo com a reportagem, as duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas --os manetes-- estavam fora de posição quando o avião tocou a pista principal de Congonhas.

Comunicado

A Airbus enviou na terça-feira (24) para todas as empresas que operam seus aviões um comunicado de segurança baseado na análise preliminar da gravação de dados da caixa-preta do vôo 3054 em que pede a pilotos o "estrito cumprimento" de dois procedimentos de pouso para prevenir outros acidentes.

A empresa européia, contudo, não quis confirmar se isso é uma interpretação de que houve falha do piloto no acidente. Ela ressalta dois procedimentos de aterrissagem envolvendo os controles de potência das turbinas, mas não diz se um deles foi violado em Congonhas.

O comunicado chama AIT (Accident Information Telex), e é o primeiro documento oficial a partir da caixa-preta, cujos dados foram analisados nos EUA.

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#14 Mensagem por Roman Barak » 29 Jul 2007, 19:10

Quando vi esse tópico aberto, pensei logo que o título deveria ser outro, algo como "Mais uma das farsas da Veja" ou "Veja incrimina piloto em tribunal de exceção sem direito de defesa".
No mínimo, poderia ser "Veja se antecipa às investigações técnicas e encontra seu bode na história".

Explêndida a exposição do Coronel. O piloto pode até ser "um dos culpados" (naquela pista, nem automóvel conseguiria frear e não é a primeira aeronave da TAM que cai por falta de revisão), mas não há, em absoluto, como saber a verdade ainda. Nem depois de ouvir a tal caixa-preta. Sou o maior dos leigos, mas ouvir a conversa dos pilotos não soluciona o caso. E se aconteceu algo que os dois não viram? Pra tudo tem de haver um equilíbrio: quando as investigações levam anos, está óbvio que há acobertação de fatos, mas também quando o resultado vem em 1 semana, não dá pra confiar.

Em suma, meus amigos, Revista Veja não é fonte de consulta pra assuntos sérios, só presta pra matar o tempo enquanto se espera ser atendido pelo dentista ou quando se está cagando, com prisão de ventre.

Putanheiro esclarecido, que não leva bonde de puta, nem acredita em photoshop, também não pode acreditar em Revista Veja. A imprensa brasileira, aliás, é um desastre, cretina e mal-intencionada. Com toda essa palhaçada que arrumar um furo de reportagem, deixaram os filhos-da-puta Renan Calheiros e Roriz ilesos, confortavelmente esquecidos pela "opinião pública". Não bastasse um governo cretino, incompetente, insensível e medíocre, temos tambepm uma oposição estúpida e prostituta que só quer se aproveitar do incidente para faturar.

Se pelo menos aqui as pessoas se mostrarem esclarecidas, não resolveremos o mundo, mas seremos, ao menos, alguns canalhas a menos sobre ele.

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ElPatrio
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#15 Mensagem por ElPatrio » 29 Jul 2007, 20:19

Roman Barak escreveu:Quando vi esse tópico aberto, pensei logo que o título deveria ser outro, algo como "Mais uma das farsas da Veja" ou "Veja incrimina piloto em tribunal de exceção sem direito de defesa".

Se pelo menos aqui as pessoas se mostrarem esclarecidas, não resolveremos o mundo, mas seremos, ao menos, alguns canalhas a menos sobre ele.
Pois é, mas a Revista Veja é a revista semanal mais vendida do país. E isso é preocupante.

A Veja além de sensacionalista e superficial é mentirosa e manipuladora. Mas tem um público cativo e gente que acha a revista representante absoluta da verdade e instrumento da democracia.

Agora essas não são apenas características da Veja e tampouco exceção a regra. A editora Abril age assim como agem 90% dos órgãos de imprensa do Brasil: distorcendo informação e jogando com interesses. Os Civitta são bandidos, gente com vínculos obscuros lá fora. Italianos que, assim como os mafiosos, fizeram fortuna a partir de negócios escusos feito com americanos.

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