Boas, Fornicador.
Beleza, véio? Espero que sim.
Belo tópico,mano.
Sobre o Guga, só tenho uma coisa a dizer: sempre fui meio , digamos, pão duro, mas por causa desse cara eu tirei o escorpião do bolso e virei assinante de tv paga, só para poder ver o cara jogar. Acompanhar mesmo o cidadão. E vi muitos e muitos jogos do Guga. E já li muita asneira dita sobre ele na imprensa, escritas por caras que liam resenhas de caras escreveram resenhas de partidas que ele jogou.
Guga foi muito grande, foi um gigante. Algumas pessoas perderam essa percepção sobre ele, depois das cirurgias, com a queda em seu nível de jogo. Não souberam avaliar amor dele pelo esporte, ao aceitar competir mesmo fora de condições. Eu acho que ele deveria já ter parado, mas ninguém pode questionar agora o jogo dele , por conta dos seus últimos anos, onde vem lutando contra uma contusão que não perdoa ninguém.
Guga tinha golpes magníficos, como aquela esquerda paralela, que usou para dar uma surra no Ferrero duas vezes, em semi finais de Roland Garros. Ferrero só foi ganhar ali depois que o Guga estava sem quadril. O Kafelnikov era outro que sempre apanhava do Guga nesses jogos onde tinha que ter culhão para vencer. Jogar com o coração.
Guga ganhou na França moleque, deu um pau no Bruguera na final, que era o bicho papão do saibro da época. E gahou do Muster também, outro cara experiente e muito forte, na época.
Guga teve uns dois anos em que jogou num nível muito alto e ficou muitas semanas como número um na época do auge da carreira do Pete Sampras, que dispensa comentários. Todos diziam que ele era bom só no saibro, e nessa fase aí, ele ganhou alguns atps em quadra dura, batendo os maiorais dessa superfície, como o Federer em Indian Wells, por exemplo. E logo depois, calou a boca de um ou dois imbecis da crônica esportiva que ainda ousavam duvidar dele, ao ganhar o Master Series em Lisboa, no carpete. Para quem não sabe, a superfície mais lenta é o saibro, onde o Guga era um dos melhores do mundo e foi nessa quadra que ele ganhou a maior parte de seus títulos; depois vem o cimento, ou quadra dura, que varia de lugar para lugar, mas que é muito mais rápido que o saibro. Guga ganhou torneios nessa quadra, não lembro quais mas é fácil ver. Depois é que vem o carpete , que é muito rápido, mais rápido que qualquer outra superfície. Nesse piso, o Guga venceu os melhores , como você lembrou bem. Agassi e Sampras. Não precisaria falar mais nada, precisaria?
Talvez não em outro lugar, mas aqui é o Brasil.
No Brasil, se você não vence tudo o tempo todo, você é um merda. Loser.
A crônica que fala de tênis, no entanto, reverencia e muito o Guga. O Guga consegue ficar acima até da rivalidade Brasil Argentina: na terra de los hermanos, Guga é muito respeitado, certamente mais do que aqui. Os argentinos conseguem entender melhor a aversão do Guga a oba oba, a essa resistência do cara em aparecer, coisa que , aqui entre a imprensa esportiva, é muito mal vista. Quando venceu em Paris pela primeira vez, se recusou a desfilar em carro de bombeiros pelas ruas de Floripa. Me lembro que por conta disso, alguns já ficaram melindrados com um moleque de menos de vinte anos que ousava bater o pé e fazer que queria sem dar maiores explicações. Quando Guga venceu Roland Garros pela terceira vez, foi receber o troféu do Guillermo Villas, e antes de receber o troféu fez aquele sinal de genuflexão em direção ao Villas, que ficou visivelmente emocionado com aquilo. Não é qualquer um que faz isso, que tem essa grandeza de reverenciar um outro ídolo ( Villas era uma referência para ele desde guri) no momento máximo de sua carreira. Os argentinos piraram com aquilo, já gostavam muito dele e depois disso, passaram a reverenciá-lo também. Quando Guga jogava o Aberto De Buenos Aires e vencia um local , nem parecia que argentino tinha perdido; e muito menos que tinha sido um brazuca a derrotá-lo.
As críticas mais ácidas, como essas do Trajano, não vão mudar o que o Guga foi: o maior tenista latino americano dos últimos , sei lá, vinte, trinta anos, junto com o Villas.
Mas eu, pessoalmente, estou entre aqueles que acham que o Guga já deveria ter parado. Deveria seguir o conselho do Roddick, que disse, sem maldade alguma, apesar da má vontade de alguns colunistas daqui, que o Guga deveria estar jogando o master, com os veteranos.Todo mundo sabe que ele não precisa mais provar nada, por isso, tá na cara que esses jogos que ele vai fazer, desembocando em paris, no Roland Garros, é na verdade o seu adeus as quadras.
Espero qu ele consiga fazer isso com dignidade, mas acho difícil, a menos que ele tenha melhorado muito de suas últimas atuações, que foram muito, mas muito abaixo do que ele já jogou.
O Trajano deveria ser , na minha opinião, banido da crônica esportiva, porque , além de ranzinza e chato, o maluco só fala merda. Outro dia , o amigão, esqueci o nome do cara, mas é aquele que faz o SportCenter, estava apresentando um programa com ele e com Juca. Só sei que por duas vezes ou três, o Trajano ficou com um papinho do naipe "ninguém mais suporta falar nisso", "esse assunto é muito chato" e que tais. Numa dessas, o amigão, que, apesar de ser sorridente, já estava com a cara fechada de tanto levar crítica em pleno ar ( me parece que talvez fosse ele quem tivesse feito a pauta), murmurou " ah, já que é assim, eu até tinha outras coisas pra falar mas é melhor então deixar pra lá" levantou e saiu andando, deixando a câmera nos rostos do atônito Trajano ( "Paulinho, vem aqui") e do Juca ( "Paulinho, espera um pouco), enquanto eu, na minha casa, gargalhava que nem um doido....
O Trajano , na minha opinião, é merda não só pelo notório mal humor: ele tem opiniões ridículas. Teve um dia, na cobertura da última Copa, que ele teve a cara de pau de dizer que o Ronaldo Fenômeno sempre foi um cara que se valeu de sua condição física e de seu arranque e que, assim que coeçou a se descuidar fisicamente, revelou a todo mundo o que ele Trajano sempre soube, que o cara nunca passou de um perna de pau. Os outros , todos não concordaram, mas ele ficou firme, com o cenho franzido, entredentes: "Sempre foi um perna de pau". Eu tive que mudar de canal e sempre que ele está na tela eu mudo. A ESPN brasil é muito boa, mas deveria manda esse corno ir chupar limão em outro lugar. Cheira peido do caralho...