Para não ser o responsável por estragar a diversão desse final de semana prolongado e chuvoso... aí vai:Tricampeão escreveu:E vamos a mais um singelo enigma para movimentar o final de semana.
O excelentíssimo presidente da República de Bananópolis andava em maus lençóis. A imprensa não lhe dava sossego. Qualquer pum mais ruidoso que o presidente operário soltava era motivo de conspiração por parte da mídia golpista. Pelo menos é assim que diziam seus asseclas, todos do mesmo partido, PT, Partido dos Trapalhões, em resposta aos ataques sucessivos de seus opositores. Diziam ainda que, pela origem humilde do presidente, fato inédito na história de Bananópolis, o excelentíssimo sofria preconceito por parte das elites, ou zelites, como queiram. No entanto, verdade é que muita gente que mamava na teta do Estado a séculos acabou perdendo a boquinha, foram chutados para fora e substituídos, primeiramente, pelos numerosos parentes do presidente, que totalizam mais de 400 bocas, e depois por gente do PT. E isso deu oq falar. Gente que imaginava que jamais haveria uma renovação efetiva no poder de Bananópolis de repente o impossível havia acontecido. A mamata havia acabado. E tudo isso gerou cobiça e inveja. O presidente, apesar de ter prometido dias prósperos para os banqueiros e lucros para os empresários, sabia que focos de insatisfação gerados por aqueles que tiveram seus privilégios cortados seria capaz de provocar um efeito dominó tendo a imprensa como veículo de propagação de calúnias e, com isso, colocar em risco a estabilidade de seu governo. Então o presidente precisava se armar para a guerra que só estava começando. Para isso convocou uma reunião emergêncial com seu homem forte, Zé Tirceu, que gozava da plena confiança do presidente por ser sagaz e inteligente. Praticamente ambos haviam começado suas carreiras juntos, na época que Bananópolis ainda suportava um regime de governo autoritário. Ocasião em que o presidente dobrava os operários enfurecidos nas assembléias sindicais com seus discursos inflamados, fazendo seu nominho e ganhando popularidade, ao mesmo tempo que Tirceu, com sua sagacidade e poder de sedução, ludibriava estudantes de classe média sedentos por liberdade e maconha. Tirceu, o estrategista, assim o presidente o chamava. O presidente não era um homem letrado, nascido no agreste de uma cidade qualquer de Bananópolis, cedo largou a escola para ajudar sua família, então, apesar de esperto e vivido, sempre que necessário convocava Tirceu para lhe dar conselhos. Sendo assim chamou Tirceu a sua sala:
- Companheiro Tirceu, estou preocupado, o cerco tá fechando e eu nem comecei meu governo ainda, já não chega a dona Marilda na menopausa e o nosso corintia que só faiz nóis sofre, companheiro, agora esse papo de mensalão. Que porra é essa, companheiro Tirceu?
- Mas presidente, vc sabia né? A gente conversou antes. Se a gente não entrasse no esquema vc nunca seria eleito. Então tivemos que comprar os caras. Essa é a lingua que eles entendem. Aqui em Bananópolis a única ideologia que funciona é a da grana.
- Companheiro Tirceu, eu não sei de nada, entendeu? Eu não sei de nada. Vc é que tá me dizendo essas coisa agora. Não me mete em encrenca, companheiro Tirceu.
- Desculpe presidente, é verdade, o senhor nunca soube de nada.
- Agora sim, Tirceu, agora sim. eu até tava te estranhando. E vc tb não sabe de nada. Quer dizer...vc que sabe. Só sei que eu não sei. Mas me diz aí, agora tá surgindo um boato de Caixa 2 tb. Pô, eu te convoquei aqui pq confio em vc, na sua inteligência. Eu só estudei até a quinta série e não entendo muito bem dessas coisa. Mas vc é um cara estudado, me ajuda aí, pô. Antes que os cara pegue vc, bóla uma estratégia pra salvar a gente. Sei lá, enfia os dossiê na cueca, na tóba, em qualquer lugar, mas some com tudo.
- Presidente,nada de cuecas, isso é para amadores, permita-me presidente, eu já tenho a solução, deixe-me explicar. Pois bem, a oposição nao vai abrir o bico pq eles estão atolados até o pescoço. Além do que, esses daí nao sabem fazer oposição. Eles só querem poder. São que nem putas, aceitam qualquer negócio. Então, presidente, já pensei num esquema aí para blindar o senhor, com a ajuda deles. Da oposição. Mas o problema é a imprensa, principalmente a tal revista, aquela que tem sociedade com um grupo racista que promoveu o apartheid, a do capo italiano da máfia. Aqueles são perigosos. Eles odeiam a gente. Eles podem ter acesso aos arquivos e aí ferrou. Mas pode ficar tranquilo, eu já bolei um jeito proteger tudo isso.
- Então me diz logo esse esquema que eu tô curioso, e vai logo que já tá na hora de eu tomar um negocinho, não bebo faz duas horas já. Vai logo. Tirceu.
- Bom, presidente, o negócio é o seguinte. Temos nove ministros, certo? Então o dossiê será guardado em um cofre protegido por muitos cadeados de modo que só é possível abri-los todos se houver pelo menos 5 ministros presentes.
- Tirceu vc é um gênio, merece ser meu sucessor, mas fiquei curioso. Qual o número mínimo possível de cadeados? E, nessa situação, quantas chaves cada ministro deve ter?
- Ah! presidente, já bolei o plano. As contas deixo pro senhor fazer. Põe a cabeça pra funcionar.
Como eram nove ministros e o presidente tinha nove dedos nas mãos, então começou a contar no dedos e, após alguns minutos de reflexão, o presidente trouxe a resposta correta, por incrível que pareça.
E, apesar dos pesares, o plano deu certo e todas as acusações feitas ao seu governo jamais foram provadas. Com isso o presidente foi reeleito fazendo um governo razoável trazendo melhores perspectivas para o país.
E vc, conseguirá chegar ao mesmo resultado que o presidente de Bananópolis que só estudou até a quinta série?