Caros,
Evito participar dos AG por dois motivos: há muitas outras coisas que tomam meu tempo em virtude do meu encargo e não tenho todo o senso de humor que a área demanda.
Mas vou aproveitar o post do PRS para emitir minhas impressões:
PRS escreveu:'sigh'
Esses tópicos me lembram as viúvas do Perdidos na Noite...
Digo o mesmo. Sempre haverá uma espécie de saudosismo, de ternas lembranças de uma época que dizem ter existido, mas que ninguém sabe ao certo de existiu. Não se pode falar de um fórum primitivo mais flexível e um fórum hoje civilizado mais pasteurizado. Num mesmo forista sempre habitam o homem das cavernas e o burguês pós modernos. Temos ênfases diferentes no fórum ao longo dos tempos mas as situações, os endurecimentos, as flexibilizações, tudo coexiste, prova disso é que na moderação por vezes chegamos a 20 páginas de discussão para deliberarmos uma simples diretriz.
PRS escreveu:O fórum era "mais engraçado" e "mais participativo" ? Era. Tão engraçado e participativo que foi tirado do ar graças aos bate-bocas constantes.
Creio que hoje o fórum ainda é engraçado e participativo. Sobre o humor basa que leiam a área de crônicas por exemplo e sobre a participação basta que postem aqui com inteligência e atenção às regras, as quais só foram criadas para cuidarmos do homem das cavernas que habita cada um de nós.
PRS escreveu:Tem muita regra? Tem, óbvio. Porque se não tem regra e toma-se uma decisão a moderação é parcial ; e se se deixa ao gosto do "bom senso" do forista cada um vai puxar a sardinha pro seu lado.
Isso é engraçado demais. Há pouco tempo, antes do El Macho ter organizado todas as regras que atualmente temos, de fato nosso repertório de normas era menor. Com menos regras muita coisa era deliberada pelo tal bom senso do moderador. Muitos foristas protestavam contra o tal bom senso chamando isso de tirania. Ora, eu nunca disse que o Gpguia era ou é uma democracia mas mesmo assim elaboramos um conjunto mais claro de regras e de forma exaustiva tentamos prever as situações que envolvem o convívio dos foristas. Resultado foi que atualmente temos muitas regras e novamente há aqueles que reclamam. Impossível agradar a gregos e troianos.
PRS escreveu:
Era divertido zoar os outros? Era. Tanto é que só quem zoava participava; o resto nem postava nada. Bem ou mal, hoje todos podem postar.
Quando comecei a ler o Gpguia, entre 2003 e 2004, como visitante, percebia claramente a formação de guetos, em especial na área dos Assuntos Gerais. Era cansativo demais ler alguns, que hoje nem mais postam por aqui, demonstrarem sua total falta de inteligência em posts em noção alguma. Hoje estes guetos se reduziram e vemos pessoas novas postando, idéias novas surgindo, mesmo que vez ou outra o neuronio apareça com seu saudosismo.
PRS escreveu:O pessoal se entrosava mais?Obvio. SP ,de foristas ativos ,resumia-se a o que? Duas duzias de foristas que respondiam, quiçá, por 60% dos TDs. O restante ia na onda. Como hoje aliás. Só que também hoje áreas fora de SP cresceram muito.
Aí está um bom argumento àqueles que ficam nas memórias de um passado melhor. Se hoje as coisas não estão tão boas seria bom que investissem 10 minutos diários lendo o resto do fórum, para além de SP por exemplo. Perceberiam que muitas regras que talvez não façam sentido em SP são úteis demais em outras cercanias. Tivemos, como administradores, de pensar grande mas há muitos foristas que ainda pensam com a cabeça voltada ao seu endereço.
PRS escreveu:Ahhhhhhhhhhhhh...mas as "totosas" participavam. Sim, pra quem aprecia rinha. Bebê Loira era freguesa : banida trocentas vezes e readmitida de volta só pro pessoal atiçar. Isso é divertido? Pode ser pra quem gosta de entrar numa briga sabendo que o outro lado vai perder de qualquer jeito mas não consigo ver graça em chutar cachorro amarrado.
E agora abrimos um pouco as regras permitindo que elas participem mais através do Mural de Recados das GPs. Curioso é que poucas participam. Isso prova que muitas sempre utilizaram o fórum para promoção de seu negócio.
Aqui mesmo neste tópico tem uma curiosa, marilow, que posta como se isso fosse a casa dela. Num passado já a teríamos chutado mas a tolerância tem sido cultivada, dentro de limites respeitáveis.
PRS escreveu:Democracia? Bah, o que havia era uma oligarquia : você tinha um grupo de foristas "top" que muitas vezes tinham tanta ou mais influencia que os moderadores. Aí veio o período que muitos lembram como Tropa de Choque e a coisa mudou : moderação passou a ter "autoridade".
Vou aproveitar o comentário para lembrar, em especial ao ElPatrio, que a Tropa de Choque foi um momento necessário ao fórum. Eu não consigo ainda avaliar se foi o pior ou melhor momento. Fui forista à época da Tropa de Choque, ou seja, não estava na coordenação e só posso elogiar a postura daqueles que deram a cara a tapa. Promoveram uma limpeza total em MG, no RJ e por fim no RS. É preciso ter colhões para fazer o que fizeram. GP inclusive fechou o fórum de MG por um tempo curto. De todos eles desenvolvi meu apreço especial pelo PRS, moderador à época, que sempre soube pela via da retórica vencer os donos da razão. Desculpe-me ElPatrio mas no meu humilde entendimento tanto tu como neuronio não têm noção total da relevância da Tropa de Choque àquela época. Hoje os tempos são outros e é complicado com estes olhos que temos ver e ler o passado com o filtro necessário.
PRS escreveu:Posso não concordar com algumas das coisas que a atual moderação faz mas sou forçado a admitir que é um grupo bem mais diversificado do que antigamente , que era predominantemente paulistano e com uma mentalidade só.
O fórum está "mais chato"? Se está não é por causa das regras, que se pararmos pra analisar são bastante razoáveis e nem precisariam ter sido formalizadas se existisse bom-senso por parte de quem participa.
De fato. Percebam que hoje sou o único administrador ativo do Gpguia e não sou paulista. Temos 3 co-administradores e nenhum é paulista. Isso muda muito o tom do fórum e a visão estratégica dele enquanto negócio.
PRS escreveu:O problema é um só: o forum cresceu além de quaisquer expectativas e um ambiente como o de antigamente só é possivel em foruns pequenos aonde todos se conhecem; passou um certo ponto de crescimento ou voce normatiza ou torna ele pago ou voce fica "secreto".
Respondendo ao neuronio: não temos interesse em exigir registro dos foristas nem tornar o fórum pago. Todos nós um dia fomos visitantes. Temos de desenvolver estratégias que estimulem o registro mas nada vinculado à exigência. Seria dar um tiro no pé.
PRS escreveu:O fato de estarem aqui participando de graça e ainda poderem vir aqui dizer "antigamente era bom" , mesmo após tantos anos e tropeços, já deveria ter servido de indicativo da correção em ter-se aplicado determinadas medidas...mas, enfim, cada um com sua opinião.
![Smile :)](./images/smilies/smile.gif)
O tempo passa e as coisas tendem a melhorar. Neste tópico podemos ler a opinião do ElPatrio, forista que foi banido outrora e que foi convidado a retornar há pouco tempo. A anistia proposta é a melhor forma de provarmos que o Gpguia é superior aos eventuais conflitos de ordem pessoal. Agradeço ao ElPatrio pela participação, mesmo que não concorde com sua observação minimalista acerca da Tropa de Choque.
Por fim o fórum muda mas sempre é possível ler o neurônio com seu humor ácido, com suas alfinetadas sabiamente calculadas (para que nenhuma regra seja violada) e o PRS com sua paciência de monge ao explicar as coisas. Isso continua igual, posto que não são todas as moscas que foram trocadas, rsrsrs
Abração a todos e grato pela participação aqui no Gpguia.