Em casas que têm uma razoável variedade de bons vinhos, e que são servidos regularmente, inclusive dispondo de adegas próprias climatizadas, é possível que volta e meia algum cliente mais exigente rejeite algum vinho.Tricampeão escreveu:Pra mim, só podia mandar voltar se estivesse estragado, tipo com rolha mofada, avinagrado, com rato morto dentro, etc. Mandar voltar porque não gostou, nunca ouvi falar.
Creio que o cenário mais usual para isso é quando o cliente diz o que quer do vinho (encorpado, frutado, suave, etc.), a casa sugira o vinho e o cliente não tem a sensação esperada ao provar. Se for um lugar com um bom nome, trocará o vinho sem maiores discussões. Caso não seja, ou se foi o cliente que pediu por um vinho específico, ou se for um lugar em que vinhos não tenham muita saída, provavelmente haverá algum tipo de argumentação entre o cliente e o maitre/gerente que, mesmo resolvido, certamente vai melar o clima do evento.
Lembrei agora de uma vez em que eu estava no exterior jantando com o pessoal do trabalho. Um deles era francês e pediu a carta de vinhos. Ele viu que havia um vinho francês de uma determinada safra, que disse ter sido excelente, e pediu. Depois que o vinho foi aberto, provado e servido, ele olhou mais atentamente o rótulo e não era a safra que estava no cardápio. Ele chamou o maitre para reclamar e teve um pouco de stress, mas todos que estavam na mesa, que já haviam tomado um gole do vinho, disseram que era muito bom e que queriam terminar de bebê-lo. E ficou assim.