Peter_North escreveu:
Bom, tenho que dizer que te respeito por pelo menos ter tentado ver com os próprios olhos o que se passa lá. Espero que tenhas ido mais longe do que as praias de Varadero onde os turistas são mantidos.
Eu fui convidado a dar algumas aulas de filosofia da educação em Havana, assim vivi como um trabalhador quase comum. Dormi na casa de um grande amigo meu, e sua mulher ficou radiante quando trouxe do Brasil uma caixa de sabonetes, escovas de dente e um aparelho de sintonia e recepção de televisão parabólica novo ( O que eles tinham era "caseiro" feito por algum vizinho)
Bens de consumo em Cuba são racionados, cada família pode usar um sabonete por mês e uma escova de dentes deve durar um ano por pessoa.
No entanto ninguém passa fome e muito menos morre por falta de assistência médica,a educação cubana é um primor. Os assaltos não atormentam o cidadão comum, apenas os turistas,também existem mendigos na rua.
Peter_North escreveu:
Mas não te esqueça que esse pessoal vive aterrorizado com a perspectiva de serem delatados e terem suas vidas destruídas. Eu também falaria bem sobre o Castro a um desconhecido se eu fosse cubano. Sabes bem o que acontece com a oposição lá né?
A população com educação básica e que exerce trabalho braçal simplesmente ama o Fidel e o regime da ilha, de fato são eles mesmos que denunciam os "contras".
Os intelectuais da ilha estão cansados da falta de conforto, dizem que as condições mínimas eles já possuem, agora querem mais.
Peter_North escreveu:
E então porque o amigo parece gostar desse regime que não deu certo em lugar nenhum?
O socialismo é bom para acabar com a miséria, no Brasil, um sistema socialista seria um atraso, a miséria existente aqui esta acabando. (É só olhar as estatisticas dos últimos vinte anos, todos indicadores sociais estão em uma curva ascendente).
Miséria é diferente de pobreza. O miserável morre desnutrido, o pobre morre de obesidade e males relacionados por uma alimentação desbalanceada e de custo baixo
E eu admiro todos os sonhos utópicos talvez por isso admiro o socialismo/comunismo, infelizmente ele possuí várias falhas teóricas que explicam seu fim.