Reservas Internacionais do Brasil Pagariam Dívida Externa

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Mago Presto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 26
Ver TD's

Reservas Internacionais do Brasil Pagariam Dívida Externa

#1 Mensagem por Mago Presto » 21 Fev 2008, 14:32

Reservas internacionais já dariam para pagar dívida externa, diz BC

Da Redação
Em São Paulo

O Banco Central divulgou documento nesta quinta-feira no qual estima que as reservas internacionais brasileiras superaram a dívida externa do país em cerca de US$ 4 bilhões. Em outras palavras, o fato, que é inédito, significa que o Brasil possui moeda estrangeira suficiente para honrar seus compromissos internacionais, o que lhe confere o título de credor externo.

É importante ressaltar, contudo, que isso não significa que o país vá efetivamente pagar tudo e ficar sem nenhuma dívida. As reservas internacionais são usadas para outras finalidades também.

Além disso, o resultado das contas externas será anunciado pelo BC apenas na próxima semana e a notícia otimista faz parte, por enquanto, de um relatório do órgão sobre a evolução recente dos indicadores de sustentabilidade externa do país.

Apenas no ano passado, as reservas internacionais cresceram 110% e chegaram a US$ 180,3 bilhões no final de dezembro.

"A análise dos resultados observados pelo setor externo da economia brasileira nos últimos anos e seus impactos nos indicadores de sustentabilidade externa mostram um inquestionável fortalecimento da posição externa do país", avaliou o BC no documento.

"Em resumo, diante de um cenário internacional por aumento considerável na incerteza, pela volatilidade dos mercados financeiros e desaceleração da atividade econômica, a melhoria desses indicadores tende a mitigar, embora sem anular por completo, o impacto de eventos externos adversos", diz o órgão.

ALELUIA!!! [-o<

Fui.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#2 Mensagem por Peter_North » 21 Fev 2008, 15:15

Mas, mas o Lula não havia feito grande fanfarra e publicidade dizendo que havia pago a dívida externa? Que nunca antes na história destepaiz estivemos sem dívida?

Pois é, e teve quem acreditou...

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#3 Mensagem por Peter_North » 21 Fev 2008, 15:17

Outra coisa, a maior parte dessa grana entrou via investidores capitalistas estrangeiros. E eu que achava que eles eram seres malignos que só iam a um país para sugar tudo da honrada população local.

Ou não...

Link:
🔗

Capitão Caverna BsB
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 42
Ver TD's

#4 Mensagem por Capitão Caverna BsB » 21 Fev 2008, 15:57

Peter_North escreveu:Mas, mas o Lula não havia feito grande fanfarra e publicidade dizendo que havia pago a dívida externa? Que nunca antes na história destepaiz estivemos sem dívida?

Não brother, o que ele comemorou e eu tbm, foi não renovar o empréstimo com FMI.

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#5 Mensagem por Peter_North » 21 Fev 2008, 16:06

Capitão Caverna BsB escreveu:
Peter_North escreveu:Mas, mas o Lula não havia feito grande fanfarra e publicidade dizendo que havia pago a dívida externa? Que nunca antes na história destepaiz estivemos sem dívida?

Não brother, o que ele comemorou e eu tbm, foi não renovar o empréstimo com FMI.[/quote
Eu e tu sabemos que foi isso o que realmente aconteceu, mas da forma que foi divulgado o que mais tem por aí é gente que acha que o Brasil pagou a dívida externa.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#6 Mensagem por Carnage » 21 Fev 2008, 16:14

Não brother, o que ele comemorou e eu tbm, foi não renovar o empréstimo com FMI.
Isso, o Brasil decidiu não sacar as duas(se não me engano) últimas parcelas de dinheiro que o FMI havia disponibilizado por conta do cumprimento da metas estabelecidas, evitando assim, um endividamento maior.
Nunca se falou nada ou mesmo se deu a entender de dívida paga.

Link:
🔗

Kengo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 63
Ver TD's

#7 Mensagem por Kengo » 21 Fev 2008, 19:01

Difícil os Rockefeller aceitarem o pagamento integral da dívida brasileira.

Só os ingênuos crêem que os credores querem realmente que o Brasil pague suas dívidas e se torne independente.

A notícia de hoje do banco central serve para que jornalistas, banqueiros, economistas, políticos, comentaristas econômicos e os vários jornalistas em fim de carreira que agora se dizem "blogueiros" regozijem-se em um delírio coletivo.

"Agora temos o direito de sermos credores!" é o júbilo.

Essa orgia não se sustenta por si só.

Basta o presidente Lula declarar que vai controlar a entrada e saída do capital especulativo em território nacional para que:

os Leitões da televisão passem a guinchar frenéticamente contra o presidente;
o mercado se feche;
os banqueiros, os empresários, os economistas, os lobistas e todos eiros e istas passem a guinchar também.
os jornalistas, em bom suínês, escrevam editoriais sobre a "intimidação dos mercados diante da fala do presidente".
invetidores de peso passem a querer tirar seus dólares do país, fazendo com que o BC cubra essas perdas com reservas.
Reservas queimadas, voltamos a situação de devedores e tudo fica igual ao que era antes no Brasil de Abrantes.

Enquanto o país não saldar a dívida dos portugueses ao menos com os Rockefeller, seremos suscetíveis a crises internas e ou externas.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#8 Mensagem por Compson » 21 Fev 2008, 22:26

Peter_North escreveu:Outra coisa, a maior parte dessa grana entrou via investidores capitalistas estrangeiros. E eu que achava que eles eram seres malignos que só iam a um país para sugar tudo da honrada população local.

Ou não...
Mais ou menos... Entrou, mas só ficou porque o BC tinha dinheiro pra comprar os dólares, graças ao superávit primário, fruto da arrecadação recorde de impostos, e à queda no câmbio. De certa forma, foi um avanço interno também.

(Isso sem reduzir a importância da entrada de capitais, sem os quais, não teria de onde comprar tanto. A própria arrecadação de impostos se deve em boa medida a eles.)
Kengo escreveu:Enquanto o país não saldar a dívida dos portugueses ao menos com os Rockefeller, seremos suscetíveis a crises internas e ou externas.
Olha, eu não sou dos mais otimistas. Mas temos aí quase meio ano de turbulência na economia dos EUA (mais de dois meses de suposta crise) e os indicadores econômicos do Brasil continuam em alta. Não sei se é sinal de solidez ou de que o tombo vai ser grande... De qualquer forma é um movimento diferente do habitual, quando, no menor sustinho, os dólares sumiam do país.

PS: E, agora, os professores de história vão reclamar de que no colégio? :-k

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#9 Mensagem por Peter_North » 22 Fev 2008, 09:12

Carnage escreveu:

Isso, o Brasil decidiu não sacar as duas(se não me engano) últimas parcelas de dinheiro que o FMI havia disponibilizado por conta do cumprimento da metas estabelecidas, evitando assim, um endividamento maior.
Nunca se falou nada ou mesmo se deu a entender de dívida paga.
Como já disse, eu e tu sabemos o que ele realmente fez. Mas toda a divulgação deu a entender que ele havia pago a dívida, e o que não falta é arigó pensando que foi isso o que ele fez. Quer uma pequena amostra disso? Basta uma rápida pesquisa como essa aqui: http://www.google.com.br/search?q=%22lu ... =firefox-a

Link:
🔗

Eterno Apaixonado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

#10 Mensagem por Eterno Apaixonado » 23 Fev 2008, 13:00

Méritos para Guido Mantega, que soube conduzir muito bem as contas do país, fazendo um crescimento sustentável, sem loucuras, independente do partido político, para esse eu tiro meu chapéu.

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#11 Mensagem por Peter_North » 25 Fev 2008, 09:08

Eterno Apaixonado escreveu:Méritos para Guido Mantega, que soube conduzir muito bem as contas do país, fazendo um crescimento sustentável, sem loucuras, independente do partido político, para esse eu tiro meu chapéu.
Sim, sim e para o Meireles também. Esse pessoal é o que o governo Lula tem de melhor. Parabéns a eles.

Link:
🔗

O Pastor
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#12 Mensagem por O Pastor » 25 Fev 2008, 12:47

Peter_North escreveu:
Eterno Apaixonado escreveu:Méritos para Guido Mantega, que soube conduzir muito bem as contas do país, fazendo um crescimento sustentável, sem loucuras, independente do partido político, para esse eu tiro meu chapéu.
Sim, sim e para o Meireles também. Esse pessoal é o que o governo Lula tem de melhor. Parabéns a eles.

POrra Peter North,

Confessa, aceita a verdade: o governo Lula estabilizou o país. Tirou a economia da lama.

Fica ai falando mal do LUla...nem parece que é do Sul, terra de Alceu Colares, Brizola e do grande Dultrão...eta saudade do governo Dutra. Nao tenho duvidas de que essa mulher dai deve estar acabando com o Rio Grande.

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#13 Mensagem por Peter_North » 25 Fev 2008, 13:44

O Pastor escreveu:
Peter_North escreveu:

POrra Peter North,

Confessa, aceita a verdade: o governo Lula estabilizou o país. Tirou a economia da lama.

Fica ai falando mal do LUla...nem parece que é do Sul, terra de Alceu Colares, Brizola e do grande Dultrão...eta saudade do governo Dutra. Nao tenho duvidas de que essa mulher dai deve estar acabando com o Rio Grande.
No aspecto da condução da economia, é claro que ele acertou mais do que errou, e sempre ajudado pelo cenário externo. Poxa, pode pescar meus posts, eu sempre elogio o Meirelles e o Mantega, como já disse acima, esses dois são o que o Lula tem de melhor.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#14 Mensagem por Carnage » 25 Fev 2008, 17:32

http://conversa-afiada.ig.com.br/materi ... 013_1.html
DÍVIDA: GOVERNO FHC FOI UM DESASTRE
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 969

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de aixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista.

. O Presidente Lula é o primeiro governante da História do Brasil a dizer que governa um país que não tem dívida externa.

. Como previsto aqui no Conversa Afiada, o PIG tentou demonstrar que o Presidente Lula não tem mérito algum – quem pagou a divida foi o iluminado Farol de Alexandria.

. A primeira observação é sobre o "câmbio flutuante".

. O PIG diz que foi o "câmbio flutuante" quem pagou a dívida externa.

. E o "câmbio flutuante" nasceu no raio de luz que emanava do Farol.

. Na verdade, FHC tabelou o câmbio e manteve a ficção do R$ 1 = US$ 1.

. Um desastre imperdoável, ainda mais que serviu, sobretudo, para fazer a fortuna de André Lara Resende, aquele "genial" economista que leva cavalos de avião para a Europa.

. Luis Nassif demonstrou que Resende concebeu o Real para ficar rico com ele.
. Leia o livro "Cabeças de Planilha" (clique aqui).

. A ficção do R$ 1 = US$ 1 só se esborrachou quando FHC foi pela terceira vez ao FMI e o Presidente Clinton reelegeu FHC.

. Só, então, o FMI introduziu o câmbio flutuante, impôs a lei de Responsabilidade Fiscal e acabou com a farra de gastos (de olho na reeleição) do primeiro mandato de FHC.

. Vamos botar a bola no chão e ter uma idéia mais precisa do desastre que foi "octonato" do Farol:

Dívida externa em 1995 – ano em que FHC tomou posse => US$ 159,2 bilhões
Relação dívida externa X PIB em 1995 – ano em que FHC tomou posse => 19,9%

Dívida externa em 2002 – ano em que FHC deixou o Governo => US$ 210,7 bilhões
Relação dívida externa X PIB em 2002 – ano em que FHC deixou o Governo => 41,8%
Dívida interna em janeiro de 1995 – quando FHC tomou posse => R$ 108,6 milhões
Relação dívida interna X PIB em janeiro de 1995 – quando FHC tomou posse => 20,7%

Dívida interna em dezembro de 2002 – quando FHC deixou o Governo => R$ 654,3 milhões
Relação dívida interna X PIB em dezembro de 2002 – quando FHC deixou o Governo => 37,4%

Leia o que o Conversa Afiada já publicou sobre o assunto:

DÍVIDA EXTERNA: LULA X FHC
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 964

. Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, o Brasil tinha uma dívida externa de US$ 165 bilhões.

. Hoje, a dívida externa do Brasil, segundo o Banco Central, é de MENOS US$ 4 bilhões

. Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, as reservas do Brasil eram de US$ 38 bilhões.

. Hoje, segundo o Banco Central, as reservas são de US$ 180 bilhões.

. Ou seja, hoje o Brasil tem quase cinco vezes mais reservas do que tinha no Governo FHC.

. O que é uma maneira de dizer que o Brasil hoje está cinco vezes melhor.

. O Brasil independente nasceu em 1822, com a obrigação de pagar as dívidas de Portugal com os bancos ingleses.

. De lá pra cá, até hoje, o Brasil foi um país endividado.

. A chamada "crise da dívida" explodiu em 1982, quando Delfim Netto, Ernani Galveas e Carlos Geraldo Langoni tiveram que administrar os efeitos da desastrada falência do México.

. Hoje, o Brasil, se quiser, entra para o Clube dos Credores, o Clube de Paris.

. Assim como, se quiser, pode entrar para a Opep.

. O PIG creditará tudo isso às luzes que emanavam do Farol de Alexandria e aos "bons ventos" da economia internacional.

. Como se o Presidente Lula, Henrique Meirelles, Guido Mantega e os brasileiros não tucanos, de uma maneira geral, formassem um conjunto de néscios.

. A notícia de hoje – o Brasil passa a ser credor – merece que o Presidente Lula diga: "nunca na História desse país".

. Eu, no lugar dele, diria como o Ibrahim: "sorry, periferia".

Leia também:
[url=http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/02/21/pib_do_brasil_em_dolares_subiu_a_us_13_trilhao_em_2007_segundo_estimativa_do_bc_1199885.html]Último Segundo: Brasil deve ter passado a ser credor externo em janeiro, diz BC

Link:
🔗

Kengo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 63
Ver TD's

#15 Mensagem por Kengo » 25 Fev 2008, 18:32

José Sarney: Professor/Jornalista/Advogado
Eleito vice-presidente foi diplomado presidente em virtude da morte de Tancredo Neves antes de tomar posse.

Fernando Collor: Jornalista
Foi diplomado presidente com a ajuda descarada da:
Rede Globo - editou o debate dos candidatos.
Miriam Cordeiro - afirmou e desmentiu posteriormente que Lula lhe oferecera dinheiro para abortar um filho seu.
Caso Abílio Diniz - seus sequestradores apareceram vestidos com camisetas do PT e alguns jornais titularam manchetes como “ PT SEQUESTRA ABÍLIO DINIZ”.
Edir Macedo - afirmou a seus asseclas que Lula era o “candidato do demônio”.
Mário Amato - afirmou que “se Lula ganhar esta eleição, 800 mil empresários vão deixar o país!".

Itamar Franco: Engenheiro
Foi diplomado presidente após Fernando Collor sofrer impeachement pelo senado.

Fernando Henrique: Sociólogo
Ministro da fazendo do governo Itamar Franco, foi eleito presidente graças a seus “cabeças de planilha”, criadores do plano Real. Que lavaram a burra logo após o plano e a paridade do câmbio/dólar 1 Real = 1 Dólar.
Foi re-eleito presidente graças a:
Ajuda do FMI e o fim da crise do câmbio, na qual alguns dos mentores do plano Real lavaram a burra.
Balcão de compra de votos orquestrada pelo finado Sérgio Motta (ex-ministro das telecomunicações) com o objetivo de se alterar a constituição para acomodar a re-eleição.

Luiz Inácio Lula da Silva: METALÚRGICO.
Foi eleito presidente com a ajuda da
Globo?
Dos jornais de São Paulo?
Do sistema financeiro?
Da Casa Branca?
De sua propaganda eleitoral milionária? (o PSDB e o Serra estão sendo acusados de emissão de notas frias)
De alguma alteração das leis eleitorais daquele ano?
Dos amigos do senado e da câmara?
Dos evangélicos?
Dos Wiccas?

Foi re-eleito presidente com a ajuda das mesmas pessoas?
Pequena lista de escandalos:
Mensalão,
Valério Duto,
Roberto Jefferson,
José Dirceu,
Dinheiro na cueca,
...

Link:
🔗

Responder