Sempre me fascinou o futebol jogado por aquelas bandas, principalmente o entusiasmo de seus jogadores e torcedores (muito mais que a técnica). Entendam que o futebol dali passou por uma verdadeira revolução nos últimos 16 anos e hoje não e’ nem sombra do que era.
Mas mesmo na época em que o futebol dali era demasiadamente “britânico”, muito parecido com o Rugby, eu já’ acompanhava e gostava, embora há 15, 20 anos atrás, fosse dificil obter noticias confiáveis no Brasil, sobre clubes e jogadores. .
O marco zero da “revolução” em si, começou logo após os tristes incidentes da final da FA Cup no Estádio de Hillsborough, em Sheffield, entre Nottingham Forest e o Liverpool, em 1989, quando 95 pessoas morreram pisoteadas, sufocadas e esmagadas nos alambrados do estádio (Ate’ hoje a maior tragédia do futebol em números e aconteceu justamente num pais considerado de Primeiro Mundo). Era época em que os hooligans agiam livremente nos estádios causando confusão, brigas e ate’ mortes. Para se ter uma idéia da extensão do problema, os clubes ingleses estavam proibidos de disputarem torneios continentais, devido a outro grave incidente, o de Heysel, em Bruxelas, quando mais de 30 torcedores morreram na final da Champions League de 1985, entre Liverpool e Juventus.
O futebol estava completamente desmoralizado perante a opinião publica naquele pais. Chegou ao fundo do poço em 1989. A mudança começou inicialmente com uma limpeza generalizada dos marginais, cadastrando os torcedores violentos e impedindo-os de freqüentarem os estádios. Com a Inglaterra se candidatando para sediar a Eurocopa de 1996, os grandes estádios foram remodelados e os alambrados foram banidos. A crição da Premier League trouxe uma quantidade de dinheiro sem prcedentes para os clubes (que passsou a ser a primeira divisão, remodelada com 20 equipes, ao contrario das tradicionais 22). A assinatura de um milionario contrato com a TV em 1992, transformou a liga inglesa na mais rica do mundo.
E com a “domesticação” de seus torcedores, os clubes voltariam no inicio dos anos 90 a disputar novamente as ligas européias, recuperando pouco a pouco a antiga hegemonia no futebol do continente.
Os três principais torneios disputados ali, pela ordem, são:
O Campenato – dividido entre a Premier League (comercialmente chamada de Barclays Premier League) que e’ a divisao principal; seguido de 4 divisoes que sao chamadas pela ordem de Coca-Cola Football League Championship (que na pratica e’ a 2ª. Divisão), Coca-Cola Football League 1 e 2 (3ª. e 4ª. Divisão) e a Blue Square Premier (5ª. Divisão), alem de outras ligas menores que dão acesso a 5ª. Divisão.
http://en.wikipedia.org/wiki/English_fo ... gue_system
A Copa – A Copa da Inglaterra e’ o mais antigo e mais tradicional torneio de futebol do mundo. Participam clubes de todas as divisões e o esquema e’ o conhecido mata-mata. Se a equipe vencer o primeiro jogo, se classifica para a fase seguinte; se empatar, fara’ um jogo extra com inversão do mando de jogo. 731 equipes participaram da ultima Copa da Inglaterra, sendo que as equipes grandes não jogam com as semi-amadoras, exceto que essas consigam avançar nas fases mais importantes do torneio.
A Copa da Liga (Carling Cup) – foi criada em 1960. Participam 92 equipes, das 4 primeiras divisões. O esquema de eliminação e’ o mesmo da FA Cup, apenas como diferencial que os jogos são disputados em apenas 1 jogo, mesmo que haja empates (que será seguido de tempo extra e penalidades); exceção feita a semi-final que poderá ter jogo extra em caso de empate.
Abaixo, links da Premier League:
http://en.wikipedia.org/wiki/FA_Premier_League
http://www.premierleague.com/page/Home/0,,12306,00.html
Da Football Association:
http://www.thefa.com/default.aspx