Para começar, recomendo entrar no site http://www.bovespa.com.br/ e dar uma olhada.
Investir e/ou especular em ações é fascinante (e viciante). Se você já teve problemas com jogos de azar, ou seja, não tem autocontrole, fique fora da bolsa.
O caminho das pedras:
1. Para investir na Bovespa, você precisa ter cadastro numa corretora de valores. A maioria das corretoras permitem que você opere pela Internet (o chamado home broker). Algumas também operam pelo telefone (geralmente a corretagem é mais cara).
2. Existem dezenas de corretoras de valores disponíveis e com preços variados.
3. Evite corretoras de valores de próprios bancos, a corretagem é alta e existem muitas reclamações na Internet sobre essas corretoras. A vantagem é que você usa o dinheiro da própria conta corrente para comprar ações. Se você usar uma corretora que não seja um banco, você precisará fazer DOCs ou TEDs para transferir o valor para a conta da corretora.
4. Para comprar e vender na bolsa, a corretora cobra uma taxa de corretagem. Bancos geralmente cobram taxa de corretagem com base na tabela da bolsa (em %), o que é caríssimo. Procure uma corretora com taxa de corretagem fixa, por exemplo, R$20 por ordem executada.
5. Verifique a taxa de custódia mensal da corretora. É o quanto a corretora cobra para manter as suas ações. Algumas corretoras não cobram essa taxa.
6. Existem fórums na Internet com dicas sobre ações, por exemplo, o ADVFN. Tome muito cuidado com a opinião dos foristas, muitos estão comprados num determinado papel e querem enganar você com uma espécie de PPP, falando que o papel é excelente, etc. quando na verdade ele quer forçar uma alta do papel com base em boato (a grande maioria não consegue nada pois é tão óbvio que o cara está comprado que o pessoal nem liga pro que o cara diz, é como se fosse um BOP!).
7. Não compre opções.
8. Leia muito, pesquise. Veja a carteira recomendada não só a da sua corretora, mas também as de demais corretoras. Leia jornais.
9. Não compre opções.
10. Quando você compra e vende ações quem é responsável pelo recolhimento de imposto de renda é VOCÊ. Ou seja, tem que preencher um tal de DARF e pagar no banco! Você paga imposto de o seu total de vendas no mês ultrapassar R$20.000,00 ou se você comprar e vender no mesmo dia (daytrade) e ter lucro (aí com qualquer lucro você paga imposto).
11. Não compre opções.
12. Evite também os micos (papéis de pouca liquidez), a não ser que você saiba o que está fazendo. Muito cara faz boato com micos, basta olhar os fórums da Internet.
12. Caso tudo isso seja complicado, tem clubes de investimento, que são mais faceis, pois você entra com o dinheiro e a carteira de ações é administrada pelo clube. Consulte uma corretora.
13. Comprou ações? Parabéns, você ganhou uma preocupação a mais na vida.