É verdade, então tá bom, refaço minha frase: Também é inegável que o país que FHC recebeu em 1993 era bem pior do que ele entregou. Ficou certo agora?
Não, não ficou.
FHC foi
líder de governo na administração Sarney, em 1985;
foi
relator da Assembléia Constituinte em 1988;
só não foi Ministro das Relações Exteriores do governo Collor por que Mário Covas lhe pôs juízo na cabeça. Mário Covas, não Tasso Jereissati;
atuou como uma “espécie de primeiro-ministro” em 1992 e foi Ministro da Fazenda em 1993 durante a administração Itamar Franco, em seguida candidato a presidência e presidente do brasil por oito anos consecutivos.
FHC está no centro do poder no período de 1985 a 2002.
FHC está ao lado de quem é o poder ou foi o poder por 17 anos.
Dezessete anos é muito tempo.
Não é
um ano a mais um ano a menos que justifica a sua administração.
Portanto, sua nova frase continua não me convencendo.
Mas se o mundo sofreu duas crises no período do FHC e nada parecido no período do Lula então porque é meia verdade o que eu disse sobre a condição da economia mundial ser melhor hoje?
Citarei apenas na América Latina.
O Chile e a Argentina são economias distintas.
Uma em
franco desenvolvimento e outra em
lenta recuperação.
Vale grifar que a Argentina começou seu processo de recuperação somente após dar um chute no rabo do FMI, orgão que era recebido com pompas por FHC e sua equipe.
Lula teve tanta sorte quanto os presidentes destes dois países tiveram.
Todos receberam a bonança dos bons ventos do mesmo mundo.
O argumento de que
duas crises num período de
oito anos prejudicaram a administração FHC me faz agradecer aos céus de não termos tido mais crises.
Se duas arruinaram oito anos, quatro crises arruinariam dezesseis anos? Eu não pago para ver.
A verdade é que mesmo sendo um sábio, FHC e sua equipe de notáveis não foi capaz de reorganizar o país depois dessas crises.
Que belo exemplo esses economistas, afinal a paridade funcionou tão bem para a Argentina não é mesmo? Será que foi idéia do Delfim?
Aqui há um problema de interpretação de texto de sua parte.
Tentarei ser mais suscinto. O que os economistas tentaram dizer foi:
Seu porra, flexibiliza a porra do câmbio ou você vai foder a todos nós
igual o Menén está fazendo com o caralho na Argentina, onde o câmbio está fixado em 1 peso 1 dólar, caralho!
FHC e sua equipe procrastinou o ajuste fiscal e a flexibilização cambial até estourar a crise cambial de 1999.
Enfim, você compreendeu justamente o contrário do que tentei passar no texto.
Esse problema de interpretação pode explicar suas convicções.
Lê uma coisa e entende outra.
Pois é, "ficou impressão". Muito pior é a certeza que grana foi desviada para os bolsos dos amigos do presidente. Para se aprofundarem no caso pesquisem "Banco Rural"
Tal qual você, refaço a frase:
Passada a turbulência da crise mundial de 1999, percebeu-se que a valorização cambial foi mantida para salvar poucos que ganharam muito.
Quem diz que houve pessoas que ganharam muito dinheiro com aquela crise de forma ilícita,
é a Justiça.
No caso do banco Marka e FonteCindam
houve condenações.
Entre os condenados está o ilustríssimo senhor
Salvatore Caciolla.
O rombo causado pelo senhor Salvatore Caciolla foi de R$ 1,57 Bilhão.
R$ 1,57 Bilhão.
Salvatore Caciolla é
amigo de FHC.
Ele
era conhecido Chico Lopes, ex-presidente do BC, que foi demitido logo em seguida à crise cambial de 1999
que era amigo de FHC.
Assim como Marcos Valério é
amigo de Lula.
Marcos Valério
era amigo de Delúbio Soares.
Salvatore Caciolla é amigo de FHC por ser amigo de Chico Lopes assim como Marcos Valério é amigo de Lula por ser amigo de Delúbio Soares.
Ambos são amigos dos amigos.
Salvatore Caciole que era amigo de Chico Lopes, presidente do Banco Central, indicado por FHC, durante a crise cambial de 1999, ganhou com a crise cambial de 1999
R$ 1,57 Bilhão.
R$ 1,57 Bilhão.
Salvatore Caciolla, já julgado e condenado foi beneficiado com um hábeas-Corpus cedido por outro ilustre: o Ministro do Supremo Marco Aurélio Mello.
O Ministro Marco Aurélio Mello
foi o único Ministro do Supremo a ser favorável ao hábeas-corpus de Suzane Louise von Richthofen.
O mesmo Ministro Marco Aurélio de Mello é conhecido por ter opiniões alinhadas a ideologia tucana.
Salvatore Caciolla, que será repatriado e voltará as cadeias brasileiras,
sabe muito sobre o que houve de fato naqueles dias de crise cambial mundial.
Também
sabe muito sobre o Proer.
Também deve saber sobre os
R$ 30 Bilhões enviados ao exterior através de caminhões
graças a uma portaria assinada pelo outro ex-presidente do BC, Gustavo Franco.
Também deve saber sobre a
venda do Bamerindus ao HSBC por R$ 1 real.
R$ 1 real.
Mas Peter North, com toda certeza você está informado sobre tudo isso, não é mesmo?
Mas eu nunca desprezei a competência técnica da equipe econômica! Podem olhar nos meus posts, sempre falo bem, especialmente do Meirelles que merece estátua. E repito a pergunta lá de cima: Se os ultimos anos foram de uma bonança incomum no que diz respeito ao crescimento mundial da economia então porque é meia verdade o que eu disse?
Henrique Meirelles merece estátua por ter
feito aquilo para que ele é pago para fazer?
Hoje ele aumentou a taxa Selic em 0,5%.
Houve uma chiadeira geral em todos os setores.
Houve um silêncio sepulcral no setor financeiro.
A estátua que você acha que Henrique Meirelles merece se for providenciada será provavelmente pelo setor financeiro.
Uma bonança incomum na qual você só aponta
dois beneficiários.
A China e a Ásia.
A China e Ásia crescem há décadas.
Independente da situação mundial elas tem crescido.
Embora tenham aumentado seus respectivos PIB´s num ritmo alucinante, esses dois países ainda apresentam
altíssimos índices de miséria.
Dois países,
sendo um regido pelo autoritarismo.
Ótimo exemplo.
Assim como Hong Kong
não representa a totalidade da China, Bombai
não representa a totalidade da Índia.
Então afirmar que a situação mundial está melhor com base em apenas dois países, sendo um autoritário,
é sim meia verdade.
Mesmo alguém com a incompetência do Bush leva anos para derrubar uma economia tão rica. Agora ele conseguiu, mas durante os anos anteriores a coisa ainda andava bem. Claro, "bem" que eu digo é no mesmo sentido de alguém que tenha se jogado do 15o andar e ao passar pelo terceiro ainda estava "bem".
???
Que argumento é esse?
Deixa ver se eu entendi.
O cara
pula do precipício, mas enquanto
ele não bater no chão ele está bem?
Embora todo seu sistema entra em choque durante a queda, diante da inexorável morte, enquanto ele não se espatifar dá para dizer que ele está bem?
É o mesmo tipo de afirmação daquela teoria filosófica que diz que
o gato morto dentro da caixa
só morrerá quando você abrir a caixa.
Desculpe, mas para mim esse é um outro argumento seu sem validade
Aquela que diz que até um relógio quebrado marca a hora certa duas vezes ao dia.
Então por inércia sua opinião se valida?
Mas Kengo, você sabe que isso é um raciocínio falacioso, não é mesmo?
Sim, eu sei.
Mas acho que tem gente que não sabe.
Mandarei um e-mail explicando o que é um raciocínio falacioso ao pessoal do;
Datafolha;
IBOPE;
DIEESE;
Fundação Getulio Vargas e
Vox Populi.
Eles se encantarão com essa informação para, todavia, logo em seguida se desesperarem, haja vista que suas funções deixarão de ter motivos para existir.
Você também não deve ver coerência na democracia, sistema regido pela decisão da maioria.
A teoria de que os genes são egoístas, pois estes apenas usariam nosso corpo, mente e vontade para sua sobrevivência e disseminação também é aplicada na política.
Eu e você somos exemplos disso.
Pense nisso.