E São Paulo tem muitos restaurantes e a quantidade faz com que a gente se perca ou então fique nos mesmos prediletos de sempre, com medo de variar e se dar mal.
Sinceramente não vou com frequência em lugares top como o D.O.M., Parigi, Rubayat, Figueira e outros consagrados, ainda assim se vou, quase sempre é no "corporate". Esses todo mundo sabe que são bons, não precisa ninguém dar a "dica". A idéia não é repetir os críticos e os guias tradicionais mas falar dos restaurantes que nós foristas testamos e aprovamos.
Certamente sempre existe aquele "pé sujo" no Bexiga ou aquele restaurantezinho descolado na Vila Madalena, ou aquele recém inaugurado em Moema.
Nos fins de semana é meu programa favorito, sair com a família e almoçar fora, às vezes quero comer olhando para Represa do Guarapiranga para matar as saudades do Rio ou então sair de São Paulo e comer naqueles restaurantes com cara de fazenda mas os guias são confusos, não sei onde ir.
Durante a semana também tenho saído agora. Aliás, seria interessante se dessem dicas de restaurantes discretos, onde se possa ir com "a outra" ou senão a GP mesmo, lugares onde a Lei de Murphy - ser pego no flagra- tenha pouca chance de acontecer...
Alguns que eu gosto, para começar, e algumas características:
Mestiço (Cozinha Contemporânea - R. Fernando de Albuquerque, 277 - travessa da Consolação, sentido Centro): nascida no Quadrado em Trancoso, mistura cozinha braileira e algo tailandês, daí o nome. Tem coisas muito boas, dá para voltar muitas vezes, exceto pelo preço. Com entrada, prato principal, bebida e sobre mesa, sai uns R$ 180 o casal.
Ton Hoi (Cozinha Chinesa - Av. Francisco Morato, 1484 - sentido bairro): tem ganhado de forma recorrente a estrela do Guia Quatro Rodas como o melhor chinês da cidade. Duas pessoas fazem uma refeição completa por volta dos R$ 100,00. A variedade é enorme. O forte são as massas feitas no local.
A Mineira (Al Joaquim Eugênio de Lima, 697): morei em Minas e diria que esse mineiro-carioca (começou na beira das estradas no Rio) é dos bons, melhor até que muito mineiro das Geraes.
Preços justos, salão grande para levar a parentada toda e encher o bucho. Pra mim destaque são os doces, a linguicinha deles e o simples ovo frito. Costumo sair rolando de lá.
Mori (Rua Gaivota, 1488 - Moema): inaugurou a pouco tempo e fica na paralela da Normandia, salvo engano na rua da sorveteria Stupendo (do Eduardo Guedes, muito boa também). A casa tem uma decoração clean legal, tatamis em cima, balcão legal embaixo e comida criativa. Tem pratos executivos bem em conta (R$ 18,00) também mas para mim o destaque é o rodízio. Pouca gente descobriu ainda.
La Tartine (Fernando de Albuquerque, ao lado do Mestiço): quando se fala em reataurante francês já lembro de coisa metida, de comer pouco e pagar muito. Aqui no Brasil. Na própria França tem muitos restaurantes nesse estilo (com aquelas placas "Formule", "Aujourdoui" escritos a giz). Bons e aconchegantes. Barato, depende, mas super acessível. Tirando o vinho, sai por menos de R$ 70 o casal, as a comidinha está mais para um lanche (as tartines). Tem outras coisas interessantes, comida francesa simples de bistrô simples.
Por enquanto é isso. Tem outros: Arábia, Vegetao, Casa do Churrasqueiro, Rincon de Buenos Aires, Hi Pin Shan, Duo Cuocci (no almoço), Ráscal, Rufinos. Don Pepe di Napoli, Espírito Capixaba etc
Moderas, se não era pra escrever aqui, podem apagar.
Abçs,
Osk_700