Massa vence em Valência e assume vice-liderança
Após sofrer com seguidos problemas mecânicos em etapas anteriores da temporada da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu se recuperar dos maus resultados ao vencer, na manhã deste domingo, o Grande Prêmio da Europa, disputado no circuito de rua de Valência. Com o resultado, o piloto chega à vice-liderança do campeonato.
No entanto, Massa foi multado em 10 mil euros (cerca de R$ 23 mil) depois de ver novo erro da Ferrari, quando fez o segundo pit stop para reabastecimento. No momento em que o brasileiro tinha 6s de vantagem para o inglês, um mecânico da escuderia autorizou sua saída de forma precipitada e quase provocou um acidente com o alemão Adrian Sutil.
Embora o piloto da equipe italiana tenha freado na hora certa e dado a preferencial para Sutil, a saída do brasileiro dos boxes esteve sob investigação dos comissários de prova, mas a possibilidade de perder os pontos foi descartada após decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Com o resultado mantido, o bom desempenho no circuito espanhol leva o piloto brasileiro aos 64 pontos, diminuindo para apenas seis a diferença para o líder Hamilton e ficando sete acima de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Com problemas no motor, o finlandês abandonou a disputa na 46ª volta e caiu para o terceiro lugar na classificação.
Enquanto Massa teve bom desempenho em Valência, outros brasileiros não conseguiram pontuar na corrida. Convivendo com problemas no bico de sua Renault, Nelsinho Piquet terminou a prova na 11ª posição. Já Rubens Barrichello, que sofreu com o fraco rendimento de sua Honda desde os treinos de sexta-feira, ficou no 16º posto, penúltimo lugar na disputa.
Neste domingo, Massa, que liderou grande parte da 12ª etapa do Mundial, só foi ultrapassado nas paradas nos boxes e superou o principal rival na disputa pelo título, o inglês Lewis Hamilton, que segurou a liderança da competição ao completar a prova na segunda posição.
Assim como já havia feito na última prova, na Hungria, Massa largou bem e abriu vantagem na ponta sobre o inglês Lewis Hamilton, segurando o ímpeto do atual líder do campeonato. A volta inicial também marcou o abandono do espanhol Fernando Alonso, que foi tocado pelo japonês Kazuki Nakajima e frustrou os torcedores locais.
Além da saída de Alonso, outro dos favoritos não teve bom início no rápido circuito valenciano. Atual campeão da categoria, o finlandês Kimi Raikkonen acabou perdendo a quarta posição na largada para Heikki Kovalainen, da McLaren.
Depois de abrir boa diferença e cravando a volta mais rápida, Massa fez a primeira parada após 15 voltas e voltou na quarta posição, atrás de Hamilton, Robert Kubica, da BMW, e Kovalainen.
No entanto, após as paradas de seus rivais, o brasileiro da Ferrari voltou ao seu lugar de origem na 24ª volta. Com bom ritmo, Massa chegou a abrir 9s de vantagem sobre o inglês, antes de fazer novo pit stop, com 38 voltas disputadas.
Depois de nova troca de posições no pelotão da frente, com a manutenção da liderança, e ver o abandono de seu companheiro de equipe com problemas no motor, Massa soube administrar a vantagem nos últimos metros e garantiu a nona vitória na carreira, igualando o número conquistado pelo compatriota Rubens Barrichello.
Confira o resultado do GP de Valência:
1. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min35s32.339
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) 5.611
3. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) 37.353
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) 39.703
5. Jarno Trulli (ITA/Toyota) 50.684
6. Sebastian Vettel (GER/Toro Rosso-Ferrari) 52.625
7. Timo Glock (GER/Toyota) 1min07s990
8. Nico Rosberg (GER/Williams-Toyota) 1min11s457
9. Nick Heidfeld (GER/BMW Sauber) 1min22s177
10. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min29s794
11. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) 1min32s717
12. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) +1 volta
13. Jenson Button (GBR/Honda) +1 volta
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) +1 volta
15. Kazuki Nakajima (JPN/Williams-Toyota) +1 volta
16. Rubens Barrichello (BRA/Honda) +1 volta
17. David Coulthard (GBR/Red Bull-Renault) +1 volta
18. Kimi Raikkonen (Ferrari) +12 voltas
19 Adrian Sutil (Force India) +16 voltas
20 Fernando Alonso (Renault) +56 voltas
Redação Terra