Gore Vidal disse: “os EUA têm apenas um partido, o da Propriedade, com dois nomes: Republicanos e Democratas. A diferença é que os Democratas são mais bonitos, charmosos e corruptos”.
Obama ganhou porque i) qualquer um ganharia contra um candidato do partido do presidente que tem 15% de aprovação (estaria eu nos 15% se lá morasse); ii) ganhou pelo racismo invertido: se alguém falasse que ele não tinha experiência, era racista, se falasse que ele não teve nenhum projeto de lei relevante, era racista, e assim por diante; iii) ele realmente é melhor no discurso que o McCain; iv) soube realmente fazer uma campanha prometendo mudança.
Ficaria com McCain por diversas razões, mas apenas uma já seria suficiente: se os europeus querem um, eu prefiro o outro. Europa, em especial França e Alemanha, são meios rançosos com os EUA, mas se não fosse os EUA, a França hoje falaria alemão.
Agora, três razões porque eu estaria na minoria dos 15% que aprovam Bush: i) a crise não começou com ele, mas sim na desregulamentação dos tios Bill e Greenspan; ii) a economia mundial cresceu assustadoramente no governo Bush, puxada pelos EUA; iii) ele tomou a decisão correta após 11/9 (esse é o ponto mais polêmico, mas é fácil ser engenheiro de obra feita), e o fato é que os atentados de grande porte cessaram.
Enfim, são essas minhas contribuições. Já aviso que entro esporadicamente por aqui, então não poderei responder as indignações que presumo estejam por vir!