Campeonato por pontos corridos é chato?

Tópicos para postagem de modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, automobilismo, boxe, olimpíadas e outras).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Dom Braz
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 118
Ver TD's

Campeonato por pontos corridos é chato?

#1 Mensagem por Dom Braz » 08 Dez 2008, 22:48

Pra começo de conversa, a criação dsse tópico não tem nenhuma relação com o Hexacampeonato do São Paulo F. C., aliás tem, mas apenas indiretamente... o tópico não é pra desmerecer o ganhador do título.

O fato é o seguinte, ver o time erguendo o troféu dentro de uma sala fechada, jogadores de terno, longe da torcida, isso é legal? Não fica uma coisa meio afastada do esporte?
Acho que o sistema antigo era mais emocionante, havia jogos finais em que o resultado era impensável, angústia, drama durante 90 minutos, e a taça já estava no campo, à espera de um campeão... esse campeonato por pontos corridos é coerente por um lado, mas incoerente por outro, a entrega da taça não é mais feita no calor do jogo, virou uma cerimônia comportada, formal.

Quanto a questão de ser um campeonato mais "justo", privilegiando o time de melhor campanha, mas isso é tão importante assim? Será que a LDU ganharia a Libertadores no sistema de pontos corridos? Com certeza não... no final das contas, acho que os pontos corridos privilegiam apenas o resultado, o marasmo, contribuem pra "racionalização" do futebol brasileiro, deixa-o cada vez mas europeizado, só os resultados importam, basta empurrar uma bolinha pro gol e tá certo, será o melhor do campeonato... os grandes confrontos, decisivos, como Santos x Fluminense, na semi-final de 1995, Corinthians x Santos em 2002 já não existem mais, os times agora não tem mais rivais, tem metas...

O único atrativo que eu vejo nesse tipo de pontuação é dos coadjuvantes, a briga nas últimas rodadas pra decidir quem vai pra Libertadores, pra Syulamericana por vezes roubam a cena e tem mais importância do que o campeão anunciado, isolado na ponta da tabela.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

VErmEEr
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 457
Ver TD's

#2 Mensagem por VErmEEr » 08 Dez 2008, 22:55

O campeonato por pontos corridos geralmente perde toda a emoção justamente no seu final, devido à possibilidade de serem definidos o primeiro, o segundo e o terceiro classificados, antes do último jogo. O resultado é que o campeonato fica desprovido do seu clímax, provocando assim, nos seus últimos jogos, o desinteresse de torcedores e atletas.Por outro lado, não parece justo, por exemplo, escolher os 3 ou 4 times melhor colocados e com eles realizar um triangular ou um quadrangular para eleger o campeão e o vice, apagando assim toda a história de êxito que principalmente o primeiro e o segundo colocado alcançaram por seus méritos durante toda a competição.
Acho mais emocionante assistir libertadores, sul americana, copa do Brasil do que o interminável e chato campeonato brasileiro. Não é um campeonato confiável. Vide 2005. :?

Link:
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
---
Ver TD's

#3 Mensagem por Dom Braz » 08 Dez 2008, 23:04

Eu estava editando o post, vou concluir...

O campeonato de ponto corridos contribui na "racionalização" do futebol brasileiro, ajuda a desfigurar ainda mais o futebol brasileiro clássico. O campeonato prioriza a "agenda"... os clubes procuram jogadores fortes, "soldados", que sejam dedicados taticamente, que possam resisitir ao campeonato longo... dessa demanda surge a dificuldade de encontrar meias habilidosos, laterais refinados nos fundamentos que essa posição exige. Jogador bom hoje são aqueles que marcam forte, correm o jogo inteiro, se recuperam rápido de lesões, fáceis de serem comandados, o futebol fica cada vez mais profissional e chato, previsível...

O Leivinha uma vez disse algo interessante sobre isso, no passado, anos 60/70 a penenira era mais difícil, os garotos não tinham outro divertimento além da bola e do campinho, hoje existem mais opções de esportes ou o garoto prefere ficar em casa no vídeo-game, computador... não é saudosismo dizer que o futebol do passado era melhor... jogadores eram menos eficientes porém mais criativos, eram menos velozes porém mais habilidosos, mais humanos.

O pior é ver essa racionalização sendo celebrada, hoje só alcançam as primeiras posições os clubes de melhor estrutura. Hoje ganha-se os campeonatos com fatores extra-campo, os jogos tornam-se apenas consequencia do planejamento, não tem mais emoção, surpresas, a competição por um título deixa de ser direta com o adversário.

Link:
🔗

Troubled
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 284
Ver TD's

#4 Mensagem por Troubled » 09 Dez 2008, 00:50

É realmente, o campeonato de pontos corridos não disperta tanta emoção no torcedor. Mas se for ver é um esquema adotado na maioria de paises com um futebol bom.

Acho que o outro era mais interessante, pra nós torcedores.

Abs.

6-3-3

:D

Link:
🔗

FucaBala
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 17
Ver TD's

#5 Mensagem por FucaBala » 09 Dez 2008, 07:45

Pode até ser um campeonato chato em termos de disputa, mas no meu entender é o sistema mais justo.

Não adianta, ao meu ver, mudar o Brasileirão sendo que o problema está nos próprios clubes. Explico.

O SPFC, muito embora eu não o suporte, o deteste, etc., possui reconhecidamente a diretoria mais competente do País (excluindo algumas pequenas máculas), que criou uma estrutura no clube única em se tratando de futebol brasileiro. Foram extremamente competentes para tal, sem precisar recorrer a parcerias externas como Parmalat, Excel, MSI, etc... Apenas com o investimento no próprio clube.

É o essencial para ser um papa-títulos? Não. Mas, alie a tudo isso, a extrema incompetência de Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, e outros clubes brasileiros?

Alguém acredita que, se estes clubes citados tivessem, no mínimo, uma administração competente (ao menos que não roubasse), o SPFC teria ganho todos estes títulos nos últimos anos?

Ou seja, ao menos no meu entender, a forma de disputa do Brasileirão é a mais justa que existe... Va lá, talvez fosse legal incluir uma final, ida e volta, entre o 1º e 2º colocados, para dar mais emoção a disputa.
Mas, do jeito que está, ela premia justamente o mais competente, o mais regular.

O SPFC foi extremamente competente, os outros foram extremamente incompetentes... Não há o que se discutir, méritos do SPFC.

O Inter é outro que segue o mesmo caminho do SPFC... Só espero que o meu Coringão, de diretoria nova, siga o mesmo exemplo.

Link:
🔗

Caifás
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 120
Ver TD's

#6 Mensagem por Caifás » 09 Dez 2008, 08:32

Podemos fazer a seguinte comparação:

Sistema de pontos corridos: vence o time mais eficiente.

Sistema de quadrangular final, final, carayo de asa: vence o time mais eficaz.

Link:
🔗

Fortimbrás
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 33
Ver TD's

#7 Mensagem por Fortimbrás » 09 Dez 2008, 08:47

Boas.

Eu percebo bem o que o Dom Brás e o Vermer estão dizendo, mas penso diferente.

Eu gosto do sistema de pontos corridos. Não só por premiar o melhor ou por ser a fórmula mais racional. Na verdade, eu acho esse sistema mais emocionante do que os das finais por play offs. E olha que o Corinthians ganhou esse campeonato três vezes com essa fórmula e , desde que adotou-se os pontos corridos, ficamos para trás.

Esse campeonato mesmo, foi bem emocionante. A disputa foi até a última rodada. Houve emoção e o melhor acabou ganhando. Houve grande disputa também para as vagas de Libertadores: times sem chance de ser campeões ainda buscavam objetivos importantes nas rodadas finais, seja almejando uma vaga em torneio internacional, seja fugindo do rebaixamento.

A questão das finais pode ser contornada com a presença delas em torneios com formato de copa. Como a do Brasil, a Sul Americana e a Libertadores. Não falta final, no meu ponto de vista.

O São Paulo ganhou três vezes aqui, o Lyon já ganhou seis ou sete na França e nem por isso se fala em mudança de formato de competição por lá . Pra isso , ele já têm a Copa da França, a Uefa e Champions League.

O que vai deixar a competição aqui mais acirrada, já que, aparentemente o São Paulo está sobrando em relação ao resto ( a forma como eles ganharam esse ano aponto para outra leitura) não vai mudar o que é mais importante: os outro clubes precisam ver no São Paulo as suas qualidades gerenciais e tentar adpatar à realidade deles o que fizeram por lá. O Botafogo vive atrasando salário. O Inter montou um esquadrão e o time não jogou nada no primeiro turno. O Flamengo montou um bom time e refugou na hora decisiva. O Grêmio fez uma campanha belíssima, com os meios que tinha, e fez uma campanha heróica e digna de elogios. O CRuzeiro ficou o campeonato inteiro dublando uma mosca de padaria. O Grêmio foi o mais casca dura dos rivais. Não foi o campeão, mas foi o único entre os rivais do campeão que lutou até o final. Se Palmeiras, Inter , Flamengo e Cruzeiro tivessem feito o mesmo, o São Paulo teria tido uma reta final mais espinhosa.

Ano que vem, se a coisa não mudar, o São Paulo vai ganhar de novo.

Os rivais do São Paulo precisam mostrar dentro do campo que são tão bons ou melhores do que ele.

Na minha opinião, vai ser bem emocionante esse confronto.

Link:
🔗

Troubled
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 284
Ver TD's

#8 Mensagem por Troubled » 09 Dez 2008, 14:10

Muito bom esse tópico criado pelo Dom Braz, mas chego em casa agora e leio: Ronaldo fenomeno no Corinthias.

Cara, por isso não tem time pra competir com o São Paulo no campeonato de pontos corridos.

As diretorias dos outros clubes são totalmente burras, me diz, do que adianta contratar o Ronaldo por um montão de dinheiro. O que um jogador só vai resolver ? Até parece que o cara vai aguentar o campeonato brasileiro inteiro. Por isso o Corinthias não vai pra frente. Não adianta chorar, a diretoria de voces é muito burra.

Link:
🔗

FucaBala
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 17
Ver TD's

#9 Mensagem por FucaBala » 09 Dez 2008, 16:36

REB escreveu:Muito bom esse tópico criado pelo Dom Braz, mas chego em casa agora e leio: Ronaldo fenomeno no Corinthias.
Pronto... Ta aí um exemplo...

Êêêê meu Corinthians :roll: ...

PS: o pior é o que o próprio SPFC fez uma experiência parecida, com o Adriano, e também sifu...

Link:
🔗

Eterno Apaixonado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 27
Ver TD's

#10 Mensagem por Eterno Apaixonado » 09 Dez 2008, 19:37

A questão dos pontos corridos é justíssima e correta, é como uma maratona, quem estiver melhor preparado ganha, e isto é muito justo , este ano a disputa , estava muito acirrada quase até o final, ai Palmeiras , Cruzeiro e Flamengo, entregaram os pontos, exatamente por não terem um planejamento e uma estrutura como a do SP, já o Grêmio lutou até a última, mais na raça e superação do que estrutura, mas isto deu mais emoção neste ano, mas tem disputa de Libertdores, embora pareceu que Palmeiras e Flamengo queriam ficar de fora, um querendo ser pior que o outro, a Sul americana, parece não atrair muito , não é consolo para n inguém, apenas ficam longe da ZR, que também tem emoção até na última rodada. No Final, se não houer marmelada com juizes, tudo torna-se muito justo.

Mata-Mata, dá muito mais emoção, jogos disputadíssimos, mas ai tem que ser , o que nós também temos . A Copa do Brasil , que usa este sistema , e também reconhece o Campeão de forma justíssima, pois vaí -se eliminando os adversários um por um, não permite erros, merece uma preparação especial, só que precisa uma valorização maior, por exemplo, voltar a ter os times da Libertadores participando, talves dar um prêmio e um reconhecimento maior, a este importantíssimo campeonato que é disputado. Então teremos dois sistemas diferentes e justos e iguais todo ano.

Link:
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
---
Ver TD's

#11 Mensagem por Dom Braz » 09 Dez 2008, 20:02

Fortimbrás escreveu:Houve grande disputa também para as vagas de Libertadores: times sem chance de ser campeões ainda buscavam objetivos importantes nas rodadas finais, seja almejando uma vaga em torneio internacional, seja fugindo do rebaixamento.

A questão das finais pode ser contornada com a presença delas em torneios com formato de copa. Como a do Brasil, a Sul Americana e a Libertadores. Não falta final, no meu ponto de vista.
Esse é o único atrativo nessa disputa, muitas vezes os jogos dos coadjuvantes pelas vagas na Libertadores, Sulamericana são mais emocionantes que o próprio título, foi o caso de 2007, São Paulo na dianteira isolado e os menores se degladiando... a briga pelo título deve ser emcima, não no meio, incoerência total, que emoção é essa? :? Mas é meu ponto de vista, respeitando todo mundo...
REB escreveu:Cara, por isso não tem time pra competir com o São Paulo no campeonato de pontos corridos.
Por isso o Corinthias não vai pra frente. Não adianta chorar, a diretoria de voces é muito burra.
Concordo! O que o Andrés quer com isso? Vender camisa? O cara só enxerga nos torcedores mercado, nos oferecendo qualquer porcaria. Desrespeito total à fiel torcida! :-x Essa história de Ronaldo é mais uma burrada, o cara está gordo, preguiçoso, bonachão basta olhar no olho, ele já era... não tem mais motivação, já ganhou tudo no futebol, podre de rico e com os joelhos detonados. Desse jeito estamos faciltando tudo pro São Paulo, daqui a pouco até os caras vão reclamar a falta de adversários páreos... ridículo!
FucaBala escreveu:PS: o pior é o que o próprio SPFC fez uma experiência parecida, com o Adriano, e também sifu...
Camarada alvi-negro, nessa vou discordar... o caso do Adriano era outro, o cara é bem mais jovem que o Ronaldo, só estava num mau momento... o São Paulo não ganhou títulos na passagem dele mas o cara jogou bem, fez vários gols e importantes.

Link:
🔗

Mr. Blonde
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#12 Mensagem por Mr. Blonde » 09 Dez 2008, 20:30

Campeonato com playoff realmente é muito emocionante... Pra quem tá na final, pro resto é férias. Nessa fórmula que se consolidou nos últimos anos, temos estádios cheios do começo ao fim do campeonato, pra times em diferentes posições na tabela.

Acho que essa arenga pela volta da "emoção" no campeonato é apelação da imprensa carioca, que sabe que nunca mais vai ver um time do Rio botando a mão na taça, já que a fórmula premia acima de tudo organização e regularidade.

Link:
🔗

TRICOLAÇO-TRI MUNDIAL
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 66
Ver TD's

#13 Mensagem por TRICOLAÇO-TRI MUNDIAL » 09 Dez 2008, 23:05

FucaBala escreveu:
REB escreveu:Muito bom esse tópico criado pelo Dom Braz, mas chego em casa agora e leio: Ronaldo fenomeno no Corinthias.
Pronto... Ta aí um exemplo...

Êêêê meu Corinthians :roll: ...

PS: o pior é o que o próprio SPFC fez uma experiência parecida, com o Adriano, e também sifu...
CARALHO!!!ESTAVA PENSANDO NISSO
O ADRIANO ERA SO FESTA E BADALAÇÃO.
O CARA CHEGAVA DE AUDI E BMW NOS TREINOS.
A IMPRENSA BRASILEIRA E INTERNACIONAL SO FICAVA ATRAS DO CARA.
O TIME SO JOGAVA BOLA NA AREA PRO CARA CABECEAR.
E NÃO GANHAMOS NADA.
FOI SO O CARA IR EMBORA O TIME EMBALOU.
ME DESCULPE AS MALOKITAS MAS VCS VÃO SE FUDER COM O GORDO-TRAVECO.
PONTO CORRIDO E MAIS JUSTO.
MATA MATA É MAIS EMOÇAO.
POR ISSO A LIBERTADORES E TÃO EXCITANTE.

Link:
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
---
Ver TD's

#14 Mensagem por Dom Braz » 10 Dez 2008, 13:27

Mr. Blonde escreveu:Acho que essa arenga pela volta da "emoção" no campeonato é apelação da imprensa carioca, que sabe que nunca mais vai ver um time do Rio botando a mão na taça, já que a fórmula premia acima de tudo organização e regularidade.
Sem querer defender os times cariocas, ou times desorganizados como o Corinthians, mas um time é merecedor de um título por que é organizado? Eu acho que futebol se ganha dentro do campo, se o São Paulo é mais organizado, estruturado, parabéns, eles estão certos, cuidando do que é deles, isso não torna o São Paulo mais merecedor do título...

Futebol pra mim é emoção... um dos últimos campeonatos brasileiros emocionantes foi o 2002, ainda no sistema antigo, o Santos ganhou do Corinthians... time dos garotos da época, Elano, Diego e Robinho... ganhou merecidamente, independente de ser mais regular, mais organizado.

Link:
🔗

Hot Sereno
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 65
Ver TD's

#15 Mensagem por Hot Sereno » 10 Dez 2008, 14:27

Caras,

Pra mim, todo campeonato em que o meu time não é campeão é muito chato e não é justo!

Sereno, sempre uma opinião imparcial :)

Link:
🔗

Responder